Jornalista Zeca Camargo ministra palestra em Patos de Minas

O jornalista Zeca Camargo realizou a palestra de abertura do VII Congresso Mineiro de Empreendedorismo (COMINE), na quarta-feira (19-05), às 19h, no Salão DecorFest, em Patos de Minas. O apresentador do Fantástico, da Rede Globo, falou sobre superação dos limites.

Zeca Camargo iniciou sua carreira como repórter no mundo da música em 1987 quando trabalhava na Folha de S. Paulo e foi enviado para Nova York, EUA. Quando retornou ao Brasil, foi chamado para trabalhar na MTV Brasil, onde se tornou diretor de jornalismo e apresentou o programa MTV no Ar. Em 1994, apresentou o programa Fanzine na TV Cultura e mais tarde virou editor da revista Capricho. Depois disso, em 1996, foi chamado pela Rede Globo para apresentar o quadro “Altos Papos” no Fantástico. Também no canal apresentou o reality show No limite. Desde 1996 integra a equipe do Fantástico, da Rede Globo, como Chefe de redação, repórter e apresentador. Cursou, paralelamente, as faculdades de Administração de Empresas na FGV e Publicidade na ESPM, em São Paulo. Além de Administração, Publicidade e Jornalismo, Zeca Camargo cursou dois anos de Filosofia.

O VII COMINE é uma promoção do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACIA) e conta com a participação de renomados palestrantes, apresentação de peças teatrais, além da entrega do Prêmio UNIPAM de Empreendedorismo, que a cada ano premia os melhores projetos empreendedores de alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACIA).

Com bastante naturalidade e simplicidade, Zeca Camargo recebeu os jornalistas no salão do hotel onde estava hospedado e respondeu aos diversos questionamentos. Dentre os assuntos abordados, o apresentador falou da boa imagem que o Brasil tem hoje no exterior. “Falar que é brasileiro hoje lá fora, serve como um bom cartão de visita”, afirmou. Ele disse que o Brasil já é considerado uma superpotência e que se sente bem morando aqui. Outro assunto, que também fez parte do tema de sua apresentação na palestra, foi a superação de limites. Zeca destaca que a superação precisa acontecer diariamente na vida das pessoas e para isso é preciso ter vontade. “Nunca devemos perder a curiosidade e a vontade de saber das coisas”, disse. O jornalista começou a disseminar suas palavras exatamente às 19h50min e concluiu as 21h50min. No início abordou sobre as suas diversas viagens pelo mundo e as várias culturas que já se deparou, também ressaltou a responsabilidade de fazer e falar idéias no mundo atual, onde temos notícias 24 horas e por diversos meios de comunicação. “Devemos ter a vontade de renovar sempre, temos que ter emoção, sonhos e inspirações nas reportagens”, afirma Camargo.

Em relação ao seu papel na sociedade, Zeca destacou a importância do Brasil de acordo com a diversidade cultural existente. “Jornalistas e profissionais em geral, devem ter idéias, essas não podem ficar no papel, precisamos de pessoas que não aceite aquilo que ouve, que questione, que desconfie de tudo, ter curiosidade de tudo, assim tentar mudar as situações, usar o talento em prol de melhorias sociais, e sempre trabalhar em equipe. Devemos contar e fazer coisas novas, de ângulos diferentes para os telespectadores”, explica o apresentador.

A respeito dos novos meios de comunicação, Zeca Camargo disse que a televisão não vai deixar de ser líder, em relação aos novos meios de comunicação. Citando um artigo produzido por uma revista de renome, ele falou que a TV irá passar por um processo de adaptação, mas que vai continuar sendo o maior veículo de comunicação. O que cativou o público presente foi que o apresentador deixou as pessoas participarem ativamente, vários questionamentos foram feitos pelas pessoas e o jornalista foi respondendo com clareza e carisma.