Acadêmico Evanildo Bechara parabeniza o trabalho da LBV

Acadêmico Evanildo Bechara parabeniza o trabalho da LBV

Rio de Janeiro/RJ — No último dia 18 de novembro, a Boa Vontade TV esteve na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro/RJ, para entrevistar um dos mais conceituados filólogos do País, gramático, escritor, professor universitário e membro da ABL, Evanildo Bechara.

Antes de iniciar a entrevista, o acadêmico enfatizou seu apreço e admiração pelo trabalho da Legião da Boa Vontade: "Vocês fazem um trabalho em prol da cultura e da preparação espiritual das pessoas, de modo que é sempre um prazer colaborar com vocês, nesse mundo onde cada vez menos se tem religião e amor ao próximo".

O professor Bechara falou ao programa Boa Vontade Entrevista, da Boa Vontade TV, abordando um assunto de interesse de todos os brasileiros: a Língua Portuguesa, traçando um panorama histórico desde o surgimento da Língua, na Península Ibérica, com latim vulgar, passando pela chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, as distinções entre o Português de Portugal e o Português do Brasil, até as transformações sofridas nos dias atuais.

O acadêmico destacou ainda a importância da Norma Gramatical Brasileira para a preservação da identidade lingüística, a diferença entre a língua escrita e falada, como tornar o ensino do idioma e sua estrutura agradável ao aluno, como a língua se comporta na sociedade e os vários falares, dialetos e variantes que existem entre os brasileiros, devido aos diversos fatores no processo de colonização.

Para finalizar, o gramático delineou a atuação da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa para a unificação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, cujo objetivo é acabar com as diferenças entre a ortografia do Brasil e a dos demais países que têm o Português como língua oficial, a exemplo de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Sendo leitor assíduo da revista Boa Vontade, o entrevistado ressaltou a importância da publicação: "É uma revista que merece o nosso apoio, a nossa leitura, e vocês [da LBV] fazem um trabalho realmente benemérito para a sociedade brasileira".

Acompanhe a entrevista completa pela Boa Vontade TV, canal 23 da Sky. Para outras informações, ligue: 0800 77 07 940.