Robert Capa: O maior fotógrafo de guerra de todos os tempos

Robert Capa é considerado “o maior fotografo de guerra de todos os tempos”. Cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX. Capa foi testemunha de diversas guerras, nas quais fotografou com talento, realismo e sensibilidade. Suas fotografias resultaram nos mais espetaculares registros dos acontecimentos mais importantes do século XX.

Ellen Cristina: O seu nome de batismo é Endre Erno Fiedmam, como surgiu o “Robert Capa”?

Robert Capa: Tudo começou em 1935,quando eu e a Gerda Taro, minha namorada na época, resolvemos montar uma espécie de associação, eu queria divulgar meu trabalho e conquistar meu espaço.Então, criei o pseudônimo “Robert Capa” para fazer isso.Essa “associação” que fizemos funcionava assim:Gerda era secretária e vendia as fotos,eu tirava e revelava as fotos,já os créditos eram todos dados a um “famoso fotógrafo americano” Robert Capa.

Ellen Cristina: Depois de certo tempo descobriram que se tratava de um pseudônimo...

Robert Capa: Sim. Mas Robert Capa, já tinha provado que era um bom fotógrafo. Eu já havia conquistado respeito e minha reputação estava consolidada.

Ellen Cristina: A sua carreira de fotógrafo se iniciou bem antes que a de “Robert Capa”...

Robert Capa: Minha carreira de fotógrafo começou em 1934, estava morando em Berlim, e precisava de um emprego. Consegui um emprego em uma agência, de fotografia chamada DEPHOT, como assistente de revelação. Um belo dia, meu chefe Simon Gutman fica sem nenhum fotógrafo na agência, e resolve me dar uma LEICA nas mãos, me manda cubrir uma história.

Ellen Cristina: Qual foi o primeiro “grande furo” de sua carreira?

Robert Capa: Um congresso em Copenhague fotografei Leon Trotski, em um discurso. Foi o meu primeiro grande trabalho.

Ellen Cristina: Você fotografou inúmeros conflitos, em um deles você tirou uma das suas mais famosas fotos. ”A morte de um miliciano”, que se tornou uma imagem humanista muito famosa. Quando a foto foi publicada, não havia nada parecido, em sua opinião o que representou essa foto na história da fotografia?

Robert Capa: Eu tirei esta foto em 1936, quando fui enviado para cubrir a Guerra Civil espanhola. Até ali, as fotografias de guerra eram feitas com câmeras enormes que tornavam a espontaneidade quase impossível. Trabalho com uma LEICA 35 mm, sem a qual o resultado que cheguei com essa foto seria impossível.

Ellen Cristina: Essa foto gerou muita polêmica não?

Robert Capa: Realmente, muito se falou sobre essa foto. Que ela era falsa, fabricada, contestaram até o jeito que o soldado caiu!Mas tenho plena convicção da seriedade do meu trabalho. Eu sei o que vi e o que fotografei.

Ellen Cristina: Felizmente alguns jornalistas ajudaram a provar a seriedade da foto. Eles conseguiram descobrir quem foi este soldado, e até alguém que reconhece a pessoa da foto...

Robert Capa: Li sobre isso, que encontraram uma parenta que reconheceu o soldado na fotografia.

Ellen Cristina: Outra fotografia muito famosa: O desembarque na Normandia, o dia D, também foi muito polêmica. Comente o que aconteceu nesse dia.

Robert Capa: Eu fiz essa fotografia em 1944, ela mostra os soldados tentando ultrapassar uma barreira de tiros. Nesse dia tirei 106 fotos...

Ellen Cristina: Fotos essas que sofreram certo “acidente”...

Robert Capa: Verdade. O técnico de revelação, da revista Life queimou alguns negativos, sobreviveram apenas 11 fotos.

Ellen Cristina: Você parece não ter gostado muito da explicação dada pela Life. O que lhe incomodou mais?

Robert Capa: Não terem dito a verdade. Quando as fotos foram publicadas, colocaram a culpa em mim, escreveram que a fotos saíram “ligeiramente desfocadas”.

Ellen Cristina: Esse é o titulo da sua autobiografia...

Robert Capa: É sim.

Ellen Cristina: Você foi um dos fundadores da legendária agência MAGNUM...

Robert Capa: Sou um dos fundadores da agência, junto com Bresson e o David Seymour.

Ellen Cristina: Você é considerado o maior fotógrafo de guerra de todos os tempos, o que você deseja passar para as pessoas com suas fotografias?

Robert Capa: Eu tento transmitir para as pessoas através, de uma foto que seja os sentimentos e o sofrimento das pessoas nas guerras. Procuro personalizar nas minhas fotos todo o sofrimento de um povo através de uma única fotografia.

(Essa "entrevista" foi produzida para um trabalho acadêmico a partir da história de vida e de trabalho de Robert Capa)

Ellen Andrade
Enviado por Ellen Andrade em 06/05/2009
Reeditado em 24/03/2010
Código do texto: T1578727