Projeto Vida completa dez anos e é referência nos cuidados com soro positivos

A entidade nasceu de modo curioso, e hoje é uma das maiores referências da região no cuidado de soro positivos.

(Legenda: W.M.G. mostra com orgulho os artesanatos que cria. O participante do Projeto convida as pessoas a visitá-lo e a adquirirem uma de suas criações)

Jornal O PIONEIRO, Linhares, E.S., 27/07/2008

Franklin Cirino - franklin@jornalopioneiro.com.br

O Projeto Vida completa neste mês 10 anos de existência, e a origem de sua história é parecida com a dos romances literários e com roteiros de filmes.

Em julho de 1998, uma jovem em estado de depressão sofria preconceito por acharem que ela era soro positivo. As desconfianças surgiram por causa da sua aparência raquítica e adoentada, que, na verdade, era sintoma do distúrbio depressivo. Preocupados com a situação da moça, dois de seus amigos formaram um grupo com 12 pessoas (incluindo ela) para, em conjunto, fazerem o exame de detecção da doença. Para surpresa geral a jovem não tinha HIV. Entretanto, um dos 12 da turma, que era aparentemente saudável, estava infectado. O mesmo grupo decidiu iniciar reuniões na casa de um dos integrantes, e assim nasceu o Projeto Vida, que hoje é uma entidade devidamente registrada, com sede própria – localizada no bairro Araçá – e que atende aos portadores do vírus.

“Ao longo dos 10 anos é incontável o número de pessoas auxiliadas pelo Projeto”, diz o Coordenador Geral Flávio Messias Soares. Ele conta que um só indivíduo às vezes é atendido cerca de 30 ou 40 vezes. Flávio salienta que o Projeto é uma casa de apoio que abriga os necessitados por determinado tempo, com o propósito maior de reencaminhá-los à sociedade.

W.M.G., um dos assistidos pela casa de apoio, mostra-se muito simpático, cooperador, e é um exemplo de força de vontade e superação. “Ele é muito comunicativo, participa do Projeto desde setembro de 2006 e encara com extremo desembaraço o fato de ser soro positivo”. O jovem, de 33 anos - e portador do vírus há oito, - conta com arrependimento sobre o tempo em que era envolvido com as drogas e “outras coisas erradas”, como ele prefere denominar. “Antes do Projeto eu passei por várias casas de recuperação, mas não me senti bem. Eu aprontava muito”. O dia-a-dia de W.M.G. é cheio. Na sede do Projeto rega as plantas, ajuda aos cooperadores em todas as tarefas, auxilia a cuidar dos outros pacientes e produz artesanatos e acessórios usando conchas do mar e sementes de flamboyant. “Aqui eu aprendi a ser alguém, aprendi a ser útil e isso me ajudou muito”, comenta.

Conforme Flávio, esse é o objetivo do Projeto. “Tentamos recolocar essas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho. O soro positivo pode ter uma vida produtiva, mesmo sendo portador do vírus, e o maior exemplo é W.M.G. A vida é mais forte que a AIDS”, complementa.

Porém, Flávio aconselha a prevenção. “A AIDS não tem cura, tem prevenção. O uso da camisinha é a única forma de se acautelar contra a doença”.

O Projeto conta com ajuda de voluntários, porém revela que são poucos. Portanto quem quiser fazer parte da manutenção desse projeto magnífico é só entrar em contato com Flávio Messias Soares pelo telefone (27) 3371-2440 ou fazer uma visita a casa de apoio que se localiza na Avenida Antônio Lopes Merçon, 1974, Araçá. O Projeto Vida – Solidariedade ao Soro Positivo fica atrás da Paróquia Santa Rita de Cássia. O visitante será muito bem recebido e se sensibilizará com a causa.

AGENDA

No dia 5 de agosto o Projeto promoverá o CTA Itinerante em sua sede a partir das 7 horas da manhã. O objetivo do evento é coletar sangue para a realização dos exames de HIV e Sífilis.

A ação vai contar com o apoio do setor Municipal de DST/Aids, que disponibilizará o pessoal técnico para a coleta.

Flávio conta que o CTA Itinerante já foi realizado nos anos anteriores, mas esta é a primeira vez que acontecerá no núcleo do Projeto.

Durante o Forró do Pontal o Projeto Vida com o apoio das secretarias Municipais de Ação Social e Saúde, Coordenação Municipal e Estadual de DST/AIDS e Programa Nacional de DST/AIDS, distribuirão preservativos aos foliões.