Entrevista com R., nove anos, criança pobre, sofrida, indefesa e com sonhos
(Para entender é preciso ler o poema o "Grito do Silêncio").
R. faleceu aos nove anos e escrevi sobre sua morte em 2005.
Se fizesse perguntas à ela, penso que é desta forma que ela responderia:
1) R., me fala uma coisa, como é o lugar que você mora?
R: Lá é feio, sujo e tem barro.
2) Tem alguma coisa na sua casa que você gosta?
R: Sim, meu cachorro.
3) Qual o nome dele e o que você mais gosta nele?
R: Ele se chama Lucke e eu gosto dele porque quando chego da escola ele fica me esperando na porta de casa com o rabo abanando. Ele é meu amigo.
4) Você tem mais amigos além do Lucke?
R: Não, aqui na escola ninguém gosta de mim, mas se alguém mexe comigo, meu irmão fica bravo e bate...
5) Então seu irmão é seu amigo?
R: É, só que não vale muito porque ele é meu irmão. Se uma pessoa que não é meu irmão bate em alguém que mexe comigo, esse sim é meu amigo de verdade.
6) Ah tá, acho que estou entendendo. Então o irmão tem uma certa obrigação de ajudar porque é irmão, é isso?
R: É.
7) R., como você vê a escola. A escola é legal?
R: É.
8) E a professora é legal?
R: É.
9) Se você fosse escolher a melhor parte da escola qual você escolheria?
R: O parque.
10) Por que?
R: Porque lá tem areia e toda vez que piso na areia eu finjo que estou no mar. Uma vez me falaram que no mar tem areia, muita areia.
11) E você gosta do mar?
R: Eu acho que eu gosto...
12) O que você não gosta na escola?
R: Eu não gosto que eu não sei ler e todo mundo fica caçoando de mim e me chama de menino por causa do meu cabelo curto...
13) Você fica chateada né?
R: Eu não gosto.
14) Certo... me fala mais uma coisa, você tem algum sonho?
R: Aham...
15) Qual? Você pode me falar?
R: Aham...
16) E qual é?
R: Eu queria morar numa casa de boneca e queria ter um vestido cor de rosa bem rodado e cheio de brilho igual da Barbie...
17) Ah, tá e onde você viu um assim?
R: Na televisão lá de casa.
18) Tem alguma pergunta que você queira fazer pra mim?
R: Aham...
19) E qual é?
R: Você tem cachorro?
20) Não R., eu não tenho, não tenho paciência nem tempo pra cuidar...
R: Ah, eu gosto do Lucke.
Então tá querida era só isso mesmo... Fique bem...Abraço em você...