Teatro de Animação em SC
ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O TEATRO ANIMAÇÃO
Questionário por Duda Shappo para Professor Nini Beltrame da UDESC, responde Carmen Fossari- Diretora do Pesquisa Teatro Novo
foto do espetáculo ILHA DOS SONHOS , Pesquisa Teatro Novo, cena fundo do mar(cena em 3D)
1. Por que o grupo escolheu trabalhar com a linguagem do teatro animação?
R. O grupo Pesquisa trabalha com todas as linguagens de Teatro Animação, Rua, Palcos espaços não convencionais etc.. Porque se propõe ser um grupo de investigação de Linguagens Cênicas abordando desde pesquisas das Linguagens aos estudos técnicos de iluminação, cenografia etc...
2. O que motiva o trabalho com essa linguagem?
O Teatro de Animação possibilita um mergulho ao universo onírico, despertando a capacidade dos adultos ao jogo que se estabelece na forma de uma representação mimética ou não e ao mesmo tempo, parece ser a linguagem que fala com as
crianças como um invisível código secreto de não racionalidade, que paradoxalmente auxilia ao desenvolvimento dos aspectos cognitivos e ainda no reverso deste tema, provoca nos adultos uma situação diversa pela capacidade do sensitivo que a linguagem onírica e ou mimética reproduz pelo “objeto intermediador” o títere, o boneco, o objeto animado”
3. O que o teatro animação proporciona ao grupo?
Uma vivência muito intensa, pois atravessa várias etapas, desde a plástica da confecção ao ato da criação e manipulação dos objetos do espetáculo, creio que no fundo o teatro de animação une um grupo pelo invisível cordão da magia. Especialmente nossa última experiência que realizamos no Pesquisa,com teatro de LUZ NEGRA E ANIMAÇÃO, ao qual nos dedicamos full time por sete anos, paramos dois para nos dedicarmos a peça AS LUAS DE GALILEU GALILEI e estamos retornando.
4. O trabalho com o teatro animação é apenas uma escolha estética?
Aqui cito LAFETÁ: projeto ético que coadune com um projeto estético, o estético deve vir junto a um projeto ético como no demais todas as linguagens do Teatro e da Arte em geral.
5. Qual a importância do teatro animação em Santa Catarina?
Importantes Festivais nacionais e internacionais, grupos por todo estado configuram um avanço do Teatro de Animação distanciando da dramática imagem de três décadas passadas, que nas escolas sempre havia num canto uma caixa com bonecos... as traças...sem artistas manipuladores e criadores...
6. A que se deve o crescimento do trabalho com a linguagem do teatro animação em Santa Catarina?
Fundamentalmente a um processo de democratização do saber artísticos através de cursos, grupos, pesquisadores, oficinas e acima de tudo pela necessidade da arte que vai criando uma demanda importante.
Vale ressaltar a importância da vinda dos Argentinos que em Lages na década de 80, criaram o Grupo Gralha Azul que passou a difundir o Teatro na época de Bonecos junto a uma proposta de governo popular mesmo em tempos ditatoriais no Brasil.Neste grupo Olga Romero e Nini Beltrame que até hoje perpetuam e recriam aquela importante experiência.
.
ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O TEATRO ANIMAÇÃO
Questionário por Duda Shappo para Professor Nini Beltrame da UDESC, responde Carmen Fossari- Diretora do Pesquisa Teatro Novo
foto do espetáculo ILHA DOS SONHOS , Pesquisa Teatro Novo, cena fundo do mar(cena em 3D)
1. Por que o grupo escolheu trabalhar com a linguagem do teatro animação?
R. O grupo Pesquisa trabalha com todas as linguagens de Teatro Animação, Rua, Palcos espaços não convencionais etc.. Porque se propõe ser um grupo de investigação de Linguagens Cênicas abordando desde pesquisas das Linguagens aos estudos técnicos de iluminação, cenografia etc...
2. O que motiva o trabalho com essa linguagem?
O Teatro de Animação possibilita um mergulho ao universo onírico, despertando a capacidade dos adultos ao jogo que se estabelece na forma de uma representação mimética ou não e ao mesmo tempo, parece ser a linguagem que fala com as
crianças como um invisível código secreto de não racionalidade, que paradoxalmente auxilia ao desenvolvimento dos aspectos cognitivos e ainda no reverso deste tema, provoca nos adultos uma situação diversa pela capacidade do sensitivo que a linguagem onírica e ou mimética reproduz pelo “objeto intermediador” o títere, o boneco, o objeto animado”
3. O que o teatro animação proporciona ao grupo?
Uma vivência muito intensa, pois atravessa várias etapas, desde a plástica da confecção ao ato da criação e manipulação dos objetos do espetáculo, creio que no fundo o teatro de animação une um grupo pelo invisível cordão da magia. Especialmente nossa última experiência que realizamos no Pesquisa,com teatro de LUZ NEGRA E ANIMAÇÃO, ao qual nos dedicamos full time por sete anos, paramos dois para nos dedicarmos a peça AS LUAS DE GALILEU GALILEI e estamos retornando.
4. O trabalho com o teatro animação é apenas uma escolha estética?
Aqui cito LAFETÁ: projeto ético que coadune com um projeto estético, o estético deve vir junto a um projeto ético como no demais todas as linguagens do Teatro e da Arte em geral.
5. Qual a importância do teatro animação em Santa Catarina?
Importantes Festivais nacionais e internacionais, grupos por todo estado configuram um avanço do Teatro de Animação distanciando da dramática imagem de três décadas passadas, que nas escolas sempre havia num canto uma caixa com bonecos... as traças...sem artistas manipuladores e criadores...
6. A que se deve o crescimento do trabalho com a linguagem do teatro animação em Santa Catarina?
Fundamentalmente a um processo de democratização do saber artísticos através de cursos, grupos, pesquisadores, oficinas e acima de tudo pela necessidade da arte que vai criando uma demanda importante.
Vale ressaltar a importância da vinda dos Argentinos que em Lages na década de 80, criaram o Grupo Gralha Azul que passou a difundir o Teatro na época de Bonecos junto a uma proposta de governo popular mesmo em tempos ditatoriais no Brasil.Neste grupo Olga Romero e Nini Beltrame que até hoje perpetuam e recriam aquela importante experiência.
.