Izabelle valladares entrevista a escritora Zilda Pires

Zilda Pires da Silva Teixeira, natural de Rio Verde ,Goiás.Atua na Educação desde 1968. Pesquisadora, historiadora, escritora e pedagoga, professora aposentada pela Secretaria Estadual de Educação -GO e Universidade de Rio Verde (Fesurv),GO,formada em Estudos Sociais,História e Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar.

Membro da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios, a qual presidiu de março de 2001 a dezembro de 2007. Integrou o Conselho Municipal de Ciências, Tecnologia, Cultura e Turismo de Rio Verde- GO .Membro Titular da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias -RJ.Membro da Academia de Letras Rio -Cidade Maravilhosa -RJ. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.Membro do Clube de Escritores de Piracicaba-SP.Membro da União Brasileira de Escritores -SP.Membro da Academia de Letras do Brasil, Mariana-MG. Membro da União Brasileira de Escritores Rio de Janeiro - RJ Membro Representante Distrital do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais -ImBrasCI -GO.Fundadora e 1ª Governadora -ImBrasCI-GO.Idealizou e coordenou Rio Verde - Nossa História em Evidência de 2002 a 2007. Coordenadora e Relações Públicas da Revista Ensino Educação - Universidade de Rio Verde-GO, de 1999 a 2001, com artigos publicados em todas as edições .Participou do 6º Encontro Internacional Literário em Montevidéu -Lançou o livro O Boia-Fria- Reflexão Histórica e Social do Brasil Agrário e fez parte da mesa redonda com a PhD Martha Zbaleta (Londres- UK).

Participou da XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, 2009 e 2011.

.Livros publicados: O Boia -Fria-Reflexão Histórica e Social do Brasil Agrário: 1ª ed. esgotada e 2ª ed.. Atualizada: Rio Verde Relato Histórico 1ª e 2ª ed.(esgotadas);Rio Verde Sesquicentenário (esgotado);Rio Verde Pioneira e Progressista- Decolagem para o Desenvolvimento; das Janelas da Roça ás Portas do Mundo (infanto-juvenil);A Natureza Chora (inf.); O Amor e a Flor(inf.);

Falcatruas á Brasileira (crônicas); Toninho Um Problema Resolvido (inf.); A Escola É O Meu Segundo Lar (inf.). Escreve para várias revistas e Antologias. Algumas condecorações: Diplomas, medalhas troféus, horas ao Mérito, Título de Mulher do Ano, Comenda César da Cunha Bastos e Memorial Histórico 150 anos de Rio Verde-GO.

Entrevista com Zilda Pires

Zilda, você acha que seus trabalhos ajudam as crianças a terem mais amor por suas raízes e pelo meio ambiente?

R:

Sim, pois quando escrevo procuro deixar bem claro a formação integral, destacando o civismo no ser humano. A responsabilidade das crianças como o homem responsável pelas as gerações futuras, incentivando-os a cuidar, zelar e preservar a família,a natureza e tudo que o cerca. Assim terá um mundo melhor.

Em poucos anos, publicou diversos livros, seu material já estava pronto e decidiu publicar há pouco tempo ou isso tudo é uma novidade em sua carreira?

R:

Não, o material não estava pronto. Sempre que escrevo procuro publicá-lo logo.Aconteceu em alguns casos em que estava escrevendo um livro, e recebia sugestões “pedido” de outro o que culminou com alguns livros “gêmeos”.Posso , até pensar que seja uma novidade em minha carreira como escritora.Havia dito , só publicarei um livro por ano! Não cumpri, estou me controlando, pois tenho facilidade em escrever. Quanto mais escrevo mais inspiração emerge. Acho um crime escrever e não publicar. Não está sendo fácil, pois me aposentei, a minha vida é agora literária.Não tenho outros compromissos como dantes.

Acredita que sua vida pessoal inspira sua vida literária?

R:

Sim, pois ao escrever estamos nos expressando de certa forma o que somos, o que fomos que gostaríamos de ser ou que aconteça.Particularmente acredito que não tem como divorciar o escritor de sua escrita, é uma interação, pois tem amor , vivência, emoção.Exemplo o dia que não está inspirado não consegue escrever uma linha sequer que tenha nexo com o assunto proposto.Devido esta parceria escritor e sua obra,procuro sempre pautar na credibilidade adquirida para não decepcionar meus leitores. Antes era, a profª Zilda Pires, hoje sou mais Zilda Pires “a escritora”.

Acredita no dom ou no aperfeiçoamento do ser humano com a prática, em relação as artes?

R:

Acredito no dom, não tem como ensinar alguém ser um artista, ensina as técnicas e o aperfeiçoamento que é o esmero da obra. Como vou ensinar uma pessoa a escrever um livro, pintar ou esculpir uma obra.Passo as técnicas,mas se não tiver o talento para determinada arte, não há PhD, que faça alguém sem o dom, produzir determinada arte,arte é arte cada ser tem o seu dom. O aperfeiçoamento é importantíssimo para que possa produzir uma arte de qualidade, quanto mais se aperfeiçoa melhor será a sua arte, Há uma união dom e aperfeiçoamento, prevalecendo o dom.

Há poucas semanas, alguns de seus livros foram para a Book Expo New York através da Literarte, como vê a Literarte como divulgadora do seu trabalho?

R:

Estou muito feliz com o trabalho da Literarte.É uma Associação que se preocupa em divulgar o artista em todas as esferas nacional e internacional.O que não acontece com o artista autônomo,por muito que ele queira , não consegue fazer um por cento que a Literarte faz.Sempre promovendo Eventos,nos mantém informados.Incentiva o associado a participar objetivando a divulgação dos trabalhos de seus membros.

Você receberá o prêmio Literarte 2012, estando entre os melhores livros na categoria em que concorre, entre 500 titulos avaliados, como se sentiu ao receber a noticia deste prêmio?

R:

Fiquei muito contente!

Ainda me pergunto será que é mesmo?!

Foi uma surpresa, jamais pensei em participar ou concorrer com minhas obras, pois escrevo para ser lido com o melhor que posso fazer, sem pretensões em ser premiada entre os melhores.Estou emocionada e motivada, o que já está valendo a inspiração de outra obra no mesmo gênero.É maravilhoso ser reconhecida inesperadamente. Agora é só aguardar o grande DIA!!! Vou ficar mal acostumada, quero outros prêmios entre os melhores e vou me esforçar para isso.

Alguns autores escrevem diarimante, alguns levam anos em um mesmo trabalho e outros se inspiram e escrevem, como surge na Zilda escritora a vontade de escrever?

R:

Quando aprecio a apresentação de alunos que leram meus livros,quando participo de eventos culturais , o reconhecimento do meu trabalho e a necessidade de escrever. Sinto compromisso comigo mesma, em produzir é uma obrigação prazerosa .As obras em que mais demorei foram as pesquisas de campo, o que acho genial , emocionante,ver, apreciar, entrevistar e escrever a interpretação verídica do fato.Mesmo assim , com toda burocracia inerente a veracidade e o tempo na época que era mínimo para dedicar a escrita, foi menos de um ano para a obra ficar pronta.Quanto aos livros infantis:vem a ideia vou esboçando mentalmente, amadurecimento.Klick,então é só passar para o papel, questão de horas, depois é só fazer o que chamo de fechamento.Tudo no impulso da inspiração

Seus livros estão a venda em diversas livrarias, entre estas, algumas virtuais, o que acha da internet como ferramenta de divulgação?

R:

A internet, é um instrumento fundamental para a divulgação, tanto pela rapidez como pelo o contingente de pessoas alcançadas. Pessoas que jamais saberíamos de onde vem entram em contato conosco, já sabendo de nosso trabalho.

Por Izabelle Valladares

Izabelle Valladares Mattos
Enviado por Izabelle Valladares Mattos em 13/07/2012
Código do texto: T3775484
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.