Entrevista sobre Genismo
Entrevista sobre Genismo
Metheorus entrevista Jocax, 2000
Metheorus - Antes de seguirmos, dê uma definição do termo Genismo, que você atribui à esta nova filosofia.
Jocax - O Genismo eh , principalmente, uma nova maneira de encarar a vida e a si proprio. Eh uma filosofia baseada em ciencia que pretende maximizar a felicidade do homem colocando-o na direcao mais natural possivel.
Metheorus - De que forma essa felicidade pode ser maximizada?
Jocax - A felicidade pode ser maximizada por 3 caminhos : Primeiro, reduzindo-se ao m'aximo os conflitos entre a cultura ( a razao ) e os instintos ( vontades, impulsos, desejos ). Segundo, dando ao indiv'iduo uma forma nao exot'erica nem m'istica de conseguir uma forma de transcendencia, de imortalidade. Terceiro por fornecer ao individuo uma explica'c~ao e uma raz~ao para viver.
Metheorus - Pelo fato do Genismo estipular a minimização da diferença entre povos, para o aprimoramento genético, você acredita que existam atualmente povos menos evoluídos, e povos mais evoluídos,
geneticamente?
Jocax - Mas o Genismo nao estipula a minimizacao nem maximizacao da diferenca entre povos, muito menos o aprimoramento genetico. O Genismo esta preocupado apenas com a felicidade do ser vivo dentro de um compromisso com a verdade ( sem ilusoes nem falsas esperancas ). Contudo, independentemente do Genismo, pode-se fazer uma estatistica de uma caracteristica fenotipica qualquer e verificar que em determinados povos este valor medio estatistico eh diferente de outros. Nenhum ser humano e' igual a outro e por isso e' natural que os povos tambem sejam, em alguns pontos, diferentes de outros.
Metheorus - O que seria reduzir ao máximo os conflitos entre culturas?
Jocax - Veja que , em principio, o Genismo nao esta preocupado em reduzir as diferencas de culturas entre povos ou nacoes e sim entre a cultura do individuo e seu aparato biologico. Algumas culturas tem costumes que nao vao contra os seus genes e por isso pode-se ter varias culturas diferentes com o mesmo grau de conflito genetico.
Metheorus - Você poderia fornecer mais detalhes encima dessa resposta?
Jocax - Sim. O Genismo nao propoe modificar a cultura de um povo em todos os seus aspectos. Muito da cultura dos povos como cultos cerimoniais e celebracionais nao precisam ser abolidos. Acredito que a inclinacao humana para rituais facam parte de nossa carga genetica. Temos esta tendencia a cerimonias e rituais. Nao precisamoa abolir isso. Mas se a cultura esta contra a verdade ou se ela prejudica o individuo colocando-o em conflito consigo mesmo, entao esta cultura devera ser mudada. Veja que o Genismo prega a abolicao de Deus. Eh portanto uma doutrina ateia. Assim rituais deistas deveriam ser substituidos por outros mais logicos e cientificos embora os rituais ou as cerimonias , em si, poderiam ser mantidas.
Metheorus - Em que setor ou fator genético, faz o Genismo indicar o ateísmo, como forma de seleção genética?
Jocax - Quero ressaltar que o genismo nao se preocupa com a selecao genetica de forma consciente. O Genismo acredita que a selecao genetica deve ser feita apenas com o instinto do amor. O Ateismo eh parte do Genismo porque estando o Genismo preocupado com a verdade e tendo base na teoria da evolucao, e, sendo que nao existe nenhma evidencia da existencia de Deus, eh natural que seja postulado sua inexistencia. Alem do mais a crenca em algo inexistente pode dar margem para muitas ideias fora do ambito cientifico que podem ir totalmente contra o imperativo genetico.
Metheorus - Que outros fatores, são positivos, favorecendo a genética, ao contrário da crença em Deus que pode vir contra o imperativo genético?
Jocax - Alem do Ateismo o Genismo diz que deveremos estar sempre preocupados com a nossa perpetuacao genetica. O Genismo acredita que devido a evolucao, desde a origem da vida, os seres vivos todos, foram filtrados e selcionados tendo esta unica direcao : A de perpetuacao genetica. Se assumirmos que somos uma "maquina perpetuadora" e agirmos no sentido de preservarmos nossos genes entao estaremos mais integrados com nossa biologia e reduzndo sofrimentos e conflitos. Existem uma miriade, milhares de direcoes que podem patrocinar esse caminho.
Metheorus - Existe algum tipo de estudo efetuado pelos responsáveis ao Genismo, que tenha como objetivo a pesquisa genética para ampliar cada vez mais as definições da ideologia?
Jocax - Veja que eu, por enquanto, sou o unico responsavel pelo desenvolvimento do Genismo. Eh verdade que o genismo prega que deveremos seguir ao maximo o que "querem" nossos genes, nossa codificacao genetica. Uma das formas para podermos segui-los eh decodificando a semantica de nossos genes. Isso eh trabalho para seculs de pesquisa, mas estaria dentro do escopo do genismo.
Metheorus - As questões práticas dos Genismo foram aplicadas com sucesso na sua família e na sua prole?
Jocax - Sim, me sinto muito mais feliz agora, que as ideias estao mais maduras, do que outrora. Embora perpetuar genes *nao siginifica* necessariamente maximizar a prole o tamanho da prole eh um fator de grande importancia para a perpetuacao genetica. Acredito que deveriamos ter uma prole proporcional aas nossas condicoes financeiras ( nao queremos nenhum filho passando necessidade ) Eu por exemplo, quero ganhar mais dinheiro NAO para viajar e me divertir e SIM principalmente para poder ter mais filhos ! Para um genista filhos eh o caminho da imortalidade.
Metheorus - O aumento da prole, para garantir ao máximo a perpetuação e aumento das espécies que carregam suas carga genética, tem sido a maneira de garantir longevidade ao gens. Além do intuito da longevidade, o aumento da prole, seria uma forma de atingir a felicidade?
Jocax - A longevidade da vida humana nao tem tanta importancia para um genista do que para uma pessoa normal. O genista nao esta preocupado com a sua vida tanto quanto a preocupacao com seus genes. Sua vida eh secundaria. Seus genes sao importantes. Isso eh mais ou menos instintivo qdo vc ve uma mae arriscando a vida para salvar os filhos : Os genes importam mais q a propria vida ! Assim a perpetuacao dos genes seria uma forma de atingir uma maior felicidade sim pois nos sentiriamos imortalizados em algo real e nao em algo falso como a alma.
Metheorus - Conforme uma reportagem, que li numa revista conceituada, um grupo de cientistas tentavam provar que o estupro tem como razão, o aprimoramente genético. O ser humano teria instinto natural de querer que os bons fenótipos se perpetuem, causando assim, a vontade ao estupro de parceiras com fenótiposa avantajados, na intenção incosciente de perpetuar os gens a partir da reprodução advinda daquele estupro, onde a mulher de bom fenótipo é marcada como a contribuidora para que o bom fenótipo se propague ao filho, e se perpetue assim. O genismo tem uma certa identificação com esse estinto natural do homem?
Jocax - A cerca do estupro a ideia nao eh de aprimoramento genetico e sim de perpetuacao genetica. A psicologia evolutiva estuda o comportamento sob o ponto de vista do paradigma gene-perpetuativo e assim o estupro poderia ser visto como uma forma de perpetuar genes quando nao se tem um outro meio melhor de faze-lo. Mas obviamente o risco eh grande pois vivemos em sociedade desde os primordios da raca humana. Assim, existem genes que nos impelem a seguirmos um papel social. Os sentimentos de vergonha, arrependimento sao exemplos de instintos geneticos de adequacao social. Ou seja podemos ter desejos de estuprar uma mulher mas tambem temos desejos de fazermos parte da sociedade. Uma pessoa socialmente adequada tem mais chances perpetuativas do que um estuprador.
Metheorus - Sigmund Freud, pai da Psicanálise, foi quem fez estudos, anunciando que o amor, é apenas uma tara sexual do indivíduo, em algum detalhe do fenótipo (o nariz arrebitado, ou a pele excessivamente branca, por exemplo), o que levaria ele a fazer de tudo pela parceira, representando falsamente para a sociedade, como sendo amor. Parece-me que essa tara, é uma forma obcessiva de perpetuação do gen. O Próprio Sigmund Freud tinha como amante, a própria filha. Você enterpretaria então, que a atitute de Freud, pelo "amor" à filha, seria a vontade inconsciente de perpetuação dos próprios gens, ao invés da perpetuação de gens oriundos da junção de dois não-familares?
Jocax - Se formos abordar a questao pelo lado exclusivamente tecnico, Freud fez uma escolha errada: Primeiro, existe a possibilidade de doencas hereditarias aparecerem com mais probabilidade ( esta eh a origem do tabu do incesto ) . Segundo, que o importante eh vc salvar seus genes, veja : Se a filha dele tivesse 2 filhos com outro homem e ele tivesse 2 filhos com outra mulher eles estariam salvando 23 + 23 + 11 + 11 cromossomos do Freud Se os filhos fossem via incesto eles estariam salvando : (23+11) + (23+11) Ou seja teriamos o mesmo numero de cromossomos salvos, mas com muito menos risco no primeiro caso que no segundo. Isso sem contar os genes que sao comuns na especie humana. Neste caso a primeira opcao seria claramente vantajosa.
Metheorus -. Mas sendo inconciente essa escolha do fenótipo para o estupro, ao menos sem um estudo sobre o caso, cairíamos no fato de que Freud, poderia ter tido uma tara pela filha não por escolha obviamente. Ao contrário dos fatores de risco de doenças por serem familiares, a tara é inconciente, e o fator da doença é estudo da consciência, da qual Freud deveria saber. No entanto, sua sabedoria sobre os males do incesto, não evitou que o inconsciente, ou seja lá o que for, juntamente com o extinto de preservação do gen, de forma totalmente inconsciente nele, o guiasse parasua tara na sua própria filha. Segundo a própria psicologia de Freud, a tara, não se anula por questões da conciência, e sóa tua pela inconsciência. Sabe-se no entanto, o queque o atrae mais. Dentre todas as características da pessoa, podem ser motivos de taras, desde as de comportamento, as de personalidade, a de intelectualidade, tal como partes físicas em isolado, em em condições e formas especiais. Portanto, a tara não é em primeiro momento, um fator que se evita. Ela ocorre, devido a formação da mente do indivíduo, que vai possuir ao longo de sua vida, taras próprias, pessoais. Na sua opinião, para certos tipos de taras, existe antes a predisposição genetica do sujeito, de tê-las ao longo da vida?
Jocax - Primeiramente eu gostaria de que vc verificasse se este caso de Freud com a propria filha eh veridico ou apenas boato. Tenho razoes para duvidar pois acredito que exista forte influencia genetica na predisposicao para *evitar* o incesto. Por esta razao genetica eh que nao existe atracao fisica entre irmaos e de tambem pai para filha. Acredito tambem que possa existir uma predisposicao genetica para fetiches ou alguma tara , nao creio que o objeto do fetiche ou da tara seja determinado geneticamente mas a predisposicao , de algumas pessoas, para *ter* este fetiche ou tara pode ser geneticamente influenciado. O objeto da tara, acredito, deve ser fixado atraves da interacao ambiental do individuo.
Metheorus - Entendo por completo sua declaração sibre as taras e feticehes. O que traz dúvidas são os vastos casos de abuso sexual entre parentes. Há casos também entre atração sexual entre irmãos, ao invés de estupro. Sendo contra o fluxo, e a tendência da genética, seria então uma abrração genética ou um desvio genético? Ou será que seria apenas um desvio psicológico, de ordems não genéticas?
Jocax - Na verdade, se estes irmaos *cresceram juntos*, fator importantissimo para a manifestacao anti-incesto, a tendencia seria a perda de atracao sexual mesmo. Ja li estudos a estes respeitos. Criancas criadas juntas desde o inicio tendem a nao ter atracao sexual na maturidade. Os genes predispoe o fenotipo a nao se atrair por pessoas que foram criadas juntas desde a fase de bebe. ( existia um limite de idade maos nao me recordo ). Mas eh claro que se esta tendencia eh hereditaria pode ocorrer mutacoes ( como doencas ) e hver atracao sexual, mas estes devem ser casos raros. Ou seja neste caso especifico de atracao sexual acredito que a influencia genetica seja predominante mas nao descarto a possibilidade de mutacoes que possam fazer esta tendencia natural aparecer.
Jocax - Da mesma maneira irmaos que NAO foram criados juntos podem se apaixonar quando se encontram quando adultos !
Metheorus - Baseado nas duas ocasiões, pode-se ver claramente que a manifestação anti-incesto ocorre na sua maioria, naqueles que convivem juntos desde pequenos. Sendo uma questão de convivênvia, nada parece estar ligado à algum fator genético que tenha funções "anti-incesto". Estaria sim ligado as questões ambientais. Assim sendo, a manifestação anti-incesto é um conceito basicamente religioso e cultural. Haja visto que na idade média, era perfeitamente comum, todos de uma mesma família, terem relações sexuais com todos. O pai se relacionava com a filha, com a esposa, com a irmã. A irmã com o pai, com seu irmão, etc. Era um incesto frequente e sem aparente tabu, apesar da ococrrência clássica de aberrações fenótipas e genéticas frequentes. Corcunda de Notre-Dame é um dos casos que representa a idade média, só para se ter noção. Desta forma, esta manifestsção anti-incesto, não estaria ligada aos fatores de controle que a religião impôs sobre a população, definindo incesto com pecado grave?
Jocax - Nao. Vc deve entender o conceito de expressao de um gene. Os genes sao ativados dependendo das condicoes ambientais. A melanina, por exemplo, aparece se a pele for exposta ao sol. Eh uma expressividade condicionada pelo meio ambiente. E eh genetico ! Assim o desejo por irmaos ou filhos tambem eh condicionado geneticamente no sentido de se evitar o incesto. Claro que a cultura pode ir contra estes genes e promoverem casamentos de pais e filhas etc.. Ou seja o que ocorre eh o contrario : E ah cultura que pode influenciar o incesto e nao vice-versa como vc argumentou.
Metheorus - Sendo os genes variáveis conforme as questões ambientais, citado por ti como exemplo, a melanina, me prego à duas outras perguntas: A Religião e a Cultura faz o sujeito adaptar-se à um certo modo de vida, que aos poucos pela próprica conduta do povo, vai alterando os genes. Para povos com culturas e religiões que inibem o incesto, a população vai desenvolver ao longo das gerações, a tendência anti-incesto. E para os povos com culturas e religiões que não inibem o incesto, a população não vai ter ao longo das gerações fatores anti-incesto impostos geneticamente. Se não ouvesse a religião inibidora, e se também ouvesse a religião incentivadora, qual seria a atitute comum do neutro?
Jocax - Sim, eh verdade que a cultura e os genes co-evoluem, iesto eh, eh uma evolucao onde uma influencia a outra. No caso do tabu-do-incesto ocorreu que os genes influenciaram a cultura e nao vice-versa ! Por isso que em praticamente em todas as sociedades do planeta existe o tabu do incesto eh pq esta cultura anti-incesto veio do prorpio ato instintivo genetico de evitar o incesto. Ou seja havendo ou nao havendo uma cultura inibidora a tendencia natural eh que as familias evitassem o incesto. Para vc ver que eu tenho razao basta ver a maioria das sociedades animais: Existe tambem uma tendencia a evitar o incesto.
Metheorus - Antes das culturas e religiões inibidoras, a idade média viviva sem este instingo genético anti-incesto. E o que determinou uma sociedade não praticante de incesto, foi a religião basicamente. E em segundo, o caso dos animais, ocorre o instinto, que os mantém nesse padrão em todo reino animal com atitudes anti-incesto. Diante da situação, seria o fato certo ocorrido, de que dentre a massa geral praticante do incesto, alguns poucos começaram tender a não executar incesto, pela própria seleção e evolução de gens, fazendo com que os genes "pró-incesto" se exterminassem, conforme as teorias de Darwin, e assim os gens "anti-incesto" se fortalecessem, mantendo-se predominantes. E ainda levanto outra questão. Se a evolução natural segue para a eliminação do incesto e o progresso do anti-incesto, comprova-se mais uma vez que em pró da perpetuação, tudo tende a caminhar pelo lado que a vida cresce mais. Pois no incesto, o número de doenças fica contra a vida praticamente. Enquanto que o anti-incesto favorece o crecimento da vida, e pertuação. Seria isso?
Jocax - Sim, a instinto anti-incesto eh exatamente devido a isso que vc disse.
Metheorus - Rodrigo Meyer: Que outras formas de evolução estão ligadas ao Genismos, de forma que a boa conduta do Genismo traga benefícios de proliferação da vida de forma mais intensa?
Jocax - Eu percebi que a prática genista realmente pode provocar uma alteração evolutiva no sentido de atenuar os comportamentos ligados ao egoismo. Ou seja o genismo atua fazendo uma pressão no sentido de que os "genes-malévolos", que são genes liagados aos instintos torpes ( inveja, ciumes, vinganca, etc.. ) sejam reduzidos.
Metheorus - Rodrigo Meyer: Seria esta redução uma ocorrência psicológica, devido ao fato de que com a igualdade evolutiva e aprimoramento da beleza externa, ou fenótipo, devido a pré-seleção genética, trazendo um sentimento de segurança, e eiliminando assim os medos e inseguranças que podem gerar ciúmes, inveja, vingança, etc?
Jocax - Nao, nao tem nada a ver. Para entender isso vc deve pensar na pergunta : "O que fez com que no processo evolutivo apareceram tais sentimentos que moralmente condenamos?" Vc vai verificar que estes sentimentos surgiram como resultados de genes que favoreciam a perpetuação genética daqueles que o possuiam.
Assim,evolutivamente, pessoas egoístas tinham mais chances de perpetuar seus genes do que aquelas que nao tinham tais sentimentos. Cada sentimento tem um papel na evolução, cada sentimento auxiliava ( e auxilia ) na perpetuação por isto eles existem hoje.. Como o genismo traz para o consciente a tarefa de perpetuar genes ( que normalmente eh relegada aos instintos da pessoa ) então a pressão para que tais genes continuem no pool genético da população diminua já que grande parte da tarefa de perpetuação passa a ser consciente..
Para entender isso deve-se perceber que o que mantem uma característica qualquer funcional , sem degenerar, eh a pressão seletiva. Os genes estão sempre sofrendo mutações e se nao houver uma pressão para que estes genes mutantes sejam filtrados , mantendo-os assim intactos, então se não houver esta pressão eles tendem a se degenerar.
Metheorus - Se estes sentimentos tem papel de incentivar a evolução, porque razão o Genismo diz que estes sentimentos irão se atenuar? Segundamente, você anunjciou que os genes-malévolos são os responsáveis por estes sentimentos. Assim sendo, que real importância estes sentimentos tem com o Genismo e porque essa
contradição?
Jocax - Veja que estes sentimentos eram importantes porque conferiam vantagens evolutivas num ambiente competitivo social. Não eram necessários por exemplo na lutar entre espécies. Assim as pessoas não precisam sentir inveja para que a espécie sobreviva ,mas este sentimento reforça a vantagem que estas pessoas tem em relação as outras favorecendo sua competitividade dentro da própia espécie. Não é um sentimento necessário para que a vida sobreviva e por isso poderia ser eliminado ( entre outros ) sem prejuizo para a
espécie.
Eu dsse que estes sentimentos irão se atenuar porque o genismo atenua a pressão seletiva sobre eles faqzendo com que mutantes que não os possuam não apresentem desvantagens evolutivas desde que eles sejam genistas.
Metheorus - Rodrigo Meyer: Sendo este um sentimento desnecessário, a própria natureza começaria a selecionar e excluir gens desnecessários como este. Assim sendo, não se faz necessidade da interferência externa ou artificial para que isso ocorra. O Genismo tem uma visão de que estes gens devam ser "pressionados" para que caminhem pra esse caminho. Porque a necessidade dessa "pressão", se o caminho de eliminação destes gens é um fator que ocorrerá naturalmente pela seleção natural?
Jocax - Veja bem tais sentimentos malévolos não são necessários para a sobrevivência da espécie porque ( a maioria deles ) serve apenas como uma forma de se obter vantagens dentro da luta competitiva da própria espécie. Se quisermos uma espécie genéticamente boa e mais altruísta deveremos pensar num meio de conseguir isto eliminando as causas ( os genes ) uma vez que apenas a moral ( a educação ) não resolve o problema.
Veja : se 2 pessoas são educadas para serem boas a pessoa má poderá se sair melhor se for pérfida, egoísta, invejosa, mentirosa ( quando lhe convier ) fazendo com que tenha vantagens evolutivas sobre a outra que seguiu os padrões morais. Conclusão : Quem eh "bonzinho" tem menos chances perpetuativas do que o que não é. Esta é a razão e a causa dos genes malévolos permanecerem na população.
Metheorus - Então, dessa forma, a longo prazo, os gens responsáveis pela conduta da pessoa "boazinha" seriam eliminados, e darão espaço aos gens da pessoa que se utiliza dos sentimentos egocentricos para se impor sobre as outras geneticamente. Se não tivesse a estes dois tipos diferentes de pessoas, seria possível que a "pessoa mau", acabasse predominando na Terra? Estaríamos com a evolução Genética à caminho de uma população slecionada apenas por pessoas Egocentricas?
Jocax - Sim, na verdade é exatamente isso que já ocorre atualmente e a tendência é isso se agravar ainda mais. É bom notar que tais genes-malévolos não vão ser expostos facilmente pois isto vai contra a ética social. Por isso a tendência é que o ser humano torne-se cada vez mais falso e pérfido, já que tais atitudes camuflam a verdadeira natureza humana quando conveniente. Deve-se notar que tais atitudes só existem porque conferem vantagens evolutivas ao seu portador. Mas se a pessoa age conscientemente na busca da perpetuação genética tao pressão seletiva deixa de ser importante na manutenção destes genes.
Metheorus - Se a sociedade caminha pra que cada vez mais se agrave esta tendência de egocentrismo, onde está a felicidades que o Genismo diz objetivar?
Jocax - Veja que a longo prazo, com o genismo, tal egocentrismo tenderá a se atenuar uma vez que o genismo passa ao consciente o que normalmente está relegado aos instintos. Além do mais , no futuro, será possível se eliminar estes genes malévolos através de uma ética específica que eu criei especificamente para este fim. Enquanto isto, como já disse, o genismo aumenta a felicidade através daqueles 3 fatores que eu citei no início de nossa entrevista.
Metheorus - Então, o Genismo vai contra a naturalidade da evolução, em pró da felicidade? è uma busca artificial por meio da consciência? Que males problemas podem surgir com esse bloqueio" à genética, por meio desta intervenção da consciência em parceria com os princípios do Genismo?
Metheorus -"Genismo é, principalmente, uma nova maneira de encarar a vida e a si próprio. É uma filosofia baseada em ciência que pretende maximizar a felicidade do homem colocando-o na direção mais natural possivel." Esta foi uma das suas frases, anunciando que o Genismo tenta maximizar a felicidade, colocando o homem na direção mais natural possível. No entanto, se o homem fosse de fato colocado na direção mais natural possível, ele caíria na evolução genética que tende ao egocentrismo, como você mesmo citou.
Jocax - Veja bem, não existe doutrina ou filosofia ou moral que diga que você deva ser anti-social. O genismo tambem. Neste aspecto, não é diferente. Você deve notar também que tais comportamentos malévolos tem um único objetivo : perpetuar genes. Desta maneira se você agir com este objetivo em mente você não estará indo contra sua natureza, muito pelo contrário, você estará agindo o mais harmonicamente possível com relação ao *conjunto* de todos os seus genes. Vc deve notar também que temos muitos genes que regulam o comportamento em sociedade de modo que não nos excedamos e sejamos punidos por infringir as regras sociais. Então bloquearmos determinados instintos mais primitivos não é contra a natureza humana. O homem é naturalmente conflituoso nesta busca dinâmica de seus interesses versus os interesses da sociedade. A melhor forma de resolver estes conflitos é através do genismo que procura minimizar os conflitos internos levando todo o
organismo ao seu papel biologico : a perpetuação de seus genes.
Metheorus - Eu não disse que os comportamentos malévolos vão contra a natureza. Afirmei fortemente que a *intervenção* da conciência sobre eles, podem disvirtuar o real caminho evolutivo. Você respondeu como se eu tivesse dito o oposto. Peço que explique novamente, tomando mais atenção ao que eu disse de fato nas minhas perguntas.
Jocax - Vivemos em sociedade e por isso, como disse, nao agimos como animais irracionais. Existem genes regulando este aspecto social tambem. Vc pode ver isso através de alguns sentimentos como a vergonha e o remorso que existem para facilitar nossa vida em sociedade. O caminho evolutivo natural é a perpetuação genética e o genismo aponta nesta direção. Claro que poderemos maximizar nossa perpetuação agindo anti-socialmente ou anti-éticamente mas o genismo não permite isso nesta nossa era. Futuramente poderemos agir anti-moralmente com a adoção da gamética. Neste caso não haverá conflito de espécie moral
entre a razão e a vontade.
Metheorus - Tendo nós, humanos, capacidade de regular fatores sociais, e tendo isso também regulado por gens, quais seriam as forças que predominariam entre a tendência de evolução genética pelo caminho do egocentrismo e a consciência de moderação por razão da sociedade que vivemos atualmente? Qual tem mais força? Qual predominaria?
Jocax - Primeiro, vc deve notar que não existe um caminho evolutivo pré-determinado a ser seguido. Segundo, a consciência influência no destino de nossas vidas quer queiramos quer não queriamos. Ate´ o genismo eliminar os genes-malévolos nunca poderemos fazer tudo o que desejamos a consciência também eh utilizada para que nos portemos éticamente em sociedade. Já disse que por esta razão o homem, vivendo em sociedade, está naturalmente tendo que controlar seus impulsos. Não existe por enquanto outra forma de agir. Impulsos anti-sociais tem que ser controlados. Vc deve notar que a *capacidade* de controlar tais muitos impulsos também são geneticamente determinados e por isso vc *não* pode dizer que eles são anti-naturais.
Como disse a dicotomia conflituosa entre os instintos mais proimitivos e nossos instintos sociais são naturais e são evolutivamente governados pela punição social. Pessoas que não conseguem se portar adequadamente em sociedade tenderão a ser excluidas da mesma com graves prejuizos perpetuativos. A solução final para todos estes conflitos não poderia ser agora mas sim no futuro, com a adoção da gamética juntamente com o genismo. Muitas doutrinas não leva em consideração que toda a vida procura perpetuar os genes e por esta razao os conflitos podem aumentar muito. Por isso o melhor caminho é através do genismo, pois esta conscientixação ganha um sentido natural que une a mente e o corpo.
Metheorus - A referência de que eles são anti-naturais, deve-se ao fato de serem opostos a outra ocorrência. Se, ser natural é ser favorável ao fluxo genético e evolução por meio do egocentrismo, a intervenção desse caminho natural, é uma forma anti-natural de barrar os sentimentos egocentricos. Ao menos ao que pude notar das suas explicações. No entanto vejo a possibilidade de que a real tendência genética é que o ser humano chegue futuramente num equilíbrio, unindo o controle dentro da sociedade, e ao mesmo tempo a perpetuação dos gens por meio do egocentrismo e sentimentos similares.
Jocax - A tendência a perfidia , a falsidade, a mentira etc.. acontecem porque são formas adaptativas à conjuntura do ambiental atual. Vc não pode dizer que estas tendências são sempre naturais. Se mudarmos a pressão seletiva de modo que o comportamento malévolo seja fortemente punido com severa desvantagem evolutiva então a tendência natural, mesmo sem o genismo, é que a ética seja seguida e a franqueza e a lealdade sejam os fatores mais naturais a serem seguidos. Vc percebe que o caminho depende apenas do ambiente para que os genes se adequem a eles? Nota que o fator comum ao ambiente e a pressao evolutiva será sempre a perpetuação genética. Se o ambiente favorece a falsidade ou a lealdade então o comportamento se moldará a esta pressão sempre no caminho da perpetuação genética. Se podemos mudar o ambiente para os comportamentos malévolos serem extintos acredito que deveremos faze-lo.
Metheorus - A referência de que eles são anti-naturais, deve-se ao fato de serem opostos a outra ocorrência. Se, ser natural é ser favorável ao fluxo genético e evolução por meio do egocentrismo, a intervenção desse caminho natural, é uma forma anti-natural de barrar os sentimentos egocentricos. Ao menos ao que pude notar das suas explicações. No entanto vejo a possibilidade de que a real tendência genética é que o ser humano chegue futuramente num equilíbrio, unindo o controle dentro da sociedade, e ao mesmo tempo a perpetuação dos gens por meio do egocentrismo e sentimentos similares.
Jocax - Como disse a dicotomia conflituosa entre os instintos mais proimitivos e nossos instintos sociais são naturais e são evolutivamente governados pela punição social. Pessoas que não conseguem se portar adequadamente em sociedade tenderão a ser excluídas da mesma com graves prejuízos perpetuativos. A solução final para todos estes conflitos não poderia ser agora mas sim no futuro, com a adoção da gamética juntamente com o genismo. Muitas doutrinas não levam em consideração que toda a vida procura perpetuar os genes e por esta razão os conflitos podem aumentar muito. Por isso o melhor caminho é através do genismo, pois esta conscientização ganha um sentido natural que une a mente e o corpo.
A tendência a perfidia, a falsidade, a mentira etc. Acontecem porque são formas adaptativas à conjuntura do ambiental atual. Você não pode dizer que estas tendências são sempre naturais. Se mudarmos a pressão seletiva de modo que o comportamento malévolo seja fortemente punido com severa desvantagem evolutiva então a tendência natural, mesmo sem o genismo, é que a ética seja seguida e a franqueza e a lealdade sejam os fatores mais naturais a serem seguidos. Você percebe que o caminho depende apenas do ambiente para que os genes se adequem a eles? Nota que o fator comum ao ambiente e a pressão evolutiva será sempre a perpetuação genética. Se o ambiente favorece a falsidade ou a lealdade então o comportamento se moldará a esta pressão sempre no caminho da perpetuação genética. Se podemos mudar o ambiente para os comportamentos malévolos serem extintos acredito que deveremos faze-lo.
Metheorus - Diante de todas estas variáveis genéticas, por conta da sociedade, como estaria posicionado o Genismo nas questões de alteração e controle genético em laboratório, por conta das novas tecnologias que ewstão surgindo, como a Clonagem e o Genoma como forma de mapeamento genético. Qual a posição do Genismo na existência destas novas tecnologias?
Jocax - Devemos como norma sempre buscar a maximização da felicidade. O que eu acho que está acontecendo é que a tecnologia de clonagem é muito recente para ser aplicadas em humanos com riscos de produzirmos, talvez, crianças com problemas que irá gerar sofrimento a elas. (continua). Contudo, uma vez que a técnica seja aprimorada, não vejo problema em sua utilização. Veja que gêmos univitelinos são clonagens pela natureza. Com relação à mudanca do material genético a coisa é um pouco + complicada. ( cambio )
Metheorus - Existe algum elo entre o Genismo com as práticas técnológicas da ciência atual?
Jocax - Eu vejo como promissora a tecnologia de manipulação genética mas não sei ainda até que ponto poderemos utiliza-la. É possivel que através desta tecnologia se faça adiantar o surgimento de uma nova espécie humana. Devemos evitar isso? É uma pergunta dificil de analisar rapidamente pois envolve muitas facetas....
Metheorus - Existe alguma atividade paralela ao Genismo que trabalhe nesse setor de pesquisa e o estudo da Genética?
Jocax - Uma das idéias do genismo é que devemos tentar seguir os genes, isto é, nossa programação biológica, o máximo possível limitando-nos aos principios éticos e a perpetuação genética. Através da decodificação da *semântica* dos genes poderíamos verificar qual deveria ser nossa tendência mais natural e então teríamos um 'mapa' de qual o melhor comportamento deveríamos adotar. Mas isso é tarefa hercúlea para fo
futuro.
Metheorus - Então, baseado em toda ideologia do Genismo, resuma em uma frase, o que as pessoas deveriam saber sobre o Genismo, qual a importância do Genismo, e o que representa o Genismo.
Jocax - Em uma frase ? Vc quer que eu faça milagres....mas posso tentar: "O Genismo representa uma nova ideologia-filosofia-religião que visa a maximização da felicidade evitando que culturas ou ideologias (memes) malévolas possam desvirtuar o ser humano de seu propósito fundamental levando-o ao sofrimento e à destruição"
Metheorus - Diante de tudo, encerro por aqui a entrevista. Foi muito gratificante pra mim entrevistá-lo e passar para os público, essas informações valiosas sobre o Genismo. Espero reecontrar-te por aqui.
Jocax - Obrigado, para mim também foi graificante poder ajudar e levar estas informações para o público.