Confissões de salão
A proposta vem de Maria Olímpia, escritora do Recanto cheia de idéias na cabeça. No texto “Confissões - o questionário Proust”, ela convida seus leitores a responderem 20 perguntas, inspiradas em um jogo de salão criado pelo filósofo francês Marcel Proust. O objetivo é que conheçamos melhor uns aos outros.
Então Proust pergunta, eu respondo.
1. QUAL A SUA IDÉIA DE FELICIDADE COMPLETA?
Para mim, felicidade é um sentimento calcado na avaliação global da própria vida. Somos felizes na medida em que, num exercício de reflexão, estamos satisfeitos com as oportunidades que recebemos e as escolhas que fizemos, as experiências que acumulamos, os caminhos que percorremos... Como as aspirações humanas são superiores à sua capacidade de realização, concluo que “felicidade completa” é utopia. Mas isto não me impede de fazer o melhor que posso de minha vida para ser e estar feliz, propósito humano maior.
2. COM QUAL FIGURA HISTÓRICA VOCÊ MAIS SE IDENTIFICA?
São Francisco de Assis, pelo exemplo de amor universal, paz, desprendimento material e caridade.
3. QUAL A PESSOA QUE VOCÊ MAIS ADMIRA?
Minha avó paterna, Cecilia Macaferri, mulher determinada e generosa.
4. QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES?
Gosto mais de ouvir do que de falar, de ler do que escrever. Sou bem humorada, é difícil me tirar do sério. Mas quando tira, é pra valer.
5. QUAL SUA CARACTERÍSTICA MAIS DEPLORÁVEL?
Tenho um lado B considerável. Das publicáveis, a característica que me causa mais transtornos é a procrastinação do que não quero realizar. Priorizo o que me dá prazer, deixando as tarefas chatas para o último instante. Então, varo noites para cumprir o acordado.
6. QUAL A CARACTERÍSTICA QUE MAIS DEPLORA NOS OUTROS?
A maldade, em qualquer de suas formas.
7. QUAL A SUA MAIOR EXTRAVAGÂNCIA?
Administro bem desejos e necessidades e não sou dada a extravagâncias. Exceto para duas coisas: viagem e música. Tem quem colecione roupas, sapatos, chaveiros. Acumulo memórias e CDs. Bem mais que o necessário, admito.
8. QUAL A SUA VIAGEM PREDILETA?
Como adoro viajar ( e sempre tenho milhas-bônus porque também viajo muito a trabalho), já fiz inúmeras viagens fantásticas. Mas a melhor é sempre aquela que fazemos na companhia de quem a gente quer bem.
9. O QUE LAMENTA NÃO TER FEITO?
Entre outras coisas, uma viagem à Itália, com meus pais, em 1981. Minha irmã e eu, no início da idade adulta, vivíamos a ilusão de que pais são para sempre. Cássia Eller ainda não tinha cantado que o “pra sempre sempre acaba”. Viajaram os dois, sós. Agora o pra sempre já se acabou.
10. QUAL O MAIOR AMOR DE SUA VIDA?
Minha família
11. ONDE E QUANDO FOI MAIS FELIZ?
Não sei dizer. Tenho a sorte de ter vivido muitos momentos felizes.
12. QUAL A SUA MAIOR REALIZAÇÃO?
O que mais me orgulha foi feito em parceria: a criação de três filhas. Cada uma no seu estilo, são garotas sensatas, responsáveis, amorosas... Não sabemos, meu marido e eu, ao certo o que fazemos, mas parece que está dando certo.
13. SE PUDESSE VOLTAR À TERRA COMO OUTRA PESSOA, QUEM SERIA?
Gostaria de renascer homem, para conhecer o outro lado.
14. QUAL A SUA OCUPAÇÃO PREFERIDA?
São duas: a leitura e a jardinagem. Tenho jardins lindos, dos quais cuido pessoalmente. As duas atividades são parecidas: a jardinagem semeia a terra; a leitura, o espírito.
15. QUAL É A QUALIDADE QUE MAIS ADMIRA EM HOMENS? E EM MULHERES?
Gosto de pessoas que agem em coerência com seus valores e princípios.
16. O QUE MAIS VALORIZA NOS AMIGOS?
A lealdade. Tenho a sorte de ter amigos há 20, 30 anos. O tempo passa, a gente modifica, a amizade permanece.
17. QUAIS SÃO SEUS ESCRITORES FAVORITOS?
Entre os muitos que aprecio estão Garcia Marques, Isabel Allende, Pablo Neruda, Clarice Lispector, Mário Quintana, Adélia Prado, Carlos Drummond, Leminski... Recentemente, Maria Olímpia me apresentou à Rosa Montero, autora espanhola de quem li dois livros e gostei muito.
18. QUAL O SEU MAIOR HERÓI NA VIDA REAL?
O homem comum. Quem diz que viver é fácil ou está brincando ou não pegou bem o espírito da coisa.
19. COMO GOSTARIA DE MORRER?
Penso que a morte é mais uma das inúmeras etapas da nossa existência atemporal. A questão maior não é como, mas quando. Todo final é arbitrário, mas se me fosse dada a possibilidade de escolha, gostaria de ir depois que as minhas filhas não precisarem mais de mim.
20. QUAL É O SEU LEMA?
Viva e deixe viver.
( ou como diz a bandeira mineira: Libertas quae sera tamen)
É isso.
Reitero aqui o convite da Maria Olímpia. Que tal você fazer o mesmo?