image.php?userid=44908&imageid=242690.jpg&maxw=495&maxh=660

EL CID
NARRATIVA de: Gabriel Martins
meu filho


 
 
A relação entre verdade e mito na História de El Cid é tão mista quanto a própria História de Espanha. Após a intensa migração dos Visigodos (povo germânico) para a Península Ibérica no século VII/VIII e a conseqüente derrocada Romana, a Igreja Católica declarou-se herdeira do Império e de suas terras. Os líderes visigodos concordaram com isto em troca sendo reconhecidos como Senhores das demais terras e povos da região.
Com o tempo estes visigodos foram cristianizados e os reinos da região tornaram-se cristãos. Em um convívio por tempos pacífico e noutros tempos conflituosos, a atual Espanha foi palco de disputas entre Reis e Lordes. Tais disputas permitiram acesso de lideranças islâmicas do norte da África a penetrarem e se estabelecerem em pelo menos ois terços da península.
Mesmo durante décadas de paz e prosperidade islâmica na Espanha, a presença muçulmana foi por muito combatida. Somente com auxílio de outros reinos católicos, principalmente reinos franceses (alguns ingleses e italianos), as derrotas revertaram-se em vitórias. Gradualmente os muçulmanos foram rechaçados pela força.
Quando reduzidos a pouco menos de um terço do território espanhol – Portugal já se declarara reino soberano – os maiores reinos espanhois, Leão, Castella e Aragão intensificaram as disputas internas e para isso estabeleceram curtos períodos de armistício com os muçulmanos.
 
Foi neste contexto que o Lorde Rodrigo Diaz, fiel ao Reino de Castella, ofereceu-se como o Campeão do Rei. Aceito após fazer-se honrado em combate com outros candidatos, uma de suas primeiras tarefas foi de desafiar o Campeão de Aragão e defender a honra de seu Rei. A fatalidade foi que seu adversário era pai de sua amada, e isto foi uma tragédia para o nobre lorde.
Vitorioso no combate e derrotado no amor, Rodrigo Diaz não pôde casar-se com sua amada. Anos mais tarde, o Rei de Aragão realizou um torneio tendo como prêmio a mão da órfã de seu falecido campeão. Vencedor, ele conquistou o direito de desposá-la.
 
Com a morte por velhice de seu Rei, Diaz teve de assistir e garantir a posse do príncipe primogênito. A irmã e irmão mais novos não aceitaram e exigiram partes separadas do Reino. A esta altura, Castella e Leão haviam sido unidas pelo falecido Rei. O mais novo herdou Leão e sua irmã uma pequena província, mas isto não lhes foi suficiente.
Após conspirações e tentativas de golpe, o Rei posto foi envenenado e o mais novo pode legitimamente assumir o trono. Sabendo do envolvimento dos irmãos na morte do novo Rei, R. Diaz não jurou fidelidade e foi banido. No momento mais desonroso de sua vida como nobre, surgiu o momento mais feliz para sua vida. Exilados numa província rural, o lorde e sua amada puderam viver um curto período de paz.
Porém esta foi rompida pela ameaça de um lorde muçulmano que ambicionava tomar toda a península para si. Apoiado e financiado por Xeiques do norte da África, não seria difícil fazê-lo. O respeitoso e nobre relacionamento de Diaz com seus inimigos muçulmanos permitiram uma possível paz e até mesmo uma pretensa aliança.
El Cid, como era conhecido entre os muçulmanos espanhóis principalmente por sua lealdade aos reis falecidos, levou ao Rei em exercício a proposta de aliança contra o inimigo feroz que se aproximava. Mesmo correndo o risco de ser preso e enforcado ao voltar à Castella, El Cid teve sucesso e foi aclamado herói do reino.

Com um contingente relativamente pequeno de soldados leais a ele, o Cid reuniu um exército misto de cristãos e muçulmanos para poder fazer frente ao inimigo em Valencia, cidade litorânea cristã. Durante esta última batalha El Cid teria sido mortalmente ferido, mas sua liderança era a única garantia para a aliança de forças dentro de seu exército. Num ataque final e feroz contra os invasores, cuja estratégia era a de citiar o castelo de Valencia e não de combate aberto, cristãos e muçulmanos massacraram um vasto exército inimigo sob a lideranaça do Cid montado em seu cavalo. Se era ele mesmo ou se ele estava vivo sobre seu cavalo, o mito se fez mais forte que a verdade, qual ela fosse.
 
Após a vitória sobre os invasores, o Rei de Castella aproveitou-se da morte de Rodrigo Diaz e liderou a Reconquista contra os reinos muçulmanos espanhóis. A união dos reinos católicos contra os enfraquecidos aliados do Cid foi devastadora. Posteriormente, o Reino de Leão e Castella uniu-se em matrimônio com o Reino de Aragão permitindo a fundação do Reino de Espanha. Apesar de derrotados, os muçulmanos resistem até hoje como uma minoria traída, porém espanhola, graças ao Cid.
 
MLuiza Martins
Republicado
MLuiza Martins
Enviado por MLuiza Martins em 31/10/2008
Reeditado em 01/09/2012
Código do texto: T1258735