Cultura ganha espaço na televisão local

A partir de hoje, um novo espaço para discussão da cultura será inaugurado em Sorocaba. Estréia nesta terça-feira, às 21h, na TV Com, canal 7 da NET (TV por assinatura) o programa Conversa de Butequim. Comandado pelo produtor cultural e músico profissional, ex-integrante do grupo Catavento, Domingos Roberto Júnior, o Mingo, o programa mostrará entrevistas e bate-papos descontraídos com convidados que tenham relação com a vida artística e cultural de Sorocaba. No programa de estréia, Mingo entrevista o produtor cultural João Caramez. Na próxima semana, os convidados são o presidente do Conselho Municipal do Negro, Ademir Barros dos Santos; a líder comunitária Cida Costa; e o escritor e historiador Carlos Cavalheiro, que está lançando o livro Cenas da Escravidão.

A idéia surgiu porque a gente sempre fala da necessidade de mais espaços para discutir cultura e geralmente essas conversas acabam acontecendo assim, em bares e butequins, informalmente, explica Mingo. A intenção, explica o novo entrevistador, é transformar o programa num ambiente descontraído, de bate papo e descontração. Até porque eu não sou jornalista, me convidaram pra fazer e eu topei pra ver no que dá. Estou achando bem legal essa cara mais descontraída, diz.

A proposta do programa, ressalta Mingo, é descoordenar a conversa e fugir do formato pergunta e resposta. No primeiro programa, gravado com o produtor cultural João Caramez, Mingo contará um pouco sobre a trajetória pouco conhecida de Caramez, que de músico acabou seguindo uma outra trajetória e tornou-se um empresário de sucesso no meio cultural. Durante a conversa com Caramez, o telespectador será remetido aos barzinhos da década de 70 e 80, época em que Mingo tocava na noite sorocabana e o empresário trazia os primeiros shows populares para Sorocaba.

Caramez também revela curiosidades sobre seu relacionamento com as estrelas da música e do teatro, como as exigências excêntricas de certos artistas e os hábitos incomuns das celebridades nos mais de 30 anos de trabalho como empresário da música na cidade. A situação atual da área cultural da cidade também foi tema da conversa.

Foi uma conversa bem gostosa. Eu gosto muito desta magia da noite, onde o papo acontece com mais naturalidade, criatividade. Gosto de papo de bar mesmo, destaca o apresentador. Conversa de Butequim é gravado no Bar Josefina e tem cerca de 30 minutos de duração. Os próximos programas, adianta Mingo, devem ser gravados com o pessoal do Grupo Imagem; com a Vó Cida, senhora de 94 anos, integrante do movimento negro sorocabano; e vários outros personagens da cultura em Sorocaba.

Além da apresentação às terças, Conversa de Butequim será reprisado às sextas-feiras, às 20h30. Sugestões de pautas e críticas podem ser enviadas pelo endereço eletrônico: conversadebutequim

Domingos Roberto Jr., o Mingo, comanda o programa Conversa de Butequim

http://www.jcsol.com.br/2006/12/05/05B529.php

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 05/12/2006
Código do texto: T310137