Empreendedorismo

É perfeitamente compreensível que o processo empreendedor envolve, indubitavelmente, não só carecterísticas subjacentes à capacidade individual e necessária do empreendedor, mas também a oportunidades apresentadas por distintos setores, sendo alguns mais favoráveis para novos empreendimentos que outros. Características próprias do empreendedor devem possibilitar uma visão de mundo mais abrangente para que se reconheça as melhores oportunidades de investimentos para a criação de novos produtos e serviços, meios de produção e de organização condizentes com a realidade decorrente de mudanças tecnológicas, políticas, sociais e demográficas.

As oportunidades de empreendedorismo abrem caminho para a criatividade e inovação que, por sua natureza, geram inúmeras oportunidades. Quanto a essas oportunidades – pode-se dizer que – são resultantes tanto de informações precisas para a tomada de decisões com relação a um determinado investimento, isto é, uma idéia de negócio, como também e de forma mais relevante com as mudanças tecnológicas.

De fato, as mudanças tecnológicas são as mudanças mais importantes para a abertura de maiores oportunidades de empreendedorismo. Isso pelo fato de que abrem possibilidades para a exploração de novas tecnologias com relação, sobretudo, à produtividade.

De qualquer forma, com as pesquisas realizadas nesta área fica ostensivamente estabelecido que certos tipos de mudanças políticas ou regulamentares assim também como as sociais e demográficas contribuem preponderantemente para esse processo de oportunidades de empreendedorismo. De um lado é posto as condições necessárias para a aquisição de informações precisas que necessariamente possibilitam uma análise mais segura e confiável, do outro é posto as possibilidades tecnológicas capazes de concretizar em ações de negócio uma mais sólida decisão empreendedora.

É a partir disso, portanto, que se deve considerar as mudanças políticas ou regulamentares, sociais e demográficas como meios pertinentes e relevantes necessários para a produção de informações ostensivas e lógicas. Esses meios são, indubitavelmente, fontes de oportunidades na medida em que partem da observação da realidade que em momentos de necessidades de consumo, mesmo que não estejam ligados necessariamente à produtividade, introduz idéias de negócios que podem ser criativas, novas e eficazes.

Posto isso, pode-se dizer que o empreendedor deve analisar objetivamente o momento em que as necessidades de consumo são mais claras para que possa tirar vantagem das oportunidades não só desenvolvendo novos produtos e serviços, mas também explorando novas matérias-primas, formas de organização e produção.

Outra característica que pode ser observada quando se analisa o processo empreendedor é que a criação de novas empresas varia entre os setores. Há setores favoráveis e (setores) desfavoráveis que, por sua vez, determinam o sucesso ou não de uma empresa. É lógico pensar que os setores favoráveis estabelecem situações decisivas e propícias para o desenvolvimento mais pleno, abrindo capital, obtendo lucro e crescimento ao passo que as chances de uma empresa sobreviver em setores desfavoráveis são mínimas. Dessa forma o primeiro passo que se deve dar na direção mais significativa para que se concretize uma objetivação proposta, isto é, planejada, consiste na identificação de setores favoráveis e desfavoráveis para novas empresas. Ademais, todo bom negócio deve estabelecer condições ostensivas e condizentes de ser bem sucedido.

É a partir de todas essas características, expostas e estabelecidas, que se pode afirmar que para que haja um bom entendimento sobre as oportunidades de empreendedorismo e análise do setor é imprescindível pressupor uma realidade propícia para a concretização de novas idéias. Evidentemente, os empreendedores de sucesso possuem características próprias de observação em todas essas dimensões. Identificar os setores favoráveis para a criação de novas empresas assim também como ter capacidade para identificar oportunidades lucrativas são pontos fundamentais para um bom empreendedor.

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 01/04/2008
Reeditado em 18/05/2008
Código do texto: T926738
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.