Como Publicar um Livro? Entrevistado: Jorge Viveiros da Editora 7 Letras

Muitos autores desejam publicar livros. Mas, qual é o ponto de vista do editor? Realizamos algumas entrevistas com o intuito de revelar um pouco do trabalho dos editores.

Nosso primeiro entrevistado é Jorge Viveiros, dono da editora 7Letras, com sede no Rio de Janeiro.

A 7Letras iniciou suas atividades em 1994. Já lançou mais de 700 títulos no mercado. O editor, Jorge Viveiros, é também jornalista e escritor. É autor dos livros "De todas as únicas maneiras" (1a ed. Diadorim,1993) e "O melhor time do mundo" (Cosac Naify, 2006, 3º lugar no prêmio Jabuti 2007, na categoria "juvenil").

Viveiros faz questão de realizar uma leitura crítica das obras que recebe. A 7Letras recebe aproximadamente 200 originais por mês - contos, poemas, crônicas, romances – e são escolhidos os melhores para publicação. O projeto e a tiragem de cada livro são definidos caso a caso.

Partindo de uma boa seleção dos originais, a 7Letras conseguiu prestígio no mercado editorial como uma editora especializada em revelar novos autores.

Quais são as exigências para publicar um livro?

Não há nenhuma exigência, procuramos selecionar os melhores originais de acordo com a qualidade dos textos. Por mais subjetivos que possam ser os critérios de avaliação observamos também todos aqueles elementos objetivos que podem definir um bom texto - do conteúdo à forma, da linguagem ao estilo, da métrica à rima, do vocabulário à ortografia...

Alguns falam que poesia tem mais autores que leitores, mas a editora 7Letras também edita poesia. Qual é a resposta dos leitores? É verdade que livro de poesia tem tendência a ficar encalhado nas prateleiras das livrarias?

De fato a poesia não é um gênero muito comercial, o que não quer dizer muito em relação ao valor literário de uma obra. Esperamos que nossos livros possam chegar sempre ao maior número de leitores possível.

O Conselho Editorial se reúne para aprovar os livros que serão editados?

Sim, temos reuniões semanais para a seleção dos títulos.

Vocês ficam atentos aos erros ortográficos?

Às vezes a própria mensagem por ocasião do envio de um original já vem com erros de ortografia... claro que isso não ajuda na avaliação, mas procuramos ficar abertos e atentos para selecionar os melhores textos que recebemos,mesmo que depois seja necessária uma boa revisão”.

Fale um pouco dos próximos lançamentos.

Temos no prelo um romance/novela de um ótimo autor gaúcho ("A volta", de Ítalo Ogliari) de quem já publicamos outro livro ("Um sete um"), uma obra autobiográfica do poeta Chacal, um livro póstumo, inédito, de Tite de Lemos (poeta falecido em 1989) entre outros.