Por que escritores russos tinham olhares assustadores?

A princípio a pergunta do título refere-se aos de antigamente, claro! Entretanto... vamos aos cantos.

Pode ser que na hora em que foram fotografados estavam passando por momentos tenebrosos tanto pessoal quanto... digamos... governamental. Se bem que na Rússia tudo foi sempre tenebroso nas últimas (e penúltimas) décadas. Na verdade não se sabe se o semblante feio (olhos arregalados e barbudos) era impondo medo ou ‘denunciando’ o medo.

Dê uma espiada nas fotos de Soljenitsen (1918-2008); D.S. Mirsky (1890-1 939); Gorki (1868-1936); L. Andreiv (1971-1919; S. Iessienin (1895-1925); L. Tolstoi (1828-1910); F. Dostoiévski (1821-1881). Entendeu? Independentemente de não serem ‘bonitos’ tinham milhões de leitores.

Atualmente o que se vê na Rússia é o de sempre. Sobre escritores não se têm notícias de alguém se destacando. Nem fotos.

Vamos dar uma guinada no mapa e analisar fotos de escritores americanos. Lindos! Egoístas e aparentando riqueza e inteligência acima da mídia, ops! da ‘média’. E escrevem o que mulher gosta de ler. E vendem!

Dando uma passadinha rápida pelo Reino Unido vamos nos ater a uma personalidade. Virginia Wolf (1882-1941) adorada de montão. Entretanto uma foto sua revela pouca beleza e aí entram os analistas: - Ela está triste por ser feia ou feia por ser triste?

E no Brasil? Devagar com o andor... - Uma foto de Lima Barreto (1881-1922) o classifica como um cidadão sério (doente), mas não feio. Seu colega (?) Machado de Assis (1882-1941), feio, mas sadio.

E para encerrar uma rapidíssima passagem no Recanto das Letras. Se o (a) escritor (a) mostrar a foto e ser bonito (a), terá dezenas de leituras e comentários. Sobre o que escreve é outra história.

Explicações para essa ‘viajada?’ - Medo do Putin.