Maria Ribeiro entrevista Merari Tavares

Por: Maria Ribeiro 22/março 16h 48min

Tema: Lançamento do livro Palavras sem Fronteiras da escritora Merari Tavares

Histórico: Merari Tavares nasceu em São Paulo, em 07 de agosto de 1990. É estudante do 3° ano de Letras da FAAT- Faculdades Atibaia. No ano de 2010 foi premiada como escritora “Revelação Literária” pela ARTPOP- Academia de Artes e Letras de Cabo Frio.

Em 2011 foi convidada pela escritora e comendadora Izabelle Valladares, a organizarem a antologia Papo Cabeça- livro lançado na Bienal do Rio de Janeiro em setembro do mesmo ano.

Em Agosto de 2011 tornou-se Acadêmica Correspondente ARTPOP e em setembro Acadêmica Correspondente da ALAV- Academia de letras y Artes de Valparaiso-Chile.

Foi indicada pela Comendadora e Escritora Izabelle Valladares ao cargo de secretária geral da ANB- Academia Niteroiense de Belas Artes. Recebeu o Prêmio Interarte 2011 na categoria “Destaque Artístico”, pela organização e participação do livro Papo Cabeça. Em dezembro de 2011 lançou seu primeiro livro solo-Rháuwey, uma escola do barulho, pela Valladares Books.

Obs.: Todas essas informações foram retiradas do blog da aluna e escritora Merari Tavares.

Enfoque: Qual é sua pretensão?O que busca na FAAT? A FAAT oferece algum tipo de orientação?

Fontes: Merari Tavares

Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes E-mail: Letras@faat.com.br

1° Como tudo começou?

Tudo começou quando eu tinha 13 anos. Sempre gostei muito de computador. Estava sentada e de repente deu um estalo. Nasceu a idéia de escrever um livro. Abri o Word e comecei a escrever. Cheguei a perder minhas primeiras obras por falha do computador, mas recuperei algumas. Dei uma congelada na carreira, comecei o curso de programação e desenvolvimento de sistemas, mas acabei desistindo do curso, pois eu só ficava pensando em livros e mais livros e editoras. Desisti do curso técnico e resolvi fazer Letras.

2°Quem foi seu primeiro orientador?

Na verdade, meus pais foram os meus incentivadores. Pelo fato de minha mãe ser professora, minha casa sempre foi repleta de livros, jornais. Eles sempre me deram apoio. Eu mesma fui em busca, atrás de Editoras para publicação, mas muitas me rejeitaram pelo fato de não ter publicado nenhum livro na época e por ser menor de idade.Até que comecei a participar de concursos literários e acabei conhecendo Izabelle Valladares, onde a partir daí, meus caminhos se expandiram.

3°Como conheceu a escritora Izabelle Valladares?

Eu a conheci através de concursos literários. E participando, sendo selecionada, consequentemente veio a publicação dos livros, lançamentos, onde saímos do mundo virtual e nos conhecemos pessoalmente.

4°Quais são as suas expectativas?

Pretendo concluir a faculdade,ingressar no mundo editorial, enfim, envolver-me mesmo com os livros.

5°Porque escolheu a FAAT para cursar?

Eu a escolhi, pois é próximo da minha residência e também tinha o curso ao qual eu procurava.

6°Como é vista pelos colegas e professores?

Alguns colegas me admiram pelo fato de ter escrito vários livros, participar de eventos, distribuir autógrafos, entrevistas. Os professores também ficam contentes com o progresso. Alguns acham que pelo fato de eu escrever, às vezes tenho que ter resposta pra tudo, o que necessariamente não é verdade. O fato de ser escritora não quer dizer que sou “expert” em tudo, tenho minhas falhas, afinal sou humana. Mas de forma geral, sou vista como uma pessoa e aluna comum, como qualquer outra.

7°Você é orientada pela coordenadora do curso?

Na verdade não, mesmo porque na minha área, a faculdade foca na licenciatura, ou seja, formação dos professores, porém há muitos alunos que não seguirão a carreira de professor, como eu.

8°Qual é a sensação de lançar um livro?

Lançar um livro, os autores costumam dizer que é como ter um filho. Eu não tenho filhos, mas é a realização de um grande sonho. Lutei muito para chegar onde estou hoje, bati em muitas portas e recebi recusas de algumas editoras, mas não desisti. Quando fiquei sabendo que a Literarte publicaria um livro meu, meu coração transbordou-se de alegria.

9° Qual é o público alvo dos seus livros?

Meus livros atingem basicamente todos os públicos: desde a categoria infantil à adulta. Mas adoro escrever para o público juvenil.

10°O que podemos esperar para o próximo ano?

Para o próximo ano pretendo lançar o restante dos meus livros solos, dedicar-me mais à vida literária. Enfim, se possível promover lançamento nas escolas também.

11°Como você concilia tantos cargos,com a vida universitária?

Na verdade, temos que correr contra o tempo. A vida acadêmica é uma vida agitada. São muitos eventos e muitas vezes tenho que abrir mão deles devido à faculdade e provas, mas tento conciliar da melhor forma que posso.

12°Quem são suas referencias?

Admiro diversos autores como Pedro Bandeira, Marcos Rey. Adoro romances e para escrever minhas obras, geralmente me baseio nos fatos cotidianos. Observo situações e pessoas e escrevo sobre elas.

13° Poderíamos dizer que quem te deu mais apoio e orientação foi a Izabelle Valladares?

Sim, com certeza.

Izabelle foi uma pessoa a qual me apoiou desde o início. Abriu as portas para mim. Ofereceu-me muitas oportunidades, organizamos livros juntas, participamos de eventos, ela tem me levado para ser entrevistada em programas de TV e rádio na cidade de Cabo Frio. Já fui entrevistada pela Band e já passei por diversas entrevistas.

Participei da Feira do Livro de Cabo Frio, distribui muitos autógrafos, fui indicada para diversas academias através dela, à cargos como secretária geral e diretora de eventos.

Posso dizer que hoje Izabelle se tornou não só uma grande parceira, mas uma grande amiga.