O poder da palavra

O poder da palavra

No principio não havia nada. Não existia som, não havia palavra.

Então houve uma grande explosão, libertando o universo do silêncio e da escuridão.

Todo o som, as palavras, as orações, os textos, são fundamentados e têm sua origem no silêncio. Silêncio que antes de tudo, não é ausência de som; mas, pode ser a plenitude do som. No silêncio fecundo crescem e se desenvolvem idéias e pensamentos, memórias e sentimentos...

O poder da palavra é tão necessário ao nosso desenvolvimento, que a partir da mais tenra idade ele começa a nos alimentar. Alimenta nossa carência de atenção e nosso estomago, nossa razão e nosso âmago...

Das palavras carinhosas das mães, às broncas ásperas dos pais, tudo vai nos formando e dando forma ao nosso ser. Entretanto, não somos só nós que nos desenvolvemos pela palavra. Como uma semente, ela vai se desenvolvendo e crescendo em nós e através de nós. Por isso a perseverança na humildade é primordial para sermos terra boa, assim a semente da palavra conservar-se-á e produzirá frutos em nossos corações.

A palavra é misteriosa: ora é luz, ora é sombra; às vezes somos exaltados por ela, outras vezes humilhados. Às vezes gera e move a vida, outras vezes promove a morte. Muitas vezes tentamos dominá-la, outras vezes somos dominados por ela.

O mais importante, respeitando a época e a cultura em que estamos inseridos, é que toda palavra e ideologia boa se traduzam em atitudes, para conosco e para com o nosso próximo.