DISCURSO

O DISCURSO

Mas, vamos ao discurso que inflama as multidões, ao sabor da conquista, do domínio, da condução dos ouvintes atentos. Para aqueles que desejam a força e o gozo da liderança, é imprescindível a eloqüência, a arma mais poderosa em ação, se é para o bem, ou para o mal, não importa o ponto de vista, a discussão em curso, sempre serão bem-sucedidos os poderosos do argumento embasado, ou alicerçado na rocha do conhecimento abrangente, total, das mil e uma maneiras de dizer as mesmas coisas sem tropeçar nas palavras que são como tijolos de aço na construção de uma defesa feliz. Ainda devo voltar ao ponto da eficácia da língua desenvolta, não há defesa para este ataque, quando posto em ação de forma coerente, em conformidade com a didática e a estética cultural vigente...Muitos arquitetos da palavra têm construído grandes monumentos em nome de causas perdidas, têm levantado muralhas em tono do abstrato e até mesmo camuflado grandes mentiras e crenças milenares. Com esta astúcia têm trazido à tona conceitos ultrapassados e ressuscitado mortos para fazer dos mesmos guias para os vivos. Com um estalar de dedos surgem novos credos, novas descobertas e todas elas dependem do discurso para prevalecer, para existir por pouco ou muito tempo...Agora mesmo se estas lendo este argumento é porque consegui atingir o alvo com minha frágil eloqüência, que não se pode chamar de eloqüência e sim de discurso binário... Digo, porém, que sem o dom do discurso, qualquer homem estar fadado ao fracasso em seu labor...Seja ele poeta ou vendedor, pedreiro ou pastor, político ou professor. Todos nós dependemos do amparo do discurso para alcançar o sucesso. E cada dia que passa fica mais complicada a situação da sobrevivência, o próprio instinto para subsistir precisa aprender a ciência da boa fala, da comunicação correta, já se foi o tempo dos sinais, e dos códigos sem som agradável...Os homens da caverna não têm mais lugar neste século da inteligência superior, do conhecimento irrefutável e infalível, que reclama o dom do discurso. Viva o discurso inflamado...

Evan do Carmo...

Evan do Carmo
Enviado por Evan do Carmo em 19/05/2008
Código do texto: T996705