Igrejas de Gurupi

O Brasil é um pais livre, onde quaisquer manifestações de pensamento, de crenças e práticas religiosas são garantidas pela nossa Constituição Federal de 1988.

Esse é um dos motivos favoráveis para a proliferação de inúmeros segmentos religiosos em nosso território nacional. E aqui no Tocantins não é diferente, pois, especialmente nos últimos anos, temos visto um crescimento de inúmeros grupos religiosos que antes só eram conhecidos pela população local pela televisão ou através de jornais e revistas de outros Estados brasileiros.

Esse texto relaciona todas as entidades religiosas presentes na cidade de Gurupi, com a indicação, sempre que possível, da localização de seus locais de reunião.

A Igreja Católica Apostólica Romana possui várias sedes de culto, sendo algumas delas: Igreja Nossa Senhora da Abadia (Avenida Pará, esquina com a Rua 08, Centro), Igreja Santo Antônio (praça Santo Antônio, Centro), Igreja Imaculada Conceição (Avenida Sergipe), Igreja São Judas Tadeu (praça do Setor Waldir Lins), Capela Nossa Senhora das Graças (praça do Setor Sol Nascente) e Capela São Pedro (Setor Pedroso).

Além da Igreja Católica, existem dezenas de outras denominações religiosas presentes em Gurupi, sendo que grande parte destas é composta por Igrejas Protestantes, também denominadas de Evangélicas. Sem querer entrar nas discussões que envolvem na identificação e classificação de tais grupos religiosos, estaremos apresentando todas as denominações presentes em Gurupi.

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD), do Ministério Madureira, foi a primeira denominação protestante a chegar em Gurupi, em 1956. A sua Sede fica na Avenida Santa Catarina, esquina com a Rua 19, Centro, onde está atualmente sendo presidida pelo Pastor João da Cruz Gomes Feitoza. Em Gurupi, a IEAD possui cerca de 26 Congregações, com dezenas de pastores, centenas de evangelistas e milhares de membros espalhados por toda cidade.

Em Gurupi, além do Ministério Madureira, exitem outras Igrejas Assembléias de Deus vinculadas a diferentes Ministérios, que estão apresentadas logo a seguir.

A Igreja Assembléia de Deus, vinculada ao Ministério de Anápolis, situa-se na Rua 09, entre as Avenidas São Paulo e Paraná, Centro.

A Igreja Assembléia de Deus, vinculada a Convenção Internacional das Assembléias de Deus/ Serviço de Evangelização Tocantins-Araguaia (CIAD/SETA), fica na Rua S-11, Setor Sol Nascente.

A Igreja Assembléia de Deus “Missão”, fica na Avenida Aeroporto, Setor Vila Nova.

A “Igreja Assembléia de Deus Missão do Brasil”, conhecida popularmente como “Igreja do Alto Falante”, por causa das pregações que são transmitidas através de um alto falante no alvorecer do dia pelo Pastor Sebastião Piaulino de Sá. Essa Igreja fica na Rua 18, nº 142, entre as Avenidas Ceará e Paraíba, Setor Leste.

A Igreja Batista Tradicional, vinculada a Convenção Batista Brasileira (CBB) está presente em Gurupi com 05 Igrejas, sendo elas: 1ª Igreja Batista (Rua 04, entre as Avenidas Goiás e Pará, Centro), 2ª Igreja Batista “Peniel” (Rua 07, entre as Avenidas Piaui e Pernanbuco, Centro), 3ª Igreja Batista “Nova Jerusalém” (Avenida Rio de Janeiro, entre as Ruas 07 e 08, Centro), 4ª Igreja Batista (Avenida Rio Branco, entre as Ruas 11 e 12, Centro) e a 5ª Igreja Batista “Nova Esperança” (Setor Casego).

A Igreja Presbiteriana Tradicional possui 02 Igrejas em Gurupi. A Sede da Igreja Presbiteriana Tradicional (chamada de 1ª Igreja Presbiteriana), fica localizada na Rua 07, entre as Avenidas Pará e Maranhão. A 2ª Igreja Presbiteriana Tradicional fica na Rua 13, entre as Avenidas Paraíba e Alagoas, Centro.

A Igreja Luterana do Brasil fica na Avenida do Contorno, em frente ao Ginásio Potozão da AGAB, no Setor Casego.

A Igreja Metodista Wesleyana fica na Rua 13, entre as Avendias Pará e Rua Natal, Setor Cajueiro.

Em Gurupi, existem 03 Igrejas Batistas Renovadas, vinculadas a Convenção Bastista Nacional (CBN) que são: Igreja Batista Sião (Avenida Ceará, próximo da Rodoviária), Igreja Batista Filadélfia (Setor Nova Fronteira) e Igreja Batista Ebenézer (Avenida Alagoas, esquina com a Rua 17).

A Igreja Presbiteriana Renovada localiza-se na Avendia Guanabara, entre as Ruas 07 e 08, Centro.

A Igreja do Evangelho Quadrangular está presente em Gurupi com vários templos. A Sede da Igreja do Evangelho Quadrangular fica na Avenida Santa Catariana, esquina com a Rua 05, Centro, e sua maior Congregação fica na Avenida Guaporé, entre as Ruas 14 e 15, Centro.

A Igreja Petencostal Deus é Amor está presente em Gurupi através de 03 templos, sendo eles: (1) a Sede da Igreja Petencostal Deus é Amor (Avenida Rio Grande do Norte, esquina com a Rua 16), (2) Congregação do Setor Jardim das Palmeiras (Setor Jardim das Palmeiras, próximo a praça do Setor Malvinas) e (3) Congregação do Setor Eldorado (praça do Setor Eldorado).

A Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (ITEJ), mais conhecida como “Casa da Benção”, fica na Avenida Pernambuco, entre as Ruas 11 e 12, Centro.

A Igreja Cristã Evangélicafica na Avenida Goiás, entre as Ruas 08 e 09, Centro.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) também está presente em Gurupi. Sua Sede fica na Rua 07, entre as Avenidas Pará e Mato Grosso, Centro.

A Igreja Internacional da Graça de Deus situa-se na Avenida Paraná, esquina com a Rua 09, Centro.

A Comunidade Sara Nossa Terra situa-se na Rua 20, entre as Avenidas Maranhão e Piaui, Centro.

A Comunidade Fonte da Vida fica na Avenida Maranhão, esquina com a Rua 05, Centro.

A Comunidade Evangélica, Ministério Comunidade Adoração, fica na Avenida Goiás, esquina com a Rua 10, Centro.

A Igreja de Cristo, vinculada ao Ministério Nova Terra, fica localizada na Rua 03, entre as Avenidas Goiás e Pará, Centro.

A Igreja Tabernáculo da Fé fica na Avenida do Contorno, próximo ao Ginásio Potozão da AGAB, Setor Casego.

A Igreja de Deus no Brasil fica na Rua S-07, Setor Sol Nascente.

A Igreja Videira (antiga Igreja Vida Nova) fica na Avenida Mato Grosso, esquina com a Rua Natal, Setor Cajueiro.

A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico fica na Avenida Bahia, entre as Ruas 17 e 18, Setor Alto dos Buritis.

A Igreja Apóstólica, vinculada ao Ministério Sagrado da Santa Vó Rosa, fica na Rua 04, Lote 12, Quadra 18, nº 262, Setor Jardim Eldorado.

A Congregação Cristã do Brasil (CCB) possui diversos templos espalhados por toda a cidade de Gurupi. A Sede da CCB fica na Avenida Santa Catarina, entre as Ruas 20 e 21, Centro.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia também está presente em Gurupi. Sua Sede fica na Rua 06, entre as Avenidas Goías e Maranhão, Centro. Ela possui ainda diversas Congregações espalhadas por vários Setores da cidade.

A Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias, conhecida popularmente como Igreja dos Mórmons, fica na Avenida Piaui, esquina com a Rua 20, Centro.

Os Testemunhas de Jeová possuem vários “Salões do Reino”, onde se reúnem periodicamente, sendo o principal deles localizado na Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 05 e 06, Centro.

Além dessas Igrejas relacionadas acima, a cidade de Gurupi conta com outros locais para práticas simbólicas/ religiosas.

O Centro Espírita Bezerra de Menezes, seguidor dos princípios “Kardecistas”, fica na Avenida Pará, entre as Ruas 10 e 19, Centro.

O grupo mediúnico “Vale do Amanhecer” fica no Setor Residencial São José.

É importante destacar que apesar de existirem inúmeros praticantes de outros segmentos religiosos (Islamismo, Busdimo, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, RosaCruz etc.), os mesmos se encontram, quase que exlcusivamente, em âmbito domiciliar para pôr em prática suas crenças e rituais.

Vale mencionar ainda que existem em Gurupi 06 estabelecimentos comerciais que vendem material religioso, tais como: (1) Livraria Maranata (Rua 06, entre as Avenidas Paraná e São Paulo, Centro), (2) Livraria Católica (Rua 07, entre as Avenidas Pará e Mato Grosso, Centro), (3) Casa de Iemanjá (Avenida Mato Grosso, entre as Ruas 04 e 05, Centro), (4) Papelaria e Livraria Videira (Avenida Maranhão, entre as Ruas 04 e 05, Centro), (5) Betel Artigos Evangélicos (Rua 06, entre as Avenidas Pará e Goiás) e (6) Videira Artigos Evangélicos e Locadora (Avenida Maranhão, esquina com a Rua 04, Centro).

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 270, p. 10, de 25/07/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 20/05/2008
Reeditado em 30/12/2011
Código do texto: T997962
Classificação de conteúdo: seguro