Entrevista com a escritora Roberta Polito

Tivemos oportunidade de entrevistar a escritora Roberta Polito que está lançando seu primeiro livro Amores Incertos.

1) Amores Incertos é seu primeiro livro publicado. Você já escreveu outros livros que não foram publicados?

Antes da publicação do meu livro, escrevi apenas alguns contos. Um desses contos se transformou em Amores Incertos. Entre pesquisas, primeiras versões e publicação foram intensos 9 meses.

2) Como surgiu o enredo do livro?

Observando o comportamento das pessoas e refletindo sobre experiências pessoais, passei a imaginar algumas situações. Daí saiu o enredo principal, que evoluiu e acabou sendo um pouco alterado durante o percurso.

3) Você escreveu pensando em um público alvo ou o enredo foi surgindo sem essa preocupação?

Não posso dizer que pensei num público alvo, pois quando comecei a escrever eu não imaginava publicar o livro. Eu quis colocar no papel uma ideia e as coisas acabaram acontecendo muito rápido.

5) Alguns críticos acham que “mulheres só escrevem para outras mulheres”, ou seja, que em literatura também existem os dois clubes: o clube do Bolinha e clube da Luluzinha e que a literatura chamada “feminina” não agrada aos homens. Qual é sua opinião?

Eu não escrevi para as mulheres, mas meu livro acabou se voltando para o público feminino mesmo. Depois que terminei de escrever, a escolha da capa e do título foi feita pensando nas leitoras, apesar de o enredo ter assuntos de interesse masculino também, como viagem, vinho, arte etc. Há questões de conflitos no amor, que não são exclusivas das mulheres. No livro, estes conflitos atingem as personagens masculinas, mas, como são narrados por duas mulheres, o ponto de vista feminino acaba prevalecendo.

6 ) Ao contrário dos livros técnicos que seguem seu próprio caminho, na literatura impera a crítica. Por exemplo: autores como Paulo Coelho são amados por um grande público, mas odiados pela crítica. Como enfoca esse fato. Você tem medo da crítica?

Como sou arquiteta, trabalho com a subjetividade já faz uns anos e sei que o gosto é uma questão muito particular. Não tenho a pretensão de agradar a todos. Há vários autores, cada um com suas características. Tem opção para todos. Contei uma história da melhor forma que pude e minha inteção é entreter e fazer refletir quem se dispuser à leitura. Durante o processo da elaboração deste livro, recebi várias críticas do editor e dos leitores mais próximos. Hoje eu agradeço, pois o resultado ficou realmente muito melhor.

7) Quais são seus autores favoritos?

Machado de Assis, Edgar Allan Poe, Luiz Fernando Veríssimo.

8) Já existem novos projetos?

Já estou trabalhando no segundo livro. O tema é casamento e separação. Agora, de uma forma mais consciente, ele está sendo escrito para o público feminino.