Organizadores comemoram união entre entidades a favor da Campanha do Agasalho

Coordenadores querem mais e planejam utilizar novos métodos para aumentar participação da sociedade

(Legenda I: Nelson Couto (E), Fassarela (C) e Ricardo Jovita (D).)

(Legenda II: A grande quantidade de roupas deverá ser distribuída entre vários institutos filantrópicos)

Jornal O PIONEIRO, Linhares, E.S., 10/07/2008

Por Franklin Cirino - franklin@jornalopioneiro.com.br

Em todo o Brasil, algumas ONG’s, iniciativas privadas, instituições públicas e demais entidades se mobilizam durante o inverno em torno da já tradicional Campanha do Agasalho. Os núcleos da Campanha têm por objetivo receber doações de peças de roupas, cobertores e mantimentos, e distribuí-los àqueles que precisam.

Linhares também tem sua corrente de solidariedade, que foi encerrada na última terça-feira, dia 8. A Campanha do Agasalho 2008 de Linhares foi promovida pela Associação de Feirantes do Bairro Conjunto Juparanã e contou com a adesão da Fammol, Adefil, Rotary Clube, Lions Clube, Projeto Resgate, Apac, Artesapi, Correios, Tiro de Guerra, Adra, Secretaria Municipal de Ação Social, além do apoio de diversas empresas instaladas em Linhares.

A Campanha do Agasalho de Linhares tem sido muito bem sucedida e vem crescendo em notoriedade, parceria e quantidade de donativos. Para se ter uma idéia, na primeira edição foram arrecadados cerca de 800 trajes e cobertores. Na última, em 2007, o número já estava na casa dos milhares: foram 23 mil peças. Numa matéria anterior, sobre a inauguração da iniciativa deste ano, o coordenador, Nelson Couto, creditou o sucesso da campanha à canalização de esforços dos parceiros. “O nosso trabalho ganhou força porque unificou essas entidades em prol de um único objetivo em vez de fazer campanhas paralelas menores”, conclui. Pouco antes do início da solenidade de encerramento, Nelson Couto, em entrevista, bateu na mesma tecla, enfatizando a importância da união entre as associações para o objetivo comum da solidariedade.

Este ano a seqüência positiva do número de doações foi interrompida. A quantidade de vestuários caiu quase 30%, ficando em 15 mil. Nelson Couto apontou a ausência do trio-elétrico como a causa da diminuição. “A falta do trio contribuiu para a diminuição, pois ele é essencial à Campanha”, conta. O coordenador explicou que os automóveis towner tentaram substituir o trio, mas o poder de propagação sonora desses veículos é limitado. “A população é generosa e quer participar, mas é preciso que cheguemos a ela e para isso utilizamos os veículos”, conclui Nelson. Apesar da dificuldade, ele avalia como positiva a Campanha de 2008.

Ricardo Jovita, um dos organizadores e presidente licenciado do Rotary Clube, faz um alerta para a acomodação do público: “a população vem se acomodando por saber que vamos passar nos bairros, por isso intensificaremos a conscientização da sociedade”. Ele ainda chama a atenção sobre o fato das pessoas atrasarem as doações por confiarem no próprio sentido térmico. “Algumas acham que ainda está calor, portanto esperam até que sintam frio”, analisa.

Nelson Couto e Ricardo Jovita planejam mudar a estratégia de divulgação da Campanha para o próximo ano. “Vamos utilizar mais os meios de comunicação no ano que vem”, projeta Jovita. Nelson Couto vai além e pretende convocar as mídias para se engajarem no Projeto. Ambos cogitam inaugurar essa metodologia para a Campanha Natal Sem Fome deste ano, programa do qual são orientadores.