Acadêmico Antonio Olinto autografa livro ao jornalista Paiva Netto

Acadêmico Antonio Olinto autografa livro ao jornalista Paiva Netto

Rio de Janeiro/RJ — A Boa Vontade TV esteve nessa segunda-feira, 24 de novembro, na residência do acadêmico Antonio Olinto, em Copacabana, Zona Sul do Rio, para gravação do programa Boa Vontade Entrevista. Com seus 89 anos de idade, bem vividos, ele é um dos ícones da literatura nacional, possui mais de 55 livros publicados em diversos idiomas, o mais antigo professor em exercício, escritor, jornalista, crítico literário do jornal Tribuna da Imprensa, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), professor universitário, conferencista internacional e diretor-geral do Departamento de Documentação e Informação Cultural da Secretaria das Culturas do município do Rio de Janeiro.

Com sua habitual simpatia, o professor recebeu a equipe da Boa Vontade TV, colocando-se à disposição para a entrevista, que pautou passagens de sua infância em Minas Gerais, sua vinda para Campos de Goytacases, no Rio de Janeiro, onde estudou no seminário, a vocação para escritor e jornalista, depois suas viagens pelo mundo como adido cultural, ao lado da esposa Zora Seljan, época em que divulgou maciçamente a Língua Portuguesa e a cultura do nosso Povo em suas conferências internacionais.

O acadêmico relatou ainda a influência da cultura afro em sua vida, servindo inúmeras vezes de inspiração para escrever suas obras literárias. Citou também seu ingresso na Academia Brasileira de Letras e a relevância do escritor Machado de Assis para a sociedade, bem como a importância da educação e da leitura na formação intelectual de um povo.

Ao falar em Educação, lembrou-se da sua ida ao Centro Educacional, Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), em Del Castilho: "É uma obra maravilhosa, a educação que vocês dão àquelas crianças. A LBV está de parabéns!".

Agradecido pela entrevista, o acadêmico enviou de presente ao diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, o livro Brasileiro com alma africana – Antonio Olinto, biografado por José Luís Lira, com a seguinte dedicatória: "Para Paiva Netto, com carinho, Antonio Olinto. Rio – 24/11/08".

O professor parabenizou também a revista Boa Vontade, pois é um leitor assíduo da publicação que traz tanto conteúdo, conhecimentos e cultura em geral com o mais importante, a religiosidade.

A entrevista completa pode ser conferida, em breve, no programa Boa Vontade Entrevista, na Boa Vontade TV, canal 23 da Sky. Para outras informações, ligue: 0800 77 07 940.