O BOLETRAS é muito mais do que um simples jornal. É um espaço onde a criatividade e a dinâmica se encontram para eternizar a rica história literária da Academia Fluminense de Letras, em nossa cidade e no Estado do Rio de Janeiro.
Com uma linguagem acessível e um design moderno, o boletim traz à tona a produção intelectual dos membros da Academia, além de abordar temas relevantes para a cultura e a sociedade.
O interessante é o seu conteúdo variado, que se amplia da poesia à crítica literária, passando por ensaios e entrevistas. Sim, o periódico oferece um banquete para todos os paladares literários.
Com a linguagem envolvente, os textos são escritos de forma clara e concisa, convidando o leitor a uma jornada pela rica história da Academia e da literatura fluminense.
O design sempre é inovado, a publicação se destaca pela sua estética moderna e visualmente atraente, com ilustrações e fotografias que complementam os textos.
Mensalmente, o Boletras é divulgado em todos os grupos de WhatsApps e também disponível online, permitindo que você acesse os conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar.
DESTAQUES DA ÚLTIMA EDIÇÃO:
“TEMPO DE TRAVESSIA” editorial escrito pela presidente Márcia Pessanha é especial e muito vivo, isto é, cheio de luz. Muito relevante, também o contexto em que foi escrita a obra, nos entusiasmando a percepção da esperança. A esperança como força motriz para o Ano vindouro é um sentimento poderoso, que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo diante de desafios. A "luz das celebrações natalinas" é uma metáfora rica. Como a autora se conecta com a esperança e a ideia de renovação.
ACADÊMICO NAGIB SLAIBI FILHO INTELECTUAL DO ANO 2024
No dia 11 de dezembro o Acadêmico Nagib Slaibi Filho, desembargador do Tribunal de Justiça/RJ, recebeu o título de Intelectual do Ano 2024 e a Comenda IFEC de Cultura em solenidade realizada no Palácio da Justiça de Niterói.
RECONHECIMENTO À PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA
Durante encontro de confraternização realizado no dia 7 de dezembro, a Presidente da AFL Márcia Pessanha recebeu Certificado de Reconhecimento e Aplauso por seu trabalho voluntário como vice-presidente do Conselho Deliberativo da Imperial Associação da Irmandade de São Vicente de Paulo, de Niterói.
MARCELO CAETANO AGRACIADO COM MEDALHA FRÉDÉRIC CHOPIN
No dia 3 de dezembro o Acadêmico Marcelo Caetano recebeu a Medalha Frédéric Chopin, da Escola Nacional de Música da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ, em reconhecimento pela sua brilhante carreira musical. Durante a cerimônia, o Acadêmico se apresentou ao piano no Salão Leopoldo Miguez com acompanhamento da Orquestra de Câmara da Rocinha, composta por jovens carentes daquela comunidade e muitos outros artigos.
A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS
A AFL é uma instituição de grande importância para a cultura do estado do Rio de Janeiro. A Academia Fluminense de Letras foi fundada em 22 de julho de 1917 por intelectuais idealistas empenhados numa renascença fluminense, para deixar marcada a participação de valores nascidos no Estado do Rio de Janeiro para formação cívica e sociocultural na nacionalidade brasileira.
Tem como objetivo promover a cultura, as ciências sociais e as artes, além de valorizar o idioma e as letras nacionais.
Leia o Boletras e tenha acesso a um mundo de conhecimento e cultura. Acompanhe as novidades da Academia Fluminense de Letras e descubra novos talentos da literatura brasileira.
********************************
TEMPO DE TRAVESSIA
Dezembro se despede mais uma vez, deixando reflexos luminosos das celebrações natalinas. O Natal vivido e festejado em família sempre nos fortalece e reconforta, celebrando o nascimento do Menino Jesus, quando uma estrela de esperança brilha em nossos corações.
Assim, dezembro se vai, abrindo passagem para um novo mês, novo ano. É tempo de renascer, mas antes precisamos agradecer o tempo vivido com seus desafios, mas também com vitórias, conquistas, sonhos realizados. O passado é a raiz, o alicerce de nossa trajetória existencial, daí a importância do vínculo passado/presente, com os olhos voltados para o futuro que cintila no horizonte próximo.
Que 2025 chegue com novas histórias, projetos de bem viver e sobretudo que a paz reine entre os homens. E que em cada manhã exista a bênção de um recomeço. Viver é uma dádiva divina.
E já sentindo o alvorecer do novo ano no calendário, citamos alguns versos de Carlos Drummond de Andrade em sua Receita de Ano Novo:
“Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.”
Prezados Acadêmicos, que neste tempo de festiva travessia 2024/2025, nossas mãos se unam em prece, e nossas vozes sejam uníssonas e mais fortes que os fogos de artifícios, clamando pela paz no mundo. E que a AFL continue mantendo acesa a chama da esperança e da preservação de seus valores. Parabéns aos confrades que contribuíram com suas atividades, projetos, etc. para o engrandecimento de nossa Academia, sempre “Per Astra”.
Com meus agradecimentos pelo fraternal convívio, desejo-lhes Boas Festas e um Ano Novo pleno de realizações e de bênçãos.
Márcia Pessanha, Presidente da AFL
BOLETRAS – Boletim da Academia Fluminense de Letras, edição 38, dezembro de 2024, presidente Márcia Pessanha.
Postagem do Focus Portal Cultural
Alberto Araújo - editor
AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO SOBRE POSTAGEM NO BOLETRAS, EDIÇÃO 38.
Parabenizo o belíssimo Boletras, edição 38, mês de dezembro. Na oportunidade gostaria de manifestar minha mais profunda gratidão à presidente e coordenadora Marcia Pessanha pelo registro de momentos incríveis, em relevância a publicação das fotos, onde tive a honra de estar ladeados de amigos. As fotos estão destacadas nas páginas 4, durante a Confraternização de Final de ano das Academias e na página 5, durante o evento Natal dos Poetas, onde fiz uma singela homenagem ao eminente jornalista Erthal Rocha. OBRIGADO, pelo carinho e afeto. Alberto Araújo.
Continue lendo... https://focusportalcultural.blogspot.com/2025/01/boletras-voz-vibrante-da-academia.html