Profª Ma. Jane Cristina Baptista da Silva

FACULDADE DON DOMÊNICO

ILTON JOSÉ DA SILVA – R. M.: 19588

Entrevista cedida gentilmente pela Prof.ª Ma. Jane Cristina Baptista da Silva, que faz parte do corpo docente da Faculdade Don Domênico.

1-Poderia falar um pouco da sua formação?

. Magistério.

. Graduação no Curso de Letras.

. Mestra em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação.

2- Em quais instituições se formou?

Instituto Batista Americano.

Universidade Rosemar Pimentel /Faculdade Don Domênico

Universidade Brás Cubas

3- Ao ingressar na docência enfrentou grandes dificuldades?

Não, nenhuma dificuldade.

Iniciei minha carreira profissional como professora de Língua Inglesa em cursos livres CCAA (R.J.), Bright School (R.J.), Centro Cultural Brasil x Estados Unidos (CCBEU-Santos), Pink and Blue School (Guarujá), em seguida fui convidada para trabalhar no Colégio Don Domênico (Língua Inglesa/ Língua Portuguesa e Filosofia para Crianças), posteriormente na Faculdade (Letras, ADM, História) e Pós-Graduação em Psicopedagogia e Colégio São José (Santos)

4- Quais dificuldades que causaram obstáculos no seu magistério? Se há algum.

Não há dificuldades. Trabalho numa instituição que acolheu-me e ainda acolhe-me como muito carinho, e que me dá todas as condições para crescer profissionalmente.

5- Como se manifestou a orientação para lecionar, houve orientação da família por haver professores nela?

Não. Desde muito jovem ou melhor, desde criança já havia definida minha orientação.

6- Qual a sua orientação para aqueles que desejam ingressar na arte de ministrar aulas?

Que façam com amor e profissionalismo, não perdendo de vista a responsabilidade que o professor tem diante da vida de um aluno.

7- Comente como manter todo este amor pela profissão que é tão desprestigiada hoje?

Atuando. É só atuando que você perceberá no rosto e no sorriso de uma criança o milagre do conhecimento e das possíveis possibilidades de transformação. É só olhar...

8- Nós que estamos começando a trilhar o caminha da educação gostaríamos de saber qual a fórmula que a senhora utiliza para entrar em sala e encantar seus alunos com tanta facilidade?

Só uma palavra é capaz de resumir: “Amor”. Amor pela profissão.

9- Para finalizar, gostaria apenas de expressar que me sinto extremamente lisonjeado em poder participar das suas aulas e aprender com a sua imensurável capacidade de repassar o que aprendeu neste caminho feito de lágrimas, flores e dedicação.

As lágrimas devem ser só de emoção ao perceber que seu aluno “entendeu” aquilo que você se propôs a ensinar;

A dedicação é fruto do amor e da responsabilidade;

E as flores são todas para o aluno, que é a mais pura expressão da razão para ser o que sou.

* Autorizo publicação da entrevista.

Profa. Jane Cristina Baptista da Silva - Em: 06 de outubro de 2010.

GUARUJÁ – SP

2010

Ilton J S
Enviado por Ilton J S em 25/05/2011
Reeditado em 25/05/2011
Código do texto: T2993477
Classificação de conteúdo: seguro