MEIO AMBIENTE - Lado verde!

ENTREVISTA COM ZEKA BIGUETTI

1 - O que vc acha que as pessoas podem fazer no dia a dia pra minimizar o impacto que deixam no Planeta?

R: Acredito que cada pessoa pode dar sua parcela de colaboração com pequenos hábitos no seu dia a dia, tipo não jogar lixo pela janela do carro, não escovar os dentes ou lavar louças com a torneira aberta, usar vassouras pra limpeza de calçadas ao invés de usar água, entre outros pequenos e significantes gestos que certamente contribuirão para que nosso meio ambiente seja mais saudável e menos danoso a todos nos. Para tanto, juntamente a necessidade iminente da implantação de políticas ambientais e a implantação de projetos que contam com a participação da sociedade, para que a população sinta-se engajada em colaborar de uma forma natural e compromissada, descentralizando, portanto uma “pseudo” responsabilidade única aos órgãos públicos.

2 - O que ensinar às crianças?

R: As crianças devem ser trabalhadas de forma que o tema juntamente com outras questões e ou disciplina constante do processo pedagógico sejam absorvidas de forma natural. A educação ambiental no processo de aprendizagem tem que ser uma tarefa constante no seu dia a dia, para isso bastam os pais, professores, e todos os adultos que a cercam assumam esta responsabilidade, e muito mais fácil trabalhar essa questão ambiental quando se fala de criança. Conceituar valores ambientais na infância certamente propiciará adultos mais conscientes.

3 - Como mudar um adulto?

R: ESTAR E SER ecologicamente consciente deveria ser um modismo do qual não nos permitiríamos ficar de fora. No entanto, mudanças comportamentais e atitudes em que alguns momentos interferem em nos ilusão de bem estar exigem de nos sair de uma zona de conforto e, esse processo deve primeiramente sair do coração.

ESTAR no ponto de vista de comprometimento, SER no ponto de vista de nossos atos e seus efeitos no meio ambiente.

3 - Que ações VOCÊ adota no seu cotidiano em benefício do Planeta?

R: Mesmo sendo um grão de areia no universo, louvo minhas atitudes e meu papel dentro da sociedade. Com minhas atitudes ás vezes consigo que outras pessoas mudem seus hábitos equivocados junto ao meio ambiente sem que os perceba. Mas acredito que consigo e todos podem conseguir, assim contribui pra com o meio ambiente, como por ex: plantando arvores, não jogar lixo nas ruas, economizar água, energias, etc. são apenas pequenos exemplos que para mim são gratificantes e fazem parte da minha rotina diária natural.

5 - Que meio você utiliza para conscientizar amigos e sua rede na internet?

R: Engajo-me nas campanhas, toda e qualquer campanha divulgo ações para meus amigos e meus contatos, que com certeza se multiplicarão. Com certeza essa atitude, muitas campanhas são conhecidas por varias pessoas.

6 - Que ações realizadas no Município (em especial pela prefeitura) vc consideram importantes para preservação do meio ambiente na cidade? O que ainda falta?

R: Não acredito que cuidar do meio ambiente seja apenas uma tarefa do poder público, mas sim de toda uma população. Muita ação do poder público tem contribuído para a conservação do meio ambiente, como por exemplo, plantio de arvores, aterro sanitário, entre outras, também e necessário que se promova atividades para a sensibilização de pessoas, principalmente as crianças, para que elas cresçam com consciência, criem hábitos ecológicos, o município deveria realizar campanhas de incentivos a arborização urbana e rural no município,

Zeka Biguetti
Enviado por Zeka Biguetti em 19/07/2010
Reeditado em 01/10/2010
Código do texto: T2386483
Classificação de conteúdo: seguro