Carlos Ventura num bate papo com Valdeck Almeida
Galinha Pulando: Carlos como é participar de um projeto como este?
Carlos Venttura: Bem, em primeiro lugar eu gostaria de agradecer o convite para participar do projeto, que é uma verdadeira aula de solidariedade que é Valdeck de Jesus e a Antologia Poética. Pois projetos como este mostra como é possível disseminar cultura neste país, com idéias simples e bem planejadas sem que se gaste milhões para publicar trabalhos de escritores que têm um reconhecimento do seu trabalho e não tem grana para financiar seus projetos e vêem neste Prêmio a possibilidade de por seu trabalho ao alcance do grande público.
Mesmo sendo um só poema já é gratificante e um grande estímulo e faz com que estas obras circulem dando projeção aos trabalhos destes escritores. Para mim é uma honra e uma grande alegria poder participar de um projeto como este, principalmente para que os meus leitores que têm acesso ao meu trabalho pela internet e que me cobram por meu trabalho não estar circulando nas Livrarias, eles não estão por falta de recursos. Acredito que possa por este ano colocar ainda mais um livro em circulação “Os Amores Que Guardei Pra Ti” que já está pronto. Este será o meu terceiro livro de poesias, sendo que os dois primeiros foram lançados fora do país por conta de ter tido patrocínio para lançar fora por conta de não ter tido recursos para fazê-lo aqui. Surgiu a oportunidade de por meus poemas em circulação e abri mão dos meus direitos autorais e aceitei que o meu trabalho fosse lançado em alguns países de língua portuguesa, ficando a mim pelo contrato a proibição de lançar estes trabalhos aqui no Brasil, foi uma alternativa cruel, mas a única que na época me apareceu e me pareceu e que eu abracei por conta de ter meu trabalho circulando. Assim como eu tem diversos amigos escritores que têm que se dispor a coisas até piores. O Prêmio Valdeck de Literatura, é um exemplo a ser copiado por muita gente que diz que são os “Defensores e Amigos” da Literatura.
Galinha Pulando: Você que além de Músico e Compositor como foi a sua ida para o Teatro? E como estão seus trabalhos na área da Musica?
Carlos Venttura: A minha ida para o teatro se deu ainda no Rio de Janeiro, quando trabalhei lá com alguns grupos de teatro de rua, escrevendo alguns textos (Monólogos) e fazendo direção musical. Mas o que mais me marcou para que eu entrasse de cabeça no mundo do teatro foi a experiência de ter de adaptar o meu primeiro romance para o teatro (Conjecturas). Isso foi predominante para que eu realmente me dedicasse hoje a escrever coisas para o teatro. Além de adaptar o romance eu escrevi as músicas que fazem parte da peça, isso foi uma experiência ímpar. O texto está sendo montado em Minas e fui contatado para liberá-lo para uma montagem em São Paulo e Rio.
O texto que foi elogiado por Críticos, Atores, Diretores, que tiveram acesso não só pela minha página no Recanto das Letras, mas pessoas da área as quais eu enviei o texto. Isso foi predominante para que eu investisse dom e tempo para escrever coisas voltadas para Teatro, Monólogos Músicas e etc. Para que vocês tenham idéia este meu Texto (Conjecturas) foi lido e baixado na minha página da internet mais de 200 vezes, as canções que fazem parte da peça foram solicitadas via Net por mais de 500 pessoas, só uma das canções que está postada (Paixões Virtuais) no Recanto é uma das mais escutadas dos meus trabalhos musicais lá postados. Fico feliz em ter em pouco tempo obtido esta conquista e por estar sendo solicitado por diversos atores e diretores para escrever pequenos textos, monólogos, escrevi um texto (Gente Como a Gente) para a abertura da Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos da UNIALF (União dos Artistas de Lauro de Freitas), que foi um sucesso, foi uma leitura dramatizada feita pelos atores Tonni Ferreira e Renato Lima e que eu disponibilizei como eu faço com as minhas músicas, poemas, textos, na minha página no recanto e teve um numero muito bom de pessoas que acessaram.
Este texto (Conjecturas) já tem previsão de ser montado aqui na Bahia em breve faltam alguns ajustes.
Portanto, meu ingresso no teatro e hoje ser chamado por alguns de Dramaturgo muito me deixa feliz e emocionado, tive o ano passado a experiência de fazer a direção musical de um trabalho da Atriz e Diretora, Antonia Adorno, que me fez amar mais ainda esta minha nova fase como escritor para teatro.
Quanto à música estou trabalhando no meu novo CD o 3º que tem o título (De Todo O Coração) para este ano, mas estou vendo que não será possível, irei direcionar estas energias para terminar o meu 2º Romance que está em fase de finalização e tentar publicar ainda este ano o meu livro de poesias (Os Amores Que Eu Guardei Pra TI). Continuo a escrever canções para alguns intérpretes amigos e alguns até notórios. Dos intérpretes amigos tenho tido uma tremenda resposta, pois eles têm gravado coisas minhas, cantado e o público deles tem gostado; dos notórios não tenho tido respostas. Acredito que por conta de ter entrado em contato com a produção dos mesmos e eles não terem levado o trabalho até os mesmos, como Alcione, Nana Cayme, Emilio Santiago etc. Mas tenho fé que um dia eles em mandem resposta (Risos). No mais, estou feliz com muitas coisas e com a vida, tenho a felicidade de ter um bom número de pessoas que gostam dos meus trabalhos, Músicas Poemas, textos, e mais ainda feliz com Deus que eu não canso de agradecer pelos dons e talentos a mim conferidos, tenho a certeza de que eles não pertencem a mim, e sim foram me dados mas não me pertencem. Foram dados para que sejam distribuídos. Grana é conseqüência e não o objetivo, o objetivo é o ser, as pessoas. Fico feliz da vida quando abro o meu e-mail, Orkut, página no Recanto das Letras, Minha Pagina no Palco Mp3, e leio coisas como: Te ler é para mim uma rotina como respirar, quando não leio seus poemas o dia para mim é todo cinza, sem vida, Ou: te escutar é maravilhoso, suas canções são como um bálsamo em meu dia. E outras coisas maravilhosas que meu leitores e ouvintes me mandam, quando estou on-line no MSN eles me pedem poemas que eu escrevo na hora, conselhos, conversamos como se nos conhecêssemos há séculos, esta interação que a ferramenta internet nos disponibiliza é um achado. Outro dia uma leitora e amiga me disse uma coisa: Falar com um escritor como eu falo com você é mágico, isso é o que falta contato com os nossos escritores e você está sempre disposto e solícito a nós.
Eu tenho leitores no Brasil e fora dele e alguns me ligam e conversam comigo para trocarem experiências. Alguns passaram a escrever depois que leu um trabalho meu e conversou comigo. Eu sempre estimulo aos meu leitores a escreverem. Isso é massa receber trabalhos maravilhosos deles, e descobrir que se o Brasil incentivasse de verdade a leitura e estimulasse os novos talentos, teríamos um número bem maior de leitores e escritores. (Ufa!, falei muito!) (Risos)
Galinha Pulando: Você irá comparecer à noite de Lançamento do Nosso Livro? (3ª Antologia Poética/ Prêmio Valdeck de Jesus)
Carlos Venttura: Eu estou fazendo contatos com prováveis apoiadores aqui, para que isso aconteça, principalmente por representar a cidade a qual adotei como minha e amo, que me acolheu, que é Lauro de Freitas, que eu não canso de divulgar.
Espero poder estar lá e junto com meus pares poder participar deste lançamento e poder encontrar meus leitores e abraçá-los.
Galinha Pulando: Para finalizar este bate-papo, o que você gostaria de dizer para os leitores do meu Site e seus leitores?
Carlos Venttura: O que eu gostaria de dizer aos seus leitores é que eu fico muito feliz e honrado em ter como colega das letras e um amigo, uma figura que tem como meta e planos construir com o coletivo, aplicando uma das mais nobres metas: a disseminação da leitura e da palavra poética de seus pares pelo caminho da solidariedade. Isso é muito bom para todos nós, leitores, escritores e a juventude, pois a ascensão do ser está no conhecimento e o caminho do conhecimento é a leitura e o caminho da leitura é através da educação. Sem incentivo ao melhoramento da educação não teremos uma melhor distribuição de riquezas. E quando eu falo de riquezas eu introduzo o Saber, a maior riqueza ou legado que um pai, ou mãe e um governo deve ter como maior herança para os seus. Isso é realmente maravilhoso este espírito de senso comum. Espero - como já disse e não canso de falar - que este exemplo seja seguido e copiado. Aos meus leitores o que eu tenho a falar é agradecer, agradecer pelas palavras de incentivo e carinho para comigo e meu trabalho, pois eu costumo dizer a eles que tudo que eu escrevo vem deles, da energia que emana destas palavras de carinhos e incentivos que eu tomo emprestada deles e transformo em poemas, textos, canções e aí é que vem o retorno de tudo isso que devolvo a eles como: Palavras, Poemas , Textos e Canções. Portanto, tudo que eu escrevo deixa de ser meu para pertencer a vocês e a se completar em vocês pois vocês são parte integrante e de grande relevância no meu trabalho, pois ele se torna completo a partir da participação de vocês que lêem e escutam meus trabalhos. Pois cada um de vocês se identificam com eles, se encontram e se perdem neles. Em outras palavras sem vocês minha obra é incompleta, apenas um conjunto de palavras e sons.
Agradeço também a minha família que sempre me incentivou e me apoiou em todos os momentos mesmo nas minhas loucuras em nome da arte algumas que deram certo outras que não deram.
E sem comentários ao maior escritor de todos os tempos Deus! Tupã, Jesus, Maomé, Oxalá, Força Superior, Luz Divina, O Criador, Adjetivos, Nomenclaturas que alguns adotaram para tentar explicar o inexplicável mas que na verdade é nada mais que os nossos “EUS” que diferem em sons mas que desembocam em um sentimento único, algo maior que nós, meros mortais referencia direta desta força que são estes sons.
Fruto do trabalho do Escritor e Poeta Valdeck de Jesus A terá escritores (Poetas) do Brasil, Moçambique e Portugal, uma estréia em grande estilo, pois seu lançamento, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo , é uma oportunidade ímpar de ter num só trabalho talento e sensibilidade uma mistura de novos e veteranos Poetas que estarão tendo a oportunidade de estarem num salão onde desfilam os maiores escritores do Brasil do Exterior.
Esta 3ª Edição é o resultado do Premio literário” Valdeck de Jesus” 2007
Visite o Site com maiores detalhes: http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1063174
Galinha Pulando: Carlos como é participar de um projeto como este?
Carlos Venttura: Bem, em primeiro lugar eu gostaria de agradecer o convite para participar do projeto, que é uma verdadeira aula de solidariedade que é Valdeck de Jesus e a Antologia Poética. Pois projetos como este mostra como é possível disseminar cultura neste país, com idéias simples e bem planejadas sem que se gaste milhões para publicar trabalhos de escritores que têm um reconhecimento do seu trabalho e não tem grana para financiar seus projetos e vêem neste Prêmio a possibilidade de por seu trabalho ao alcance do grande público.
Mesmo sendo um só poema já é gratificante e um grande estímulo e faz com que estas obras circulem dando projeção aos trabalhos destes escritores. Para mim é uma honra e uma grande alegria poder participar de um projeto como este, principalmente para que os meus leitores que têm acesso ao meu trabalho pela internet e que me cobram por meu trabalho não estar circulando nas Livrarias, eles não estão por falta de recursos. Acredito que possa por este ano colocar ainda mais um livro em circulação “Os Amores Que Guardei Pra Ti” que já está pronto. Este será o meu terceiro livro de poesias, sendo que os dois primeiros foram lançados fora do país por conta de ter tido patrocínio para lançar fora por conta de não ter tido recursos para fazê-lo aqui. Surgiu a oportunidade de por meus poemas em circulação e abri mão dos meus direitos autorais e aceitei que o meu trabalho fosse lançado em alguns países de língua portuguesa, ficando a mim pelo contrato a proibição de lançar estes trabalhos aqui no Brasil, foi uma alternativa cruel, mas a única que na época me apareceu e me pareceu e que eu abracei por conta de ter meu trabalho circulando. Assim como eu tem diversos amigos escritores que têm que se dispor a coisas até piores. O Prêmio Valdeck de Literatura, é um exemplo a ser copiado por muita gente que diz que são os “Defensores e Amigos” da Literatura.
Galinha Pulando: Você que além de Músico e Compositor como foi a sua ida para o Teatro? E como estão seus trabalhos na área da Musica?
Carlos Venttura: A minha ida para o teatro se deu ainda no Rio de Janeiro, quando trabalhei lá com alguns grupos de teatro de rua, escrevendo alguns textos (Monólogos) e fazendo direção musical. Mas o que mais me marcou para que eu entrasse de cabeça no mundo do teatro foi a experiência de ter de adaptar o meu primeiro romance para o teatro (Conjecturas). Isso foi predominante para que eu realmente me dedicasse hoje a escrever coisas para o teatro. Além de adaptar o romance eu escrevi as músicas que fazem parte da peça, isso foi uma experiência ímpar. O texto está sendo montado em Minas e fui contatado para liberá-lo para uma montagem em São Paulo e Rio.
O texto que foi elogiado por Críticos, Atores, Diretores, que tiveram acesso não só pela minha página no Recanto das Letras, mas pessoas da área as quais eu enviei o texto. Isso foi predominante para que eu investisse dom e tempo para escrever coisas voltadas para Teatro, Monólogos Músicas e etc. Para que vocês tenham idéia este meu Texto (Conjecturas) foi lido e baixado na minha página da internet mais de 200 vezes, as canções que fazem parte da peça foram solicitadas via Net por mais de 500 pessoas, só uma das canções que está postada (Paixões Virtuais) no Recanto é uma das mais escutadas dos meus trabalhos musicais lá postados. Fico feliz em ter em pouco tempo obtido esta conquista e por estar sendo solicitado por diversos atores e diretores para escrever pequenos textos, monólogos, escrevi um texto (Gente Como a Gente) para a abertura da Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos da UNIALF (União dos Artistas de Lauro de Freitas), que foi um sucesso, foi uma leitura dramatizada feita pelos atores Tonni Ferreira e Renato Lima e que eu disponibilizei como eu faço com as minhas músicas, poemas, textos, na minha página no recanto e teve um numero muito bom de pessoas que acessaram.
Este texto (Conjecturas) já tem previsão de ser montado aqui na Bahia em breve faltam alguns ajustes.
Portanto, meu ingresso no teatro e hoje ser chamado por alguns de Dramaturgo muito me deixa feliz e emocionado, tive o ano passado a experiência de fazer a direção musical de um trabalho da Atriz e Diretora, Antonia Adorno, que me fez amar mais ainda esta minha nova fase como escritor para teatro.
Quanto à música estou trabalhando no meu novo CD o 3º que tem o título (De Todo O Coração) para este ano, mas estou vendo que não será possível, irei direcionar estas energias para terminar o meu 2º Romance que está em fase de finalização e tentar publicar ainda este ano o meu livro de poesias (Os Amores Que Eu Guardei Pra TI). Continuo a escrever canções para alguns intérpretes amigos e alguns até notórios. Dos intérpretes amigos tenho tido uma tremenda resposta, pois eles têm gravado coisas minhas, cantado e o público deles tem gostado; dos notórios não tenho tido respostas. Acredito que por conta de ter entrado em contato com a produção dos mesmos e eles não terem levado o trabalho até os mesmos, como Alcione, Nana Cayme, Emilio Santiago etc. Mas tenho fé que um dia eles em mandem resposta (Risos). No mais, estou feliz com muitas coisas e com a vida, tenho a felicidade de ter um bom número de pessoas que gostam dos meus trabalhos, Músicas Poemas, textos, e mais ainda feliz com Deus que eu não canso de agradecer pelos dons e talentos a mim conferidos, tenho a certeza de que eles não pertencem a mim, e sim foram me dados mas não me pertencem. Foram dados para que sejam distribuídos. Grana é conseqüência e não o objetivo, o objetivo é o ser, as pessoas. Fico feliz da vida quando abro o meu e-mail, Orkut, página no Recanto das Letras, Minha Pagina no Palco Mp3, e leio coisas como: Te ler é para mim uma rotina como respirar, quando não leio seus poemas o dia para mim é todo cinza, sem vida, Ou: te escutar é maravilhoso, suas canções são como um bálsamo em meu dia. E outras coisas maravilhosas que meu leitores e ouvintes me mandam, quando estou on-line no MSN eles me pedem poemas que eu escrevo na hora, conselhos, conversamos como se nos conhecêssemos há séculos, esta interação que a ferramenta internet nos disponibiliza é um achado. Outro dia uma leitora e amiga me disse uma coisa: Falar com um escritor como eu falo com você é mágico, isso é o que falta contato com os nossos escritores e você está sempre disposto e solícito a nós.
Eu tenho leitores no Brasil e fora dele e alguns me ligam e conversam comigo para trocarem experiências. Alguns passaram a escrever depois que leu um trabalho meu e conversou comigo. Eu sempre estimulo aos meu leitores a escreverem. Isso é massa receber trabalhos maravilhosos deles, e descobrir que se o Brasil incentivasse de verdade a leitura e estimulasse os novos talentos, teríamos um número bem maior de leitores e escritores. (Ufa!, falei muito!) (Risos)
Galinha Pulando: Você irá comparecer à noite de Lançamento do Nosso Livro? (3ª Antologia Poética/ Prêmio Valdeck de Jesus)
Carlos Venttura: Eu estou fazendo contatos com prováveis apoiadores aqui, para que isso aconteça, principalmente por representar a cidade a qual adotei como minha e amo, que me acolheu, que é Lauro de Freitas, que eu não canso de divulgar.
Espero poder estar lá e junto com meus pares poder participar deste lançamento e poder encontrar meus leitores e abraçá-los.
Galinha Pulando: Para finalizar este bate-papo, o que você gostaria de dizer para os leitores do meu Site e seus leitores?
Carlos Venttura: O que eu gostaria de dizer aos seus leitores é que eu fico muito feliz e honrado em ter como colega das letras e um amigo, uma figura que tem como meta e planos construir com o coletivo, aplicando uma das mais nobres metas: a disseminação da leitura e da palavra poética de seus pares pelo caminho da solidariedade. Isso é muito bom para todos nós, leitores, escritores e a juventude, pois a ascensão do ser está no conhecimento e o caminho do conhecimento é a leitura e o caminho da leitura é através da educação. Sem incentivo ao melhoramento da educação não teremos uma melhor distribuição de riquezas. E quando eu falo de riquezas eu introduzo o Saber, a maior riqueza ou legado que um pai, ou mãe e um governo deve ter como maior herança para os seus. Isso é realmente maravilhoso este espírito de senso comum. Espero - como já disse e não canso de falar - que este exemplo seja seguido e copiado. Aos meus leitores o que eu tenho a falar é agradecer, agradecer pelas palavras de incentivo e carinho para comigo e meu trabalho, pois eu costumo dizer a eles que tudo que eu escrevo vem deles, da energia que emana destas palavras de carinhos e incentivos que eu tomo emprestada deles e transformo em poemas, textos, canções e aí é que vem o retorno de tudo isso que devolvo a eles como: Palavras, Poemas , Textos e Canções. Portanto, tudo que eu escrevo deixa de ser meu para pertencer a vocês e a se completar em vocês pois vocês são parte integrante e de grande relevância no meu trabalho, pois ele se torna completo a partir da participação de vocês que lêem e escutam meus trabalhos. Pois cada um de vocês se identificam com eles, se encontram e se perdem neles. Em outras palavras sem vocês minha obra é incompleta, apenas um conjunto de palavras e sons.
Agradeço também a minha família que sempre me incentivou e me apoiou em todos os momentos mesmo nas minhas loucuras em nome da arte algumas que deram certo outras que não deram.
E sem comentários ao maior escritor de todos os tempos Deus! Tupã, Jesus, Maomé, Oxalá, Força Superior, Luz Divina, O Criador, Adjetivos, Nomenclaturas que alguns adotaram para tentar explicar o inexplicável mas que na verdade é nada mais que os nossos “EUS” que diferem em sons mas que desembocam em um sentimento único, algo maior que nós, meros mortais referencia direta desta força que são estes sons.
Fruto do trabalho do Escritor e Poeta Valdeck de Jesus A terá escritores (Poetas) do Brasil, Moçambique e Portugal, uma estréia em grande estilo, pois seu lançamento, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo , é uma oportunidade ímpar de ter num só trabalho talento e sensibilidade uma mistura de novos e veteranos Poetas que estarão tendo a oportunidade de estarem num salão onde desfilam os maiores escritores do Brasil do Exterior.
Esta 3ª Edição é o resultado do Premio literário” Valdeck de Jesus” 2007
Visite o Site com maiores detalhes: http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1063174