SOLSTÍCIO DE VERÃO

A palavra solstício é de origem latina “sistere” que significa “parar” ou “ficar imóvel” e se refere a um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano, e pode ocorrer por volta do dia 21 de junho e 21 dezembro de cada ano.

Este fenômeno está associado ao eixo de rotação da terra, pois na sua ocorrência ele se inclina 23º50 em relação a si mesmo, dessa forma, quando a parte Sul da Terra se inclina em direção ao sol, a parte Norte se afasta marcando o início do verão no hemisfério Sul e do inverno no hemisfério Norte e vice-versa.

Durante o solstício, a luz solar incide perpendicularmente nos trópicos de Capricórnio (solstício no sul) ou de Câncer (solstício no norte) que se encontram na latitude 23º 26´10” S e N enquanto nos círculos polares Árticos e Antártico, durante o Solstício ocorre um dia de 24 horas de luz ou escuridão conforme o solstício naquele lugar.

Os solstícios eram celebrados por inúmeros povos na antiguidade, pois estavam ligados a agricultura, como colheita (verão) e preparação e descanso da terra (inverno), e em vista disso, à sobrevivência. Isso fazia uma conexão com o divino, pois em muitas culturas os astros e principalmente o sol eram venerados.

Além disso, os solstícios serviam como referências para criação de calendários e nossa situação no universo, trazendo pensamentos vinculados a mitologia, espiritualidade, fertilidade, com rituais diversos pois, marcavam um momento de equilíbrio cósmico e de transformação.

Em 2024 o Solstício de Verão no hemisfério Sul será no dia 21 de dezembro, às 6:20h o que nos remete a um momento especial para reflexão, indo além de conceitos puramente astronômicos, pois nos conecta aos princípios do equilíbrio e da harmonia, em que a luz do sol, mais incidente, nos convida a refletir sobre a iluminação cósmica, a luz que tanto buscamos em nossa senda. O simbolismo da luz mais concentrada no nosso hemisfério, nos inspira a fazer o melhor, esperar o melhor e servir melhor. Que assim seja! Paz Profunda!

Carlos Leonardo F. Gomes F.R.C