RIR E SORRIR - efeitos

Efeitos físicos do humor e do riso

O riso atinge respiração e a emissão de sons, iniciando o forte expiração, à qual se seguem outras, isto leva ao espontâneo "ha-ha-ha". Durante a segunda fase do riso, é expirado o assim chamado "ar residual", não totalmente, que está sempre nos pulmões após a expiração. A troca de gás é aumentada de três a quatro vezes. O riso leva também a alterações das funções do sistema cardiovascular: aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial para depois, na fase de relaxamento que se liga à fase anterior (pela ação calmante sobre o parassimpático), baixar novamente. Enfim, a musculatura contraída durante o riso desencadeia um relaxamento duradouro".

"Alguns psicoterapeutas aproveitam os efeitos positivos do riso para a saúde CONVIDANDO os participantes de grupos de terapia a rir. Paul McGhee (1991) provoca em todos os seus seminários e cursos intensivos um "EXERCÍCIO PARA RIR". Este nada mais é do que uma gargalhada duradoura que deve sair da barriga".

EFEITOS DO RIR - sintomas físicos

"O professor de psicologia, o alemão Franz-Josef Hehl (1990), estudo a relação entre o grau de sintomas físicos e o humor em 80 estudantes. Três tipos de desenhos de humor (piadas de conteúdo dúbio, piadas sem sentido e piadas eróticas) deviam ser observados quanto a seu "conteúdo humorístico". Então o surpreendente resultado: os estudantes que não conseguiram rir de nenhuma das piadas eram aqueles que também apresentavam o maior número de sintomas físicos".

HUMOR E SAÚDE MENTAL

O mau humor é a unidade de medida da doença mental.

Pesquisadores canadenses, Nicholas Kuiper e rod Martin (1993), em estudo com 227 estudantes, encontraram "uma íntima relação entre o senso de humor e as avaliaçãos da saúde mental. Quanto maior o senso de humor, tanto maior a auto-estima e a capacidade de superar estresses de modo construtivo".

RISO, SORRISO

"O psicólogo americano Robert Zajonic (1985) conseguiu comprovar por meio de estudos experimentais que as mudanças da muculatura facial já tem efeitos sobre a circulação cerebral, mesmo que o sorriso seja apenas esboçado. Enquanto na disposição depressiva o cérebro é menos irrigado, é possível verificar um fluxo sanguíneo maior em pessoas que riem ou sorriem. Isto poderia ser, por sua vez, causa de melhora de humor. Por isso Zajonic recomenda um treinamento regular da musculatura facial, com o objetivo de melhorar a circulação cerebral por meio do riso voluntário. Isso seria recomendável, principalmente, para pessoas depressivas".

"No entanto, nesta indicação surge o dilema de que, em depressões mais profundas, a alegria e o riso parecem impossíveis. O esforço para um riso "autêntico" geralmente parece extrapolar e pode acentuar mais a depressão. Por esta razão, familiares e amigos bem-intencionados deveriam desistir de suas "campanhas por alegria", porque estas podem agravar ainda mais o problemas. Uma saída para isso poderiam ser exercícios de riso como uma espécie de "ginástica facial": contrair os músculos de maneira semelhante a um sorriso. Evidentemente, já a contratura dos músculos é uma alavanca para desencadear melhor irrigação cerebral".

Fonte: Rir, amar e viver mais. Dietmar Ohm, Paulinas.

Certa feita encontrei um livro em uma livraria: Curei-me de Câncer pelo Riso. Pena que não comprei, pois achei algo fantástico na ocasião. Hoje compraria o livro.