Doutora Lucia Lyra - um marco na história do direito dos trabalhadores rurais.

Jõao, boa noite!

Eu que fico feliz em receber sua resposta e saber que você é o Joãozinho do Dona Rosa...

Perguntei para Lúcia como está se sentindo comigo revirando todas essa história e com ela revivendo tudo..., ela disse que os primeiros 15 anos foram os mais difíceis da sua vida, andando armada, tentando colocar todos na cadeia, enfim você conhece mais do que ninguém tudo que aconteceu.

Hoje, mora ao lado do meu apartamento, a filha tem 34 anos e tem uma netinha de 2 anos que é a alegria de sua vida..

Adoro conversar com ela, uma mulher lúcida de pensamento à frente do seu tempo, ouvir tudo que viveu, ouvi-la falar da luta e do grande amor que viveram.

Célia Vieira

05/09/12

João, o contato com você intermediado por Célia me trouxe alegria, pois estou revivendo momentos felizes que vivi ao lado de Eugênio nesta cidade de Santa Maria da Vitória, apesar da tragédia que me deixou bastante tristeza. Contudo, permaneço a mesma Lúcia que você conheceu e confio que Eugênio jamais será esquecido. Uma vez que, homem como ele permanece para sempre em nossas memórias...

Lucia Lyra

Quanto as suas indagações:

J.KL Pergunta: Doutora, como foi que você e Dr. Eugênio se conheceram? Quando escolheram o direito como profissão ou em que momento tiveram a certeza desta escolha? Quais os ideais que levaram vocês a fazerem essa escolha?

Drª Lucia Lyra : Estávamos concluindo o científico e foi justamente quando comecei a namorar com Eugênio. Éramos colegas em salas diferentes. Foi final de outubro de 1965 no lançamento do seu primeiro livro. Fui convidada por um colega de sala para o evento e, mesmo estudando no mesmo colégio nunca tive contato com ele, conhecia-o de vista, sequer sabia seu nome. Comprei o livro, comecei a ler e antes de pegar o autógrafo estava maravilhada com o lirismo dos seus versos, abordando questões sociais.

Eugênio vivia uma fase de desânimo e decidido a voltar à sua terra, pois vivia em pensão longe da família. Eu, pelo contrário, estava bastante motivada a fazer vestibular para direito. Acho que a minha motivação o fez mudar de idéia. Quanto à escolha, está ligada ao momento histórico que estávamos vivendo e advocacia seria um instrumento para enfrentar situações sufocantes. Foi realmente uma opção política e ideológica que fizemos com consciência. Estávamos conscientes e éramos jovens.

J.KL Pergunta: Que tipos de músicas curtiam ou costumavam curtir?

Drª Lucia Lyra : Antes de conhecer Eugênio era bastante limitada, só gostava da música erudita (renascença, barroco, idade média, clássicos, românticos, etc.), música popular só ópera e opereta. Já o Eugênio era apreciador de MPB. Abri meus ouvidos e desta junção nos tornamos ecléticos no gosto musical.

J.KL Pergunta: Quais tipos de literatura apreciavam e gostavam de ler?

Drª Lucia Lyra : Líamos na área política, social e econômica. Apreciávamos romances e poemas. Literatura mais lida, em prosa ou verso, sempre revolucionária.

J.KL Pergunta: Como era a questão agrária no passado e como a doutora vê a questão agrária atual onde o país vive um momento politico diferente e se houve algum avanço nesta questão. Como se porta o movimento sindical hoje diante deste novo momento?

Drª Lucia Lyra : Não se compara ao que vivemos. Era muita divulgação que o regime fazia para atrair o capital para o campo. Não se falava que o campo era ocupado por trabalhadores que viviam da terra. Fomos para Santa Maria conscientes do risco que corríamos.

Quanto a atual situação, não tenho acompanhando, mas acredito que o momento sindical perdeu a combatividade. Acredito que ainda haja sindicalistas sérios que não ficam atrelados a burocracia e ganância da contribuição sindical.

J.KL Pergunta: Como a doutora avalia o atual momento político no Brasil e também no âmbito internacional.

Drª Lucia Lyra : Hoje estou desligada das questões políticas. Acho que estamos colhendo o que semeamos nas décadas de 60/70 e 80. Abertura política que nos deu oportunidade de ter um Presidente vindo da classe operária, seguido hoje de uma mulher de vanguarda com passado de luta e dignidade. Quanto a conjuntura internacional, estamos presenciando momentos importantes com a internet levantando o povo para as ruas. A Primavera Árabe, com início na Tunísia, se propagou por quase todo continente, que este movimento se prolifere...

J.KL Pergunta: Há uma tecnologia da informação e comunicação, como por exemplo a internet. A doutora acha que a internet ainda é uma ferramenta de globalização?

Drª Lucia Lyra : Ainda a internet, trazendo a maior revolução na humanidade, a propagação rápida das informações, que trazem como consequência apurações (mensalão e outras operações), obrigando a investigação e tomada de posição pelos poderes públicos. Tenho fé, sou otimista!

J.KL Pergunta: Como a doutora vê a educação atual no Brasil; Como vê o direito do cidadão hoje; Qual será o cenário do mundo no futuro para as gerações que estão chegando hoje, como a sua netinha e milhões de crianças e adolescentes. Enfim, coisas que possam dar alento para essa geração que está chegando.

Drª Lucia Lyra : Sua marcha é lenta, quase parando e isso está provado com a divulgação do INDEB no mês de agosto. Quanto ao futuro tenho esperança que vivamos num mundo melhor, que sejamos respeitados e que o bolo seja repartido igualitariamente, e que a geração que está chegando seja respeitada em sua dignidade e que tenha os direitos garantidos na constituição federal preservados.

Considerações finais: Gostaria de ter notícias do Quincas. Tenho lembranças dele gravadas em minha memória, pois era um frequentador assíduo da nossa casa. Espero ter atendido as suas indagações.

Abraços fraternos, Lúcia Lyra