O que esperar da nossa vida?

Do nosso mundinho às vezes não podemos enxergar que o simples fato de estarmos vivos pode ser um simples acaso ou que existe um plano para cada um de nós. Várias pessoas que achávamos que seriam eternas se foram e ainda estamos aqui, Por quê?

Os anos passam e a cada novo ano o nosso relógio vai apertando e o que seria um ano acaba por passar em um mês, de fato às vezes temos essa percepção, mas não! Passaram-se 365 dias, muito não acha? Errado, apesar de todos esses dias não fizemos tudo o que tínhamos vontade de fazer. Um simples “Te amo” não fomos capazes de dizer aos nossos pais, mas eles se vão sem ao menos termos dito o quão foram importantes na nossa vida. Porque fazemos isso? Porque achamos que ainda temos tempo e que sempre existirá um novo amanhecer. Pelo contrário, o tempo se reduz a pó e se esfarela por entre os nossos dedos. Se for suficiente ou não, apenas perceberemos no último instante das nossas vidas. O que devemos fazer é se jogar na lama e não ter medo de sujar os sapatos, comer o que temos vontade, vestir a nossa melhor roupa, usar o perfume mais caro que só usamos em ocasiões especiais, pois todo dia é especial, todos somos especiais. Claro que há limite, não devemos prejudicar ou tirar a liberdade do outro, porque todos somos iguais e como iguais devemos nos amar, devemos nos aceitar e acima de tudo compartilhar a nossa vida com o outro, pois sozinhos não somos, não temos nada.

Vivemos em um mundo repleto de “Coisas”, e são elas que nos impulsionam e nos fazem acreditar que enfim temos um papel a desempenhar seja ele ruim ou não. No nosso dicionário:

[Var. de cousa.]

S. f.

1. Aquilo que existe ou pode existir: Um sonho que trazemos a realidade.

2. Objeto inanimado: Um carinho, um desejo.

3. Realidade, fato: Uma conquista.

4. Negócio, interesse: Dinheiro, viagens.

5. Empreendimento, empresa: Prestígio, poder.

6. Acontecimento, ocorrência, caso: O surgimento de uma nova vida.

7. Assunto, matéria: Uma criação, uma descoberta.

8. Mistério, enigma: A busca de respostas.

9. Troço: Algo material, superficial.

Existem vários significados, mas um deles o mais importante:

1*Algo que preenche o nosso tempo e nos faz ser feliz.

Não precisamos de muito, apenas o suficiente. Alguns se contentam por ter todo dia um pouco de comida, outros até uma motocicleta. Mas todos eles têm coisas importantes, “coisas” essas que os tornam felizes, sejam por um simples momento. Podem ser chamados de caprichos ou até necessidades, mas isso vai de cada um, da situação em que se encontram.

Temos a nossa frente o inesperado, o inevitável. Não se pode travar uma briga com o que não podemos ver, o que nos resta é aproveitar enquanto não nos bate a porta. Quem? O destino ou a morte.

A vida é feita de altos e baixos, devemos tirar estes como exemplos, como forma de nos aperfeiçoarmos, de nos sobressairmos diante das nossas dificuldades. Às vezes os nossos erros podem ser a nossa salvação, pois quando erramos passamos por uma série de mudanças e conseguimos a experiência necessária para o próximo obstáculo.

Ela é curta, devemos fazer o máximo de amigos possíveis, pois sem eles somos vazios, inexperientes e com eles nos tornamos fortes, sensíveis. Um dia descobri que não se faz amigos conquista-os. E o que fazer para conquistá-los? Boa pergunta, apenas devemos “deixar rolar” e sermos os mais prestativos possíveis. Pode ter certeza que quando partir não será considerado o que ganhou, mas quem ajudou.

A palavra chave é escutar! É sempre estarmos aptos a novas sugestões. Em alguns momentos temos que saber o que se passa com as pessoas e vermos até onde podemos ajudar. Está ai a dica fundamental para se ajudar as pessoas, saber escutá-las, pois todos precisamos alguma vez desabafar, expressar os nossos sentimentos mais íntimos. O bom humor também é fundamental. Fazer as pessoas sorrirem é um dom, é algo de que se pode ter orgulho, é conseguir tocar lá no fundo da alma, nos sentimentos mais intrínsecos de alguém.

Cansado (a) da rotina? Pois bem a primeira coisa a fazer é relaxar e pensar... Pensar em tudo mesmo, até no que nos levou a pensar, logo após refletir naquilo que persiste e então descobrirá que as coisas não se tornaram rotina, mas que você as tornou assim, por não fazê-las com o devido interesse. Mesmo que seja a coisa mais simples do mundo, como amarrar o cadarço do tênis.

Apesar de tudo é muito bom estar vivo, é muito bom poder abrir os olhos e perceber que o mundo te espera. Apesar de toda essa violência, de toda essa opressão ele ainda é um bom lugar para se viver, para se dar continuidade a história que começamos seja ela de amor ou de ficção.