André Mansur autografa novo livro ao jornalista Paiva Netto
André Mansur autografa novo livro ao jornalista Paiva Netto
Rio de Janeiro/RJ — Casos interessantes e pitorescos da Zona Oeste do Rio de Janeiro foram reunidos pelo jornalista André Mansur em seu novo livro O Velho Oeste Carioca, resultado de uma pesquisa de cinco anos sobre a região e sua importância na formação da cidade. Conta-se que a região da Ilha de Guaratiba recebeu este nome devido à chegada de um marinheiro chamado William, junto com a comitiva de D. João VI.
Outra história sugere que o surgimento do futebol teria nascido ali, com os funcionários ingleses da Fábrica Bangu, antes da chegada de Charles Müller. O livro relata ainda passagens da Estrada Real de Santa Cruz, a invasão de piratas franceses em Guaratiba, entre outras.
O lançamento ocorreu na Livraria Arlequim, do Paço Imperial do Rio, nessa terça-feira, 9 de outubro, e a Boa Vontade TV foi conferir com o jornalista e crítico literário o que os leitores encontrarão no nova obra: "Vão acompanhar a história da Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o século XVI até o século XX, de Sepetiba até Deodoro, todo o desenvolvimento da região, além de alguns casos pitorescos, nomes de bairro, de personagens. Está uma história bem leve, apesar de ter muito conteúdo histórico. A idéia de criar o livro surgiu porque moro na Zona Oeste, em Campo Grande, e sempre me interessei pela história do Rio. Percebi que tem pouca coisa escrita e publicada sobre essa região. Então, comecei a vasculhar, achei muito interessante, comecei a fazer projetos, coloquei no meu blog, e uma editora se interessou e está aí, pronto, o livro".
O autor enviou ainda, um exemplar do novo livro com a seguinte dedicatória ao Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade: "Paço Imperial, 9/12/08, Querido Irmão Paiva, como carioca e apreciador de História do Brasil, acho que o senhor vai apreciar muito este livro. Mas aceito críticas! Um abraço, André Mansur".