Izabelle Valladares entrevista o escritor J.C Bridon

Escreve há mais de 20 anos .Possui diversos livros publicados.

Relançou seu livro "CORAÇÃO - A PORTA DA COMPREENSÃO", na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Participou do livro "TESOUROS BRASILEIROS",apresentado na Feira do Livro do Cairo, no Egito e também do Livro “PALAVRAS SEM FRONTEIRAS”,apresentado na Feira do Livro de Buenos Aires,Argentina".

É membro da UBE- União Brasileira de Escritores. Faço parte dos Blogs "Portal do Poeta Brasileiro"; "Recanto das Letras",no Brasil; ”Poetas Del Mundo”,no Chile; REC – Rede de Escritores de Coquimbo, no Chile.

Acadêmico da ARTPOP – Academia de Letras e Artes de Cabo Frio-RJ e da ALAV – Academia de Letras e Artes de Valparíso, do Chile e Delegado da Região Sul do Brasil, da mesma Academia.”

“Luto e lutarei sempre pela preservação da natureza, pela paz entre todos os povos, pela cultura e pela arte."Educação é a base sólida de um povo culto". – J.C Bridon.

Entrevista a Jc Bridon

Como foi que descobriu o talento para escrever poesias?

Comecei através das leituras de livros quando estava ainda no primário. Lá aprendi algumas poesias, dentre elas “Minha terra tem palmeiras,onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam,não gorjeiam como lá”. E foi assim que tudo começou. O tempo foi passando e a vida também, fui crescendo e há mais de 20 anos atrás escrevi meu primeiro livro, intitulado “CAMINHOS DA PAZ”. Eram mensagens e poesias positivas, textos que me levaram a ter uma vida diferente e então creio que,a partir daí, a escrita começou a fazer parte da minha vida. Já escrevi aproximadamente uns 30 livros e publiquei, até agora, 09 livros, entre prosa e versos.

Já tem vários livros publicados. Fale-me um pouco deles

O começo,como já disse,foi com o livro ‘CAMINHOS DA PAZ”, que teve 2 Edições; depois escrevi “POETIZANDO”, poesias com duas partes,sendo uma com datas comemorativas e a segunda com temas diversos; “CASA DO ANJO”, um romance parte ficção e parte realidade; “AMOR, SONHO E POESIA”, poesias de amor (românticas); “MOMENTOS DE REFLEXÃO”, poesias espiritualistas; “O POETA E A VIDA”, poesias; “CORAÇÃO – A PORTA DA COMPREENSÃO”, romance; “LEMBRANÇAS”, poesia, lançado na FLIPOÇOS; “ POR QUE?”, livro de auto-ajuda, lançado na BOOK EXPO DE NEW YORK, já traduzido para o ingles com o título “WHY?”, livro bilíngue: ingles, português; “COEUR – La porte de La compréhension”, editado em Frances e lançado na Salón Du Livre de Paris. Para este ano lançaremos o romance “O ILUMINADO”, pela Editora Isis de São Paulo,na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo,no dia 18 de agosto.

Que tipo de poesia prefere escrever?

Gosto de escrever sobre o amor, de todas as formas e de todas as maneiras; escrevo sobre ecologia, natureza, paz, sobre a vida de uma maneira geral, sobre o mundo e de como está caminhando a humanidade e principalmente sobre o ser humano, esse ser que é divino e ainda não tomou consciência disso.

Todo escritor tem um carinho especial por certa obra, sabemos que você já tem diversos livros publicados, tem alguma de suas obras um carinho especial?

Como um pai que ama todos os seus filhos, assim também creio que todo poeta, escritor, escultor, artista plástico, enfim, tratam seu primeiro trabalho e o último com a mesma dedicação, com o mesmo amor. O que você cria, você ama, talvez de uma maneira um pouco diferente de um para com o outro, mas os ama por igual.

Conte-nos um pouco de como é ser poeta pra você.

Bem, para mim ser poeta é ser aquele que consegue, através de seus versos, fazer sentir ao leitor que, custe o que custar, o amor sempre deverá prevalecer, acima de tudo. Ser poeta talvez não seja um ser diferente, mas ele possui uma sensibilidade que muitas vezes aflora em momentos inesperados, em encontros marcados, em palavras que lhe dirigem, em gestos que lhe fazem, enfim, ser poeta é ser criador de si mesmo e transformar isso numa poesia. Por isso, “POETIZAR, É SONHAR COM O CORAÇÃO”.

Qual a sua visão da cultura brasileira?

Evoluíu bastante. Como exemplo cito a LITERARTE – Associação Internacional de Escritores e Artistas, de Cabo Frio, Rio de Janeiro, agora já internacionalizada, graças a sua Presidente Izabelle Valladares e Dyandreia Portugal, Diretora de Marketing Global da Literarte que dão, muitas vezes, mais do que podem para levar a cultura brasileira, não só através desse imenso Brasil, como agora para o Exterior, haja vista que já estivemos na Europa e Estados Unidos e pretendemos, com a ajuda de Deus, seguirmos em frente, levando esse maravilhoso trem (Literarte) e seus ocupantes (associados) onde estiver alguém que deseja conhecer e saber um pouco mais sobre a cultura brasileira.

Acredita que sua vida pessoal tem incentivado a sua vida literária?

Com toda certeza! Não só acredito como tenho absoluta certeza. Reclamar da vida, por que? Nós a fizemos e a conduzimos da maneira que nós quisermos. Somos os donos de nós mesmos. Se o passado foi difícil, o jeito é levantar a cabeça, seguir em frente, sonhar e tornar os sonhos em realidades. Isso é difícil? Claro que é! Quem disse que viver á fácil? Tenho sempre em mente uma frase que disse e digo várias vezes para mim mesmo e para os outros quando vêm falar de dificuldades. “O fácil, meu amigo, todo mundo faz. Quero ver fazer o difícil, aquilo que ninguém mais acredita que você é capaz. Aí sim, o teu valor vai aparecer. Por isso lute, com muita fé em Deus e muita persistência e determinação”.

Como foi estar na Book Expo New York junto da Literarte?

Se existiu algo grandioso foi a ida, através da LITERARTE, para a BOOK EXPO de New York. O evento foi extraordinário e New York é uma cidade que jamais esqueceremos. Tivemos contatos muito produtivos na BOOK EXPO com editores do mundo todo, desejando conhecer novos escritores brasileiros que publicam livros em português falado no Brasil. Não saberia aqui explicar o que sentimos na ocasião vendo nossos livros sendo avaliados por esses editores, enfim, foi um evento inesquecível mesmo.

Fale-nos da experiência de estar no salão do livro de Paris.

Outra grande conquista! Outro sonho realizado! A Literarte nos proporciona momentos inesquecíveis e Paris realmente foi um deles. Na terra de meus antepassados Gean Bridon e Marie Corsin (bisavós) me senti como se sempre estivera ali. A emoção foi enorme e que jamais esqueceremos. Participamos do Salón Du Livre de Paris, com o romance “COEUR – La porte de La compréhension”, editado em Frances. Fomos muito bem recepcionados , conseguimos autografar alguns livros, enfim, foi um evento de tirar o fôlego. Compareceram ao evento uma multidão de pessoas. Lá, nota-se o interesse pela cultura mundial, pois o evento foi internacional. Esperamos retornar um dia e quem sabe conhecer alguns parentes que moram em Bordeaux, França.

Seu livro ‘’ Por que?’’ é um livro de auto-ajuda para apoiar pessoas que perderam entes queridos, este livro foi inspirado por alguma situação real? Teve dificuldade de escrevê-lo?

Quando se vive a vida por completo, com erros e acertos, adquire-se um pouco de experiência para escrever. Fácil nunca é e acho que também não vai ser mas, quando você se dedica a passar aos outros o pouco que você conseguiu aprender com a vida, tudo torna-se mais tranquilo. Não existem problemas que não possam ser resolvidos, sejam eles quais forem, desde que nos dedicarmos a uma mudança interior, primeiramente e depois, exteriormente. Como já disse e afirmo: “o fácil, todo mundo faz, agora, quero ver fazer o difícil, o quase impossível”. Pensando assim, escrevi o livro “POR QUE?”. Quem nunca se fez esta pergunta? Quem nunca questionou nada na vida? Quem nunca achou que foi o injustiçado, o deixado de lado e fica se perguntando: por que eu? Bem, será que gostaríamos que nossos problemas fossem noutra direção? Não, acredito que não. Bem, este livro mostra que tudo é possível, desde que estejamos dispostos a fazer uma bela limpeza dentro e fora de nós mesmos. O livro foi escrito com essa finalidade. Não para resolver os problemas mas sim, mostrar que é possível encontrar uma solução. Ele nos mostra os caminhos e nos direciona na direção que desejamos ir. Mas, tudo na vida depende da nossa força de vontade e determinação e acreditar que, além de nós, acima de nós e,principalmente, dentro de nós, existe um FORÇA MAIOR, um SER SUPREMO que nos quer ver felizes, pois esta é a finalidade do ser humano estar aqui neste planeta.

Já se inspirou em personagens reais para criar personagens fictícios?

Sim, com toda certeza! Meus escritos, romances, poesias, crônicas, artigos, pensamentos, frases, enfim, tudo que escrevo teve, tem e sempre terá a personagem mais importante da minha vida, minha esposa há 43 anos, ARLETE. Eis o grande segredo de ter conquistado um lugarzinho nesse mundo literário e na minha vida.Ela faz parte de tudo que escrevo. Ela está em todos os meus romances, em todas as poesias, em todas as crônicas, artigos, textos, mensagens, enfim, ela é e será sempre a minha MUSA inspiradora. Ela, que também é escritora e artista plástica é merecedora de tudo de bom que tenho para lhe desejar.

Izabelle Valladares Mattos
Enviado por Izabelle Valladares Mattos em 17/07/2012
Código do texto: T3782802
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.