ENTREVISTA COM O AUTOR DO LIVRO "BRINCANDO COM FILOSOFIA"

Dê-nos uma descrição sucinta do conteúdo de seu livro, e explique para que tipo de público ele se destina.

Trata-se de uma coletânea de frases filosóficas dos grandes filósofos clássicos e modernos. Porém com uma diferença: cada frase é convertida em um pequeno passatempo ou jogo, tais como descobrir a palavra faltante, desembaralhar as palavras, ou escolher a interpretação correta. Minha ideia original era criar um livro de passatempos que seria útil na praia ou no transporte coletivo, ou na fila do médico. Não se destina a pessoas de alto QI, mas ao público geral. Queria também que ele beneficiasse os idosos, que precisam manter a mente ativa, e por isso tomei cuidado para manter tudo bem simples. Muita ação e pouca explicação.

Fiquei agradavelmente surpreso, entretanto, quando descobri que um bom número de crianças de 7 a 14 anos que ganharam o livro dos pais eram os maiores entusiastas!

É uma obra prima que dá orgulho a seu autor de alto QI, ou é um livro modesto?

Quando planejei este livro, eu só queria produzir um objeto para venda, para ser escrito com pouco esforço. Queria produzir algo útil para o grande público geral. Posso comparar tal desejo ao daquele de um chef de cozinha, capacitado a fazer pratos finos, que resolve produzir um bolo simples em larga escala para colocar nos supermercados.

À medida que eu criava o conteúdo, entretanto, não resisti a meus instintos de criatividade e fui inovando o material e melhorando a qualidade dos jogos. O "bolo simples" acabou tendo um recheio, uma massa sofisticada e uma cobertura especial!

Mesmo assim, defino o produto como modesto. O verdadeiro valor do livro não está nos jogos que criei, mas nas frases filosóficas criadas em séculos passados.

Como o livro surgiu, e qual foi a fonte de inspiração?

Ao longo de vários anos criei vários jogos de diversos tipos, alguns baseados em números, outros em palavras, outros em frases filosóficas, para uso no ensino de inglês. Mais tarde, esses passatempos foram publicados nas revistas Chronicle (da África do Sul) e Menzed (da Nova Zelândia) em colunas periódicas. Eu tencionava publicar a coleção em forma de livro, mas desisti da ideia: achei que a variedade era tanta que a coleção poderia dar origem a vários livros diferentes. É o mesmo que acontece com algum chef de cozinha que vai publicar um livro com todas as suas receitas mas na última hora decide fazer um livro para carnes, outro para sopas, outro para sobremesas, e assim por diante. Acabei fazendo BRINCANDO COM FILOSOFIA em português e utilizando somente aqueles jogos baseados em frases filosóficas. Os outros tipos de jogos gerarão outros livros diferentes.

O livro tem feito sucesso? Que esforços foram investidos em promoção?

Decidi cuidar da promoção artesanalmente, sem investimento algum, e por isso os resultados são pouco visíveis. E pelo fato de eu não ter colocado o livro em livrarias, as vendas deverão continuar em um ritmo modesto. Porém fico contente em saber de pessoas que compram um exemplar, gostam e voltam a comprar vários exemplares para presentear a parentes e amigos.

O livro está disponível nas livrarias e na internet?

BRINCANDO COM FILOSOFIA é produzido no sistema de impressão sob demanda. É um novo sistema que permite aos autores produzirem livros sem investimento algum, pois não há necessidade de manter estoque. À medida que os livros são encomendados, são impressos e enviados aos leitores. Acho o sistema economicamente atraente.

Por enquanto o livro só está à venda na Internet. Além de dois sites nos Estados Unidos, está à venda no site da Bookess (Brasil). E também diretamente com o autor, que envia o livro autografado quando solicitado.

O livro tem finalidade mais informativa e cultural ou é mais para diversão apenas?

Tive a ambição de produzir grande variedade de jogos, todos baseados em frases filosóficas, e, para agradar a todos os usuários, mantive sempre um baixo grau de dificuldade. Eu classifiquei o livro como de entretenimento, porém as frases filosóficas de mais de 100 autores estão lá para fazer pensar e ensinar algo sobre a vida, os relacionamentos, o trabalho e o amor. Minha teoria é que brincando aprende-se melhor. O leitor de meu livro não deve pensar: "Vou me esforçar para que este parágrafo entre na minha cabeça". Ao contrário, deve pensar: "Vou me divertir com esses joguinhos nos próximos dez minutos enquanto espero o dentista me chamar", ou "Vou desligar a TV e fazer esses joguinhos com meu filho de oito anos para uma diversão diferente".

Não espero que todos decorem todas as frases, mas aquelas frases que nos trazem uma mensagem importante para nossa situação de vida, ou que tenham a ver com nossos planos, estas serão facilmente internalizadas em nossa mente. E lançarão raízes mais fortes em nossa mente, justamente porque estavam em um contexto de diversão: não havia a pressão psicológica para se realizar uma aprendizagem. Brincando, aprende-se coisas bem complexas, e aprende-se melhor do que ouvindo uma explicação detalhada.

Pessoas de alto QI e profissionais intelectuais poderiam rejeitar seu livro por achá-lo simples demais?

Os exercícios e jogos foram projetados para serem acessíveis para todos, mas não serão fáceis demais para ninguém. Posso explicar por quê. Quando lemos um provérbio ou uma frase filosófica, quanto mais experientes somos, mais teremos o que pensar e avaliar. Já um menino de dez anos, com sua pouca experiência de vida, pode resolver em poucos segundos se concorda com uma frase ou não.

Qual é o e-mail ou site para informações adicionais e aquisição?

Para encomendar BRINCANDO COM FILOSOFIA diretamente do autor, com ou sem autógrafo, ou para fazer outros contatos com o autor: lazarussilverARROBAgmail.com

a livraria virtual onde é possível examinar o livro por dentro, ler descrição e encomendar o livro: http://www.bookess.com/read/9429-brincando-com-filosofia-/

FIM

Permitida a reprodução total ou parcial, mesmo com revisões que não deturpem o sentido.