OLHAR MARAVILHAS* (Série Poemas Didáticos)



Olhar com amor, ver maravilhas...
Olhar com pudor, desbravar ilhas,
Sentir, acariciar, recompor trilhas,
Revelar caminhos, carregar pilhas...


Excerto do Poema “ OLHAR MARAVILHAS”

Poema de uma só rima, construído com verbos na forma nominal , com os verbos no infinitivo impessoal.Existem somente três conjugações verbais em Língua Portuguesa.  Aqui estão exemplificadas todas as conjugações verbais (ar, er, ir) No caso da terminação or (também presente) Há que se considerar que o verbo pôr e seus vinte e sete derivados (exemplo citado no poema: Decompor) pertencem à segunda conjugação.

Este poema tem o objetivo de sugerir elementos para estruturar um projeto didático escolar baseado no poema aplicando a interdisciplinaridade.Veja as sujestões de: Conteúdo, método, estratégias e avaliação.

Faça o projeto didático interdisciplinar explorando as áreas do conhecimento como: 
Geografia (conteúdo- Acidentes geográficos, palavra-chave “ilha”;
Literatura e poesia (conteúdo- Poesia e versificação, palavras-chaves “rima”;
Linguagem (conteúdo - Figuras de Linguagem, palavra-chave “metáfora”; Categorias gramaticais – Verbo (formas e conjugações verbais; Sinônimos.
Matemática:Pode se explorada ao escandir os versos, nas formulaçõs poéticas, problematizações extraidas dos contextos poetizados no desenvolvimento da aula, nos conteúdos mais diversos, como aritmética, frações, etc.

Trabalhe o uso do dicionário, leituras e interpretações de romances, use as palavras-chaves fora e dentro do contexto poético. Faça ginkanas, dramatize as apresentações e representações

Corrija os erros ortográficos, nos grupos.
Faça avaliações coletivas e autoavaliações e só depois avalie e conceitue o aproveitamento do aluno no seu contexto de trabalho. Exponha os melhores trabalhos, elabore em conjunto com os alunos um romance coletivo, elegendo palavras-chaves do poema. 

INÉDITO!

*Núcleo Temático Romântico.
Ibernise. Indiara(GO), 18.04.2008.
Direitos autorais reservados
Lei n. 9.610 de 19.02.1998.