Google
Diana Gonçalves
(clique)
05/10/2012
Os comentários: luzes diversas sobre teus abismos poéticos. Os colegas se manifestam com entusiasmo, com amargura, com esperança, com resignação, com diferentes visões e sentimentos enfim, porém todos com a coerência, a lógica dos apaixonados pela Paz. Herdarão a Terra.
Soneto convincente, pelo lavor e pena inspiração. Faz-nos refletir sobre nós, nossa natureza imperfeita, nossos sonhos perfeitos, nossas vidas finitas, a Eternidade de tudo...
Para o texto: TRIBUTO À PAZ
05/10/2012
"Gosto de ti promovendo as mulheres."
Um verso e tanto teu. Realmente, Jesus Nazareno foi um grande feminista. Não tinha pensado nisto. Enquanto a prática dos hipócritas era incentivar o apedrejamento das mulheres "pecadoras", Ele se opõe e decide:
"Vai, e não peques mais!"
Sublime Jesus...
Para o texto: CONVERSA COM O RESSUSCITADO
15/11/2010
Você conseguiu repartir a alma em mil gestos de amor, em pouquíssimas palavras. Compartilhar beleza não é fácil, senão todos seriam gênios ou grandes artistas. Compartilhá-la significa produzir algo que arrebate, que vença os leitores pelo encantamento.
Este poema contém tais elementos.
Para o texto: BUQUÊ DE AMOR
15/11/2010
Poema-frêmito, ampara a nossa solidão e alivia a nossa saudade. Presente, passado, partida, regresso. Céus, mares, desertos. Tudo converge para o nosso encantamento, que se expressa em releituras mais que justas deste trabalho.
Para o texto: PALAVRA NUA
15/11/2010
Você vestiu o texto com uma roupagem metafórica, simbólica, apartando-o da normalidade cotidiana de uma digressão comum. Adquire ele, por conseguinte, aspectos de boa literatura.
Para o texto: JANELAS
15/11/2010
Desconcertante, destapetante poema, por suas qualidades e o teor da sua mensagem. Você se libertastou e edificou um edifício lírico com estes versos graníticos, com pedras oriundas das mais profundas cavernas ancestrais.
Para o texto: INQUIETUDE
15/11/2010
Do título brota a mensagem, germinando plantas exóticas, desconhecidas do nosso cotidiano: plantas cujos botões se abrem ao nosso conhecimento e sensibilidade. Verbos-flores que nos despertam, incentivam, encorajam.
Para o texto: Verbos em ação
14/11/2010
Narrativa coerente, atraente porque bem construída, de acordo com o conceito moderno de ficção. Personagens nos mostram a realidade da vida, dos sonhos, dos fracassos, da redenção, da conscientização política e intelectual. Gente contra e a favor de fatos, crenças, ideais.
Para o texto: INOCÊNCIA
14/11/2010
Dentre outros atributos, este conto contém movimentos rápidos e desfecho admirável, imprevisto, triste mesmo. Mas a boa arte não tem que ser sempre alegre...
Para o texto: Sensação (conto)
14/11/2010
Um conto convincente porque sem concessões fáceis, melodramáticas ou final feliz. Cenas quase reais, apenas metamorfoseadas pela aura da arte. Um conto seco, duro, doloroso como a vida de milhões de famílias no Brasil.
Para o texto: PRESENTE DE NATAL
14/11/2010
Um texto confessional, passional, lembrança pura. E remorsos, intensos remorsos, que sempre os temos, por melhores filhos que tenhamos sido.
Pela lógica da criação literária, você rascunhou confusamente o texto, aplainando-o depois diversas vezes. Digo isto porque ele se encontra num elevado grau de realização artística.
Para o texto: Mãe, eu tive um sonho
14/11/2010
Seu artigo esclarece bastantes coisas que permaneciam obscuras, consideradas até supérfluas para muitos de nós. A Filosofia, a Beleza, o Mal, o Bem...
E principalmente a tenacidade incontestável de centenas de estudiosos - filósofos ou não - dessa fascinante temática.
Para o texto: A FILOSOFIA E A POÉTICA
09/05/2010
Difícil fugir deste seu perfil, eu que também sou do interior (Espírito Santo), vindo para o Rio de Janeiro aos nove anos. Graças ao seu talento, seu perfil se torna quase literário, levando-nos a evocar tanta gente, todos já idos... Evocação, emoção, gratidão.
Os dados de um perfil do RL são basicamente informativos - e é justo e natural que assim seja. Só que quem quer o desenvolve com as palavras divinas vindas da Arte, e resulta então numa explosão de bom-gosto literário.
Para o texto: DOMINGO
20/07/2009
Texto sincero e bem reescrito.
Para o texto: ESCRITORES, COMO ADMIRO VOCÊS!
20/07/2009
No caminho, com V. Maiakóvski e Diana. Poema-frêmito. Gela e
Para o texto: TELEPARIA OU ACONTECE AQUI NO RECANTO
01/10/2006
Esses sinceros comentários dos 22 colegas até inibem: o que mais falar, se já analisaram e interpretaram tão bem o seu poema?
No entanto, acima das apreciações, seus versos nos fazem filósofos, pequeninos, grandes, carinhosos com os outros.
Para o texto: MEDITAÇÃO
Existem dois: só falei neste!
01/10/2006
Li seu poema e os comentários afins. Estou com você: ninguém deve tirar a vida, sua ou do próximo, ainda mais de uma criança indefesa. Há em teus versos a piedade, a indignação, o abatimento e a singeleza dos verdadeiros altruístas.
No mais, seu trabalho, bem elaborado e inspirado, encanta e faz pensar.
Para o texto: NADA POÉTICA