PSICOLOGIA

Trabalho com a matemática e a física, ciências importantes onde uma depende da outra, são ciências lógicas nas quais os resultados são específicos e as respostas exatas.

Porém uma outra ciência me fascina, uma ciência bem diferente de minha área de atuação, a psicologia, a ciência que estuda a tão complexa mente humana, onde não há fenômeno físico, nada palpável, apenas o pressuposto, imaginável, onde se estuda e se compara comportamentos para então se tirar um parâmetro, como se fosse possível generalizar mentes. Freud tentou e avançou muito, outros tentaram e estão tentando e acredito ser uma tentativa eterna, pois trata-se do individual, do indistinto, são infinitos casos, talvez com algumas semelhanças, porém únicos, que crescem exponencialmente e o máximo que poderemos obter conclusivamente são padrões de comportamento, amostras e estatísticas.

É tão fascinante analisar a mente criativa, pensamentos, sentimentos, emoções, impulsos... que levam a comportamentos e ações.

A mente humana é um mistério, talvez por ser tão ímpar. Acredito que os psicólogos, em geral, consigam traçar tipos de perfis, linhas a serem seguidas e fundamentadas em casos semelhantes, onde o teórico auxilia a prática, porém nada é exato e absoluto, trabalha-se com conjecturas e palpites associados a outros estudos, me parece não ser possível uma conclusão pronta e determinada.

Não estou afirmando que é um trabalho inútil, pois a terapia auxilia a tantos, trazendo a possibilidade do auto-conhecimento, trabalhando o perfil, onde se estuda toda uma história individual, desde a infância, a formação da personalidade, até a maturidade. A construção da personalidade depende da influência de agentes externos, hábitos e costumes, experiências vivenciadas e assistidas, princípios adquiridos ao longo de toda uma vida, aspectos culturais, sociais e comportamentais que culminam em diferentes ações e reações.

Cada um tem uma postura perante conflitos e o que é conflito para um, pode não ser para outro, a linha da normalidade é muito larga, temos diversos pontos de vista e é isso que nos torna tão interessantes, essa complexidade, essa pluralidade, essa diversidade.

Luazul
Enviado por Luazul em 16/05/2008
Reeditado em 13/07/2008
Código do texto: T992343
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.