Neo-Romantismo e Pinturismo 2 [para maiores explicações]

Voltei-me a cá, de novo em maneira intempestiva e rapidissima, como ja devo ter acostumado o amigo leitor.

Claro que logo, logo, vou estar colocando aqui algo de mais concreto e de maior primazia para o deleite de vossa senhoria, mas por enquanto fiquemos com o que temos, já que tenho pressa e garanto um minimo de rapidez ao menos!

Neo-Romantismo [Que trem é esse?!]

Como foi dito no outro ensaio de maneira mais abrupta, o "neo", no ponto de vista deste que vos escreve por suposto, ja que ainda não existe um

manifesto formal do movimento, é tudo que apresenta caracteristicas notadamente romanticas feitas, escritas, cantadas, vividas e etc, no meio moderno em que vivemos.

Um pessimo exemplo de neo-romantismo, são as telenovelas [de quaisquer emissoras] onde é apresentado ao telespectador, o perfil basico do romantismo, a diferenciação do bem e do mal, da mocinha e do mocinho, da vilã e do vilão.

Chega a ser meio desestimulante dar esse exemplo, mas se anime meu bom amigo, também temos exemplos de verdadeiro primor do neo, como os produções cinematograficas, tais como o "Moulin Rouge", "Titanic", "Menina de Ouro", em verdade a maior parte dos filmes são mesmo "neo", quem não se lembra de "Batman Begins", um bom exemplo de filme tirado dos quadrinhos no molde neo-romantico.

Saindo do meio visual, vamos para o meio menos vizado e pouco aprazivel para a pessoa comum, vamos aos livros!

Em verdade a maior parte dos livros dos USA, são Neo, temos ai Senhor dos Aneis, A Cadeira Vazia [esse pouco conhecido], provavelmente Harry potter é neo, ou seja, meio que invadimos até o mundo da escrita!

Saindo disso, vamos para a musica, temos em nosso pais, os EMOs [infelizmente....], os Goticos [é, eu sei...], a musica sertaneja, varias mpb, como a maioria das musicas de Djavan, algumas de Ivan Lins, e por ai vai.

Tem também os estilos de vida, e bem, chega!

Por enquanto fiquemos com algumas dessas importantes constatações, sobre o Neo-Romantismo, abaixo nós vemos um pouco do que é o Pinturismo.

O Pinturismo [movimento poético minha gente!]

O Pinturismo, é um novo estilo de poesia, ainda em profundo começo, são poucos aqueles que o criam [acho que eu devo ser o unico...]

onde se procura não dizer alguma coisa, mais sim fazer com que o leitor perceba e veja a poesia ao seu modo.

É como numa pintura, [daí o nome], onde o pintor não diz o que se quer, mas sim mostra a imagem fazendo com que o espectador tenha a sua própria percepção da tela.

Peguemos uma tela de Salvador Dali, como a Persistência da Memoria, onde se tem vários relógios retorcidos em meio a penumbra.

Ou como as telas de Picasso, ou de Tarsila do Amaral, permitindo aquele que ver, ter a sua própria percepção.

Um exemplo de poesia, peguemos um trecho da minha, porque como disse em cima, ainda não constatei nenhum autor que siga estes moldes; se alguém encontrar, por favor, me avise!

Procela

...Augures de salutar tremendo

Homens e seres a adejar

Cães e mulheres a ladrar

Girando e voejando no gritar horrendo...

Autor: Tassio Bruno Ferreira Silva

O Presbitero, Darkest_lost@hotmail.com

link:http://www.recantodasletras.com.br/poesias/565813

Esta aí, vemos os seres girando como numa tempestade, ou seja, não se diz o que é a poesia, mas delimitar ao leitor entendê-la!

Enfim, mais tarde agente continua, espero comentários, objeções, e todo o tipo de dialago entre nós!

Até.

Ensaio sobre Neo-Romantismo e Pinturismo.