O PERIGO DOS TRIGLICERÍDEOS ALTOS - ENTREVISTA COM A MEDICA NUTROLOGA DRA EUZELIA MAMEDE SILVEIRA

O PERIGO DOS TRIGLICERÍDEOS ALTOS - ENTREVISTA COM A MEDICA NUTROLOGA DRA EUZELIA MAMEDE SILVEIRA

Reeducar hábitos alimentares pode fazer muito mais por sua saúde do que você pode imaginar

H

Ipertrigliceridemia pura é um distúrbio caracterizado pelo aumento da taxa de triglicerídeos no sangue. Essa alteração está associada à ingestão de alimentos calóricos (com muito carboidrato) e bebidas alcoólicas. Quando os triglicerídeos e o colesterol estão altos, dizemos que há hiperlipidemia mista. Taxa de triglicerídeos considerada normal e de até 150mg/dl. Uma pessoa que apresenta taxa superior ao permitido pode desenvolver aterosclerose, placas de gordura na parede das artérias que dificultam a circulação sanguínea. Esta pode levar à obstrução parcial ou total dos vasos, principalmente, quando associada ao aumento do colesterol.

A alteração dos níveis de triglicerídeos constitui em um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diz a nutróloga Drª. Euzelia Mamede Silveira.

A hiperlipidemia pode ser de origem primária (causas genéticas), secundárias (causadas por stress e doenças como diabetes, obesidade, alcoolismo, síndrome nefrótica, gravidez e outras) e também provocados por alguns fármacos como o estrogênio, betabloqueador, glicocorticoides e tiazidas.

O TRATAMENTO

A dieta é a peça fundamental para controlar os níveis de triglicerídeos. Esta deve ser personalizada. Segundo a doutora Euzelia, este deve medicar o paciente, mudando seus hábitos de vida e incentivando-o a praticar exercícios. As doenças desencadeantes do aumento dos triglicerídeos também precisam ser tratadas. Os hidratos de carbono simples (glicose sacarose) devem ser excluídos e os carboidratos complexos, diminuídos. As gorduras saturadas e trans devem ser retiradas. O valor calórico total da dieta deve ser calculado tendo 50 a 55% de proteína e 30% de lipídio.

Nos casos em que a dieta e os demais procedimentos não conseguem baixar os teores de triglicerídeos, o uso de medicamentos é indicado, explica a nutróloga.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

Doces

Alimentos gordurosos

Refrigerantes

Bebidas alcoólicas

PREFIRA ESTES

Adoçantes

Verduras e legumes Peixes

Cereais integrais

Óleos vegetais

Drª. Euzelia Mamede Silveira

CRM 52.34087-0

Nutróloga

Copacabana

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 427

Sala 1205

Tels.: 2236-2375

2235-1623

2549-8282

Atendimento com hora marcada

PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 27/01/2010
Código do texto: T2054820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.