O Primo Basílio e o Realismo (Parte I)
Um estudante de uma rede particular nos conta"O Primo Basílio",de Eça de Queirós e nos mostra foi o período literário conhecido como Realismo.
Eu- Qual o motivo da obra Eça de Queirós utilizar como título"O Primo Basílio?Explique e diga se você concorda com o título.
Estudante- O motivo principal é a relação amorosa existente entre Luísa e seu primo Basílio.
A história gira em torno de Basílio,portanto considero o título no mínimo como correspondente ao personagem principal,é um título bom.
Eu- Que outro título você daria para a obra e por quê?
Estudante-O comportamento burguês,pois este enfoque de todo o livro.O comportamento burguês é analisado e exposto minuciosamente em cima das personagens.
Eu-Qual é a temática e de que forma ela é trabalhada na obra?
Estudante-A temática é o comportamento burguês no período,comportamento este resultado da ociosidade e futilidade da sociedade daquela época.A temática é trabalhada principalmente em cima dos personagens,os quais possuem comportamentos tipicamnete burgueses.
Eu- Você concorda com a forma utilizada com a temática?Explique.
Estudante- Sim, pois não é uma crítica direta, o que contribui para que o objetivo seja alcançado embora não pareça,com maior facilidade do que fosse criado um livro não literário sobre o comportamento burguês.
Eu- De que forma a temática do livro corresponde à realidade atual?Explique.
Estudante- Atualmente, existe muito disso em nossa sociedade.Maridos traindo mulheres,mulheres traindo maridos,o adultério é muito mais comum em nossa sociedade do que naquela época.Ainda há a questão do marido ficar longe da esposa por mais tempo e de pessoas que se aproveitam da situação de adultério alheio par tirar proveito financeiro,como a empregada de Luísa faz na história do livro.
Ainda irá ter a continuação dessa entrevista detalhando mais detalhes da obra e como podemos associar o livro com a vida nos dias de hoje....