Entrevista Patrícia Rech à CBJE

-------------------------------------------------------------------

ENTREVISTAS Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.

Patrícia Rech

Quem é

Patrícia Rech tem 32 anos, é graduada em Letras – Licenciatura Plena e Pós-graduanda em Pedagogia Gestora. Atua profissionalmente como Professora de Língua Portuguesa e Literatura, é Colunista de Jornal e Coordenadora de Biblioteca Pública. Sua grande paixão é a leitura, e escrever, mais do que uma necessidade ,é um prazer, uma maneira de se manter conectada ao mundo e a forma de exteriorizar sua criatividade.

O interesse pela poesia/literatura...

Surgiu desde a mais tenra idade, quando criança, ouvia historinhas contadas pelos pais. O estímulo familiar ofereceu, mais do que a oportunidade de acesso a livros, também a estrutura e apoio para exteriorizar seus sentimentos, ideias e pensamentos através da palavra escrita. O tempo passou, e a garotinha cresceu, trocando a literatura infantil para o nível mais clássico, quando movida pelo gosto pela leitura, cursou a faculdade de Letras. Tornando-se Professora, buscou incitar seus alunos a praticarem assiduamente a leitura, por acreditar que o acesso à informação liberta e constrói o senso crítico, além de compreender que uma mente ociosa não produza conhecimento e, por essa razão, crê que muitos talentos se percam no meio do caminho. “Somente com uma visão mais humana e digna é que despertaremos a consciência própria e do próximo”.

Partindo para a função de Colunista de Jornal, seu desejo foi aflorando de tal modo que, finalmente, passou a desengavetar os escritos e compartilhá-los com o público. Essa interação permitiu que se encorajasse a produzir mais textos e participar de concursos literários, antologias literárias e a divulgar seus trabalhos através de blog.

Hoje, como Coordenadora de Biblioteca Pública, em meio aos livros que tanto ama, busca fomentar o incentivo à leitura através de elaboração de projetos de estímulo e participação em eventos culturais, inclusive na esfera política, onde busca doações de livros par ampliação de acervo e apoio para transformar em ações os projetos com objetivos específicos na área da leitura e produção literária.

Relação vida & obra

O resultado positivo da interação com o público foi uma motivação que funcionou como uma mola propulsora: as palavras passaram a fluir tão facilmente que a inspiração a persegue em todos os momentos, vendo no mundo e nas pessoas uma forma de compreender melhor o contexto em que está inserida e dividir essa visão com o público-leitor. Sua predileção se dá pelos contos e crônicas, onde questiona ou leva a refletir, através de sua produção literária, sobre os tipos marginalizados ou discriminados pela sociedade. Sua sensibilidade, porém, não se restringe apenas ao mundo exterior: a autora exterioriza seus sentimentos pessoais através das poesias e acrósticos.

Autores preferidos

Eclética, aprecia obras de diversos autores de diferentes estilos e escolas literárias. Dentre os favoritos estão: Machado de Assis, José de Alencar, Josué Guimarães, Clarice Lispector, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Érico Veríssimo, Arnaldo Jabor, Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Carlos Drummond de Andrade, José Saramago, o português Eça de Queirós, o norte americano Dan Brown, o australiano Markus Zusak, dentre outros talentos maravilhosos da Literatura.

CBJE e sua importância

Através da busca por seu espaço e reconhecimento como Escritora, em busca pela internet, encontrou a oportunidade que almejava e, ao concorrer para as seletivas, recebeu uma injeção de ânimo ao ser publicada. Sem dúvida, ao encontrar a chance através dessa excelente casa do autor - que é a Câmara Brasileira de Jovens Escritores – finalmente encontrou seu caminho e viu seu destino se encaminhar para a realização de seus sonhos.

“Obrigada, CBJE! Parabéns pelo belíssimo projeto, com uma proposta ousada e digna, pois enquanto muitos se importam apenas com si próprios, vocês demonstram preocupação com o incentivo a novos talentos e isso sim é fazer a diferença! Ao apostarem no potencial de autores brasileiros, lançam no mercado escritores que dão os primeiros passos rumo a uma carreira próspera. Continuem apoiando produções literárias, pois certamente outros talentos promissores ainda virão e, com eles, mais olhares voltados para essa iniciativa solidária, que certamente contará com a adesão de patrocinadores preocupados com a disseminação da informação e o valor à cultura!”

Conselho aos iniciantes

“Sonhe, arrisque-se e confie em si, em seu talento e sua capacidade! Entregue-se à nobre missão de escrever, pois enquanto formarem-se novos escritores com talento para os diversos gêneros literários, estaremos contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária para todos... E você encontra essa oportunidade aqui, através da CBJE! Ouse acreditar em seu trabalho e venha somar a nós! Saudações Literárias a todos e até a próxima!”

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Rech
Enviado por Patrícia Rech em 19/04/2009
Código do texto: T1547822
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.