entrevista de Helena de Paula !
Para meus amigos com carinho"
Uma escritora de uma simplicidade tremenda e um jeito lindo de escrever sobre o amor. Muitas pessoas acham que ela tem uma cara de brava, mas Helena de Paula é só sorrisos e carinho sempre. Afinal, como uma pessoa ruim iria escrever tão bem sobre amor como ela faz com perfeição. Sendo na poesia ou na prosa, ela surpreende, adquirindo fãs pelo mundo todo, tanto no Brasil quanto na belíssima Grécia. Conheçam mais sobre ela e se apaixonem por sua obra:
- Escrever romances é expôr um pouco de si mesma?
- Sim, penso que escrever romance é expôr sim... Às vezes somos confundidos com nossos personagens, principalmente para mim que escrevo sempre na primeira pessoa. Já me perguntaram se eu sou a Alice rsrsrss! E eu adoro tudo isto!
- Para você, o que a incita a escrever uma boa história?
-São boas? rsrsr. Você acha? Bem, é a vontade de trazer meus leitores para junto de mim. É o desejo de levá-los à viajar e a entrar comigo nessa magia que nós, autores, temos o privilegio de fazer acontecer ... É o que me incita a fazer sempre o melhor e a buscar sempre melhorar cada vez mais. Oxalá eu consiga.
-De onde veio a sua inspiração para Moinhos de Vento?
Ah! eu adoro responder essa pergunta.... Moinhos de vento é a exteriorização de um sonho... É a paixão pela Grécia, é o amor que tenho por esse povo, pela cultura e pela mitologia. O fascínio que os moinhos de vento da Grécia exercem sobre nós, amantes e amados, seria impossível passar desapercebido. As praias belíssimas, as águas azuis... Enfim, a exuberância do pôr do sol mais lindo é que me levou a criar e viajar com meus personagens para esses lugares lindos, assim como também conduzi-los à Itália, Veneza, Costa Amalfitana e pela ensolarada Toscana. Isso tudo é Moinhos de vento. Este é o meu romance.
- Você prefere escrever prosa ou poesia? Qual você se identifica mais?
Eu adoro escrever, escrever e escrever, rsrsrs. Adoro poemas e poesias, tanto que tenho 102 poemas publicados no Recanto das Letras e em outros sites, mas minha paixão mesmo é romance, sinto que meus leitores adoram meus poemas mas com certeza, são meus romances que ainda arrancam lágrimas de emoção. Eu sou muito bem recompensada por isso
- Na sua opinião, ser escritor no Brasil é como imaginava?
- Na verdade, no Brasil ou em qualquer outro lugar o escritor tem que ter em mente uma coisa: Ele escreve por que ama escrever, ou por que quer fama, riqueza, etc? Pois tem diferenças, para quem quer ficar famoso e rico da noite para o dia, vai se decepcionar, pois o caminho e árduo e difícil mesmo... No meu caso, digo com sinceridade, eu adoro escrever e sinto-me recompensada quando sei que meu livro esta sendo lido por amigos que vive na Grécia, na Itália e em Portugal.Saber que eles podem conferir minha historia no cenário real, digo ai está meu pagamento... Sucesso ? É consequência.
-O que você acha que tem de mudar na cabeça do leitor brasileiro?
Bem, o leitor brasileiro precisa sonhar mais, viver mais a magia de entrar numa historia, pois é compensador, penso que a felicidade está em ler e conhecer sempre mais e mais e isso só os bons livros podem proporcionar.
- Blogs e sites literários: ajudam ou atrapalham?
Com certeza ajudam! Aproveito para mandar meu beijo a todos os blogueiros, pois eles são as molas propulsoras para nós, autores. Têm sensibilidade para perceber quando algo é bom e quando deixa a desejar também... (será por isso que te amo??? rsrsrrsr) mas, é isso ai meu amigo, vocês nos ajudam e muito.
-Quais surpresas ser escritora já lhe proporcionou?
- Olha! Só tive surpresas agradáveis... Conheci pessoas fantásticas, mergulhei de cabeça em um mundo mágico, participei da ultima Bienal e posso te garantir, é uma experiência inesquecível. Amei...
-Depois de Moinhos de Vento, o que podemos esperar de Helena de Paula?
- Ah sim! Vem ai outro romance... O HOMEM QUE AMEI! E olhe, um pequeno poema que faz parte deste livro eu coloquei em alguns sites e já está dando o que falar rsrsrs. Penso então que este livro trará sim, muitas alegrias para mim e para meus leitores....
Podemos esperar então mais emoções a flor da pele?
Sim, certamente, espero mesmo agradar pois, esta é minha intenção!
Deixe um recado para os nossos literatos.
- Meus amores! Sonhem, e se tiverem um projeto engavetado, não o deixe lá... Busque uma forma de realizá-lo pois, escrever e publicar algo que criamos mexe com o nosso imaginário e realmente é muito bom.... E aguardem para breve O homem que eu amei! beijo a todos !
--
Postado por Danilo no Literatura de Cabeça em 6/21/2011 08:00:00 AM
--
twitter - @danilo_livros
msn - danilo_musica@hotmail.co