Visão Política por Diferentes Classes Sociais

Me baseado nas pesquisas feitas com três pessoas de idades e grau de escolaridade variada é que me proponho a demonstra uma visão muito pouco pré-definida de política que ocorre na sociedade.

Na tentativa de abranger as classes consideradas esclarecidas pelo senso comum que foi criado segundo o aspecto social esperado pelas pessoas que tem um grau de escolaridade estabelecido, pelas normas sociais como um grau de esclarecimento apto a responder qualquer indagação sócio-cultural. É que procurei selecionar pessoas de níveis acadêmicos diferentes nas minhas abordagens. Mesmo assim, essas pessoas alguns indivíduos que entrevistei mostrou alguma arrelia para responder as perguntas, um comprovação desta afirmativa esta na retirada de um dos entrevistados no segundo quesito dizendo que não fala sobre política, o que demonstra o quanto sua visão ainda não amadureceu sobre os aspectos políticos que o rodeia.

Minha primeira entrevistava foi uma doutoranda da área econômica que respondeu todas as perguntas corretamente, mas com um pouco de dificuldade como a quarta pergunta onde há peço para citar uma lei criada aparte de 1988. Mas considero sua avaliação boa em relação aos outros entrevistados.

O segundo foi um rapaz, que esta se graduando ainda este ano em economia o que significa que ele provavelmente já pegou matéria como ética e ciências políticas, que o daria um conforto razoável para responder o questionário da entrevista. Porem, de todos os que entrevistei foi o pior e o mais despreparado de todos para responder todas as indagações que lhe foi feita. O que me deixou perplexa no desenrolar de suas respostas foi quando lhe fiz a pergunta o que é estado? (onde já tinha citado no inicio da entrevista que o foco da enquete era absolutamente político) e a sua resposta foi: _ é abstrato. Tentei novamente explicar a ele que estava falando do estado brasileiro e a resposta continuo sendo a mesma. Minha perplexidade foi meramente pelo fato que percebe que ele estava falando de estado como se fosse um estado emocional e quando expliquei novamente para não se passar por uma pessoa despreparada se explicou dizendo que: _ o estado é algo abstrato, pois não posso pegar só sei que existe. Onde é que a educação dos graduandos dessa nova geração vai dar? porque eu sinceramente não sei.

O terceiro foi um garoto, que acabou de tirar o ensino médio cujas respostas foram surpreendentes, pois tinham toda uma objetividade e exatidão exceto na ultima onde ele denotava constituição e constituinte como se fosse a mesmo fato.

Contudo nesta entrevista pode observa que o esclarecimento político não esta no grau de escolaridade, mas sim no conhecimento adquirido pelas pessoas e o interesse destes indivíduos em procurar conhecer determinado tema melhor. Ate poderia chega e dizer que política não se discute, mas como diz um conhecido meu “só não discute política e religião quem sabe falar sobre o assunto”.