A Menina dos Livros

A Menina dos Livros

Confira uma entrevista com a professora e escritora Jeane Caldas e descubra que a paixão pela literatura pode iniciar na infância

15/06/2011 - 07:24

O livro é a segunda obra infantojuvenil da escritora G. Aguiar (Fotos: Kátia Susanna/Portal Infonet)

Natural do município sergipano de Malhada dos Bois, aos 41 anos, a escritora e ilustradora Jeane Caldas lança o livro ‘A Menina dos Livros’, a obra que desperta o imaginário do publico infantojuvenil e mostra o talento da professora que é apaixonada pelo universo infantil.

Graduada em letras inglês e pós-graduada em didática do ensino superior e em literatura portuguesa e brasileira, a escritora que assina em seus livros com o pseudônimo de Geane Aguiar, ou G. Aguiar, como é conhecida entre os amigos, lembra que na infância recebeu o incentivo da mãe.

Joana Luiza Caldas Aguiar, era costureira e tinha consciência da importância da educação na vida dos filhos. A escritora conta que a mãe, já falecida, incentivava que ela frequentasse diariamente uma biblioteca que ficava próxima da residência.

O resultado é que a escritora nunca se afastou da área de educação e após ter iniciado o trabalho como alfabetizadora, ter mais de 15 anos como educadora e atuar no departamento de educação técnica da Secretaria de Estado da Educação, G. Aguiar, lança ‘ A menina dos Livros. Confira o bate-papo com a escritora.

O sonho da menina que se transformou em grande escritora

Portal Infonet – Como foi o processo de construção da obra ‘ A Menina dos Livros’?

Geane Aguiar - A Menina dos Livros surgiu um dia após a criação do texto Zé Peixe, ‘O Menino do Mar’. Em uma madrugada escrevi Zé Peixe, e, na outra, A Menina dos Livros. Inicialmente, o texto ficou uns quatro meses na gaveta. Depois fiz uma nova leitura. Então percebi que ele pedia alguns acréscimos e ajustes. Pedi para dois amigos apreciarem: Antônio Carlos Viana, nosso grande contista e Adolfo Turbay, um consagrado escritor de Curitiba, autor de uns cinquenta livros, incluindo literatura infantil e romances. Para minha surpresa, os dois gostaram muito. Enviei imediatamente para várias editoras em São Paulo. Algum tempo depois, recebi duas propostas de editoras, mas acabei fechando contrato com a Editora Roda e Cia, Valinhos, São Paulo.

A escritora lembra que o incentivo a leitura partiu da mãe

Infonet- O que as crianças podem encontrar no livro ‘Menina dos Livros’?

G. A. – A Menina dos livros é um infantojuvenil de incentivo à leitura e à escrita, pois conta a história de uma menina leitora que não saía da biblioteca municipal, lendo, sonhando e escrevendo. Assim, quando cresceu, ela se transformou em uma maravilhosa escritora. O livro ainda aborda a construção e reconstrução dos contos de fadas, invertendo os papeis dos heróis e heroínas dos contos maravilhosos.

Infonet- De que forma o livro pode ser utilizado em sala de aula?

G. A. - A partir deste livro, os professores poderão explorar os contos de fadas, os gêneros textuais, a produção de texto, dentre outros conteúdos. Infelizmente, os professores das escolas públicas ainda estão muito atrelados ao livro didático e aos conteúdos gramaticais. As salas de leitura são freqüentadas timidadmente e outras não possuem um profissional responsável, para abri-las e desenvolver um trabalho de incentivo à leitura junto com o professor. O verdadeiro prazer estético literário resume-se à leitura de um texto ou fragmentos de textos em sala de aula, com a finalidade de responder exercícios. O contato das crianças com os livros ainda é muito pouco.

Professores podem trabalhar o livro em sala de aula

Infonet – Como surgiu a vontade de escrever para o público infantil?

G. A.- A literatura para o público infanto-juvenil surgiu na fase adulta, aos trinta e quatro anos comecei a escrever poemas infantis. A artista plástica Hortência Barreto foi a grande incentivadora deste trabalho. Inclusive, ela foi a primeira pessoa que leu minhas duas obras publicadas. Antes desta fase, escrevia poesias líricas e de cunho social. Hortência mostrou-me que eu tinha mais segurança com os textos infantis. Confiei na orientação dela e segui meu caminho.

Infonet – O público infantil é exigente, como você conseguiu trabalhar o interesse das crianças?

G. A.- Realmente, a criança de hoje é bem mais exigente, é mais seleta, pois está interagindo constantemente com outras mídias. Cabe ao autor tentar participar do seu universo e dialogar também com outras mídias. A criatividade só não basta. É necessário entender de rede social infanto-juvenil, das animações que estão em alta e que fascinam tanto este público, lê boas obras literárias destinadas às crianças. Em suma está sintonizado com o mundo infanto-juvenil.

G. trabalha no próximo livro sobre uma personagem sergipana. É aguardar e conferir!

Infonet – Quais sãos as dificuldades para a publicação da obra?

G. A.- As dificuldades são enormes, principalmente em nosso estado que não vê a literatura de um modo geral como algo relevante. O estado não possui políticas públicas de incentivo ao livro e à leitura. As ações voltadas para a edição de livros são muito tímidas, e as autoridades preferem investir enormes somas em Festivais de Verão e outras festas. Infelizmente, livro, leitura, edições e cultura ficam sempre em segundo plano.

Infonet – Como funciona o incentivo a publicação de obras para o público infantil no país?

G. A.- As editoras brasileiras têm investido muito em literatura infanto-juvenil. A qualidade dos nossos livros é excelente, mas o acesso às editoras ainda é muito limitado. É um processo doloroso para o autor, pois as editoras passam seis ou oito meses para emitir uma resposta para o escritor. As grandes editoras repassam em torno de 8% a 10%, enquanto as pequenas repassam apenas 5% para o autor do texto. Entretanto, é possível entrar no mercado editorial, mas é necessário observar o interesse da editora, a relevância da temática e a possibilidade do livro transformar-se em paradidático.

Infonet – Quais serão os próximos passos como escritora?

G. A.- Estou finalizando outro livro, com previsão de lançamento para este ano. Trata-se de uma personagem sergipana que tem uma história de vida fantástica. É tudo que posso adiantar no momento.

Por Kátia Susanna

Parabéns Geane por sua história de vida edificante. Parabéns pela pessoa e escritora que você é e por mais esse trabalho que nos oferece. "O Menino do Mar ", livro em que você conta a história do nosso herói "Zé Peixe" é um livro lindo que merecia ser cada dia mais adotado pelas escolas para que as crianças não ficassem tão somente a cultuar heróis distantes mas vivenciassem de perto um herói de nossa terra, um herói de nossos dias. Lerei e ficarei encantado com a" Menina dos Livros".Parabéns

Antonia Roza, 15/06/2011 às 14:15

O lançamento do livro já ocorreu ou vai ocorrer? Se ainda vai ocorrer, vai ser quando e aonde? E, ainda, onde o livro esta á venda?

Célia Souza, 15/06/2011 às 10:11

Fico feliz quando vejo em primeira página reportagens dessa natureza. Parabens escritora. Talvez não possa conviver, mas um dia nesse pais vamos nos alimentar de leitura. Abraços

manoel simiao ferreira filho, 15/06/2011 às 09:37

Clique aqui para ver todos os comentários

G Aguiar
Enviado por G Aguiar em 03/10/2011
Código do texto: T3254363
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.