Açougues linharenses apresentam diferença de preços de até 32%

(Legenda: A diferença de preço chega a 15,94% para carnes de consumo doméstico habitual como o acém. Para o frango a diferença é de 32%, o que corresponde a R$ 1.20).

Jornal O PIONEIRO, Linhares, E.S., 27/07/2008

Franklin Cirino - franklin@jornalopioneiro.com.br

O preço das carnes de maior consumo doméstico apresenta variações em Linhares. A diferença de preço entre os onze açougues pesquisados pela reportagem de O PIONEIRO chega a 15,94% para o quilo do acém e a 32% para o quilo de frango. Há açougues que vendem o acém a R$ 8.00 e outros que comercializam a carne a R$ 6.90. Quanto ao frango, que outrora foi símbolo do Plano Real e vendido a 99 centavos em 1994, os preços variaram entre R$ 3.75 e R$ 4.95.

Para a doméstica Cristiane da Cruz, de 32 anos, a diferença não é tão significativa. “Deveriam vender mais barato ainda. De um tempo pra cá os preços aumentaram muito”. Arivaldo Costa, montador de andaimes, de 36 anos, discorda com Cristiane sobre a variedade de preços. “Se eu economizar dez centavos, já está bom. Qualquer quantia menor é válida”.

Adriano Peroba Taquetti, proprietário de um dos açougues pesquisados, disse que os preços não são iguais em todos os estabelecimentos porque os comerciantes dependem dos frigoríficos que os abastecem para fazerem seus preços. “Em Linhares há inúmeros fornecedores que repassam o produto a custos diversos, por isso o preço final destoa tanto”. Ele aponta o aumento do valor da arroba de boi no mercado como responsável pela inflação da mercadoria.

Arivaldo aconselha às pessoas que pesquisem mais e que pechinchem. “Peguem este jornal, mostrem ao dono do açougue que vende mais caro e pechinchem”.