Tchello d'Barros entrevistado no site Tudoqueha | Colunista Ana Monteiro

15.05.2009

Tchello d'Barros entrevistado no site Tudoqueha

pela colunista Ana Monteiro

O QUE AINDA NÃO FEZ NA VIDA?

Ainda não fiz a peregrinação do Caminho de Santiago, na Espanha. Ainda não escrevi meu melhor poema nem pintei meu melhor quadro. Ainda não disse ‘Eu te amo’ p/ todos que escreveram seu nome em meu coração.

ONTEM, HOJE OU AMANHÃ?

Meu hoje me permite reviver com alegria meus ‘ontens’, e desfrutar das lições aprendidas ao longo do caminho, já que a vida não tem ensaio. Mas acho que o melhor ainda está por vir! Tomorrow, tumorrow...

O QUE MAIS GOSTA EM VOCÊ?

A capacidade de traduzir minhas idiossincrasias pessoais em arte contemporânea e as subjetividades da vida em poesia experimental.

E O QUE MENOS GOSTA?

Uma tolerância talvez excessiva com os que tem uma visão, digamos, distorcida de uma palavra que me é muito cara: Ética.

NA PELE DE QUEM VOCÊ GOSTARIA DE PASSAR UM DIA?

Calabar, no dia em que se tornou o primeiro herói desse país.

SE O MUNDO FOSSE ACABAR PARA QUEM VOCÊ LIGARIA?

Ligaria para Deus, para convencê-lo a mudar de idéia e transformar essa idéia numa grande campanha de conscientização! Na real ele já está fazendo isso. O que precisa acabar não é o mundo, mas a mentalidade dos que ainda não desenvolveram sua consciência, seja ecológica, política ou mesmo culturalmente.

QUAL É A SUA MODA?

Pense num dandy pós-moderno que trocou os looks monocromáticos dos 90’s pelo visual dos pescadores de Maceió, com direito a chapéu de palha, calça arregaçada e colar de conchinhas. Ser fashion é ser fiel a valores estéticos pessoais.

VIAGEM INESQUECÍVEL?

Talvez a mais bonita tenha sido uma Londres-Paris, com direito a atravessar o Canal da Mancha pelo Eurotunnel no trem submarino da Eurostar. Mas a mais intensa acho que foi o Caminho Inca, a trilha mística nos andes peruanos que termina no santuário sagrado de Machu Picchu.

SUCESSO É BOM PARA...

Celebrar a vida com realização pessoal e agradecer aos que nos apoiaram em cada conquista. Ninguém faz nada sozinho. Estamos todos interligados e mais conectados do que imaginamos. ‘Um por todos e...’

SE NÃO FOSSE O QUE É O QUE GOSTARIA DE SER?

Dramaturgo ou roteirista. Tenho uma veia ficcional a ser desenvolvida.

UM AVANÇO DA HUMANIDADE...

A Internet, of course! É a nova Biblioteca de Alexandria, ou a borgiana Biblioteca de Babel. E sem ela não haveria meu canal no Youtube!

UM ATRASO DA HUMANIDADE...

Pacóvios que no dia do voto reconduzem ao poder os néscios e ineptos que tanto nos decepcionam na chamada vida pública.

UM VÍCIO...

Leitura, sempre. A Bíblia em primeiro lugar. Depois os clássicos e uma multitude de publicações: da poesia completa de Lêdo Ivo aos haicais de Leminski, passando pelos cordéis de Patativa do Assaré aos ensaios críticos de Harold Bloom. No momento leio O Poder do Mito, de Joseph Campbell.

CINEMA, TEATRO OU TV?

Todos, e quem decide a prioridade é a qualidade do que é apresentado. Cinéfilo de carteirinha, em cinema, TV, DVD ou Internet. Preferência p/ filmes de arte, os cult movies, os independentes e os experimentais.

PRATO PREDILETO...

Sempre será a comidinha da mamãe, né! O Carreteiro com Pinhão da Dna. Marlene é imbatível. Na falta desse, ficamos com a culinária mediterrânea em geral, com destaque para as Paellas da Cataluña. Por aqui, grelha com Carapebas de Piaçabuçu ao molho de alcaparras e muito caldinho de sururu com direito à cachacinhas de alambiques do sertão.

PERFUME

Salvador Dali Masc. no inverno, e Kouros no verão.

UM CARTÃO POSTAL ...

Coleciono. Meu preferido é um que trouxe da ponte do castelo Sant’Angelo, ladeada pelas dez esculturas de Bernini, minhas preferidas. Aqui em Alagoas gosto dos cartões postais do fotógrafo Luiz Eduardo Vaz e as fotos antropológicas do Pablo de Luca.

SEXO OU AMOR?

Hardware como metáfora: um pen drive bem colocado no drive de uma CPU faz todo o software funcionar que é uma beleza! A plenitude da felicidade sempre dependerá de que Eros e Psiqué caminhem de mãos dadas.

UMA ATRIZ

Audrey Hepburn, indefectível, eterna. No Brasil, a cinemática e visceral Dira Paes.

MOMENTO MAIS DIFÍCIL EM SUA VIDA...

O dia em que decidi sair do exército. Não é todo dia que a gente decide trocar metralhadoras por pincéis. O mosaico da vida hoje me fez entender que foi uma boa decisão.

SE FOSSE SALVAR O PLANETA COMEÇARIA POR ONDE?

Já comecei. Poupo água, evito desperdiçar papel, reciclo, uso ecobag, ando a pé, adotei o natural. Opto por produtos de empresas que tem programas ambientais ou culturais.

UMA FRASE...

“Viajar é a experiência de deixar de ser quem você se esforça para ser, para transformar-se em quem de fato você é.”

Paulo Coelho

O QUE SIGNIFICA “TUDO QUE HÁ” PRÁ VOCÊ?

Um microcosmo onde informação e sociedade são traduzidas em moda, arte, beleza, lifestyle, gente do bem e muita joye-de-vivre. Evoé!

..........................................................................................

Tchello d'Barros

www.tchello.art.br

Tchello d Barros
Enviado por Tchello d Barros em 03/08/2009
Reeditado em 03/08/2009
Código do texto: T1734006
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.