Introdução do Livro "Curso de Perícia Contábil - Conceitos e Prática"

INTRODUÇÃO

Olá!

Se está lendo esta introdução é porque se interessa por PERÍCIA!

Pois bem, o presente livro é, na verdade, um CURSO DE PERÍCIA CONTÁBIL.

Sim! Porque há diversos tipos de Perícia: Médica, de Engenharia, Criminal, Balística, Grafotécnica, enfim, um sem-número de campos do conhecimento humano aceitam e, às vezes, até, exigem, a perícia.

Neste diapasão, para restar afinado com a questão, você precisa ser Contador, Técnico em Contabilidade, ter cursado ou estar cursando Ciências Contábeis, para poder, realmente, aproveitar o presente trabalho. Do contrário, recomenda-se que nem se atreva a iniciar este Curso! É requisito básico, a formação Contábil.

No tocante à Contabilidade, são os Órgãos reguladores da Profissão, o Sistema Contábil (CFC – Conselho Federal de Contabilidade e os CRCs – Conselhos Regionais de Contabilidade) que regulam as Normas a serem aplicadas na Perícia Contábil.

O presente trabalho tem o cunho de levar você a se tornar um Perito. Porém, não é suficiente apenas ler o livro e praticar alguns exercícios que são apresentados na obra. É preciso que você esteja determinado a aprender o ofício da Perícia, respeitar as regras e a Deontologia aplicada à matéria e, também, exercitar.

Imediatamente após a leitura completa deste exemplar, você deve consultar outras obras e fazer comparações entre as ideias dos diversos autores. Além disto, deve, também, dedicar-se com imersão, à leitura das duas NBC (Normas Brasileiras de Contabilidade) relativas à Perícia e ao Perito, respectivamente, NBC TP 01 e NBC PP 01, as quais encontram-se reproduzidas ao final do livro, mas, que podem ser acessadas pelo Portal do CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

Como você verá, este trabalho é apresentado em linguagem dialógica. Isto significa que o Autor (que sou eu!) parece estar conversando com você, para facilitar o aprendizado, como se você estivesse em uma sala de aula. O que você acha disto?

A Perícia Contábil exige o domínio de cálculos, especialmente cálculos financeiros. Por isto, dominar o Excel, ou as operações com a Calculadora HP-12C, é de suma importância e você poderá encontrar através da Internet muitos cursos (alguns gratuitos) sobre cálculos financeiros e contábeis. Porém, é recomendável que faça um Curso Complementar sobre cálculos, especialmente sobre a Calculadora HP-12C (indicamos o nosso Curso, pela Plataforma Hotmart). Às vezes, os cursos gratuitos ajudam, mas, são superficiais. Então, se você quer ser um Profissional da Perícia, especialmente a Contábil, não pode se eternizar na superficialidade. Por isto, investir em um Curso é primordial.

Como você constatará, este Livro é composto por Quatro Capítulos:

Capítulo 1: Importância e fundamentos da Perícia Contábil: Funções do Perito, Tipos de Perícia;

Capítulo 2: Planejamento da Perícia;

Capítulo 3: Procedimentos para obtenção da Prova Pericial; e

Capítulo 4: Elaboração do Laudo Pericial.

Cada Capítulo está estruturado de forma que você possa entender o que vai estudar (objetivos da aprendizagem). Ou seja, não se trata de uma simples leitura sobre perícia contábil, mas, de um Plano de Estudo. O Plano de Estudo de cada Capítulo encontra-se dividido em Tópicos, que recebem um título coerente com o aprendizado a ser adquirido com o estudo proposto. Em nosso Curso on line, que será lançado em breve, esses tópicos serão denominados Módulos, que serão divididos em “aulas”.

O Capítulo também contempla uma introdução particular, para que se avalie o que está por vir. Funciona como um convite para que você se anime a desfrutar do conhecimento que se encontra disponibilizado no Curso de Perícia Contábil.

Em cada tópico você poderá encontrar algumas seções especiais, denominadas #SAIBA MAIS#, #NA WEB#, #ATENÇÃO!#, #REFLITA#, #FATOS E DADOS#, #RECAPITULANDO# e #ATIVIDADES DE ESTUDOS#.

Cada uma dessas seções tem a sua importância e peculiaridade. Por exemplo, a seção SAIBA MAIS é destinada a levar você a um conhecimento adicional, que nem seria necessário ao Curso de Perícia Contábil, mas, que, adequa-se ao conhecimento que você está prestes a catalogar como experiência profissional em seu currículo.

NA WEB é uma seção que leva você a uma página ou a um assunto que pode ser encontrado na Internet. Isto fará com que você se habitue a pesquisar determinados assuntos relacionados com a Perícia, não apenas na “rede de pesquisa” comum, mas, naquelas mais específicas, direcionadas à Perícia Contábil.

ATENÇÃO! é uma seção que pode estar relacionada a aspectos mais técnicos da Perícia Contábil, principalmente, os aspectos deontológicos, que direcionam o Perito a um comportamento ético, necessário ao exercício da profissão.

REFLITA. Esta é uma seção que traz, normalmente, um alerta! Podemos dizer, também, que se encaixa perfeitamente na amplitude dos aspectos deontológicos. Essa seção é destinada a chamar a atenção do leitor (aluno e futuro profissional da Perícia Contábil) para algo que, às vezes, não é pensado normalmente, ou é esquecido no bojo do estudo da Perícia, mas, se faz necessário refletir sobre o aspecto apontado. Daí, a necessidade de se apontar a reflexão.

FATOS E DADOS são seções que trazem curiosidades importantes, contemplando “fatos” reais que levam a uma análise sobre a importância da Perícia Contábil. Você verá, por exemplo, algumas informações sobre notícias que foram divulgadas pela imprensa tratando de “fraudes”, “rombos” financeiros e atuações ilegais de contabilistas, tanto no Brasil, como no exterior.

Quando chegar à seção RECAPITULANDO, observe se o que vai ser apontado já é de total domínio do seu conhecimento. Se, eventualmente, reparar que não tem domínio do que foi apontado nesta seção, é recomendado que você volte ao início do Capítulo, ou do Tópico, para que possa congratular-se com o conhecimento do assunto apontado nessa seção. Ou seja, a seção é como um passaporte para você continuar o Curso. Mas, lembre-se, você mesmo é o seu mentor durante o Curso realizado através do Livro. É o seu nível de exigência, com você mesmo, que o levará ao sucesso profissional que deseja almejar em sua carreira.

Para isto, inclusive, é que existe a seção ATIVIDADES DE ESTUDO. Nesta seção, você colocará em Prática tudo que apendeu no Tópico ou no Capítulo, pois, há um questionário com perguntas objetivas para que você possa aferir o conhecimento que adquiriu. As respostas de cada questão encontram-se no final do Livro, no Apêndice correspectivo. Portanto, o que recomendo é que você não veja a resposta antes de responder à questão. Mas, obviamente, após a resposta, confira, para saber se entendeu direitinho o que estudou. Porém, caso você encontre alguma resposta com a qual não concorde, você terá como encaminhar sua “reclamação” ou observação ao Autor (Professor), através do e-mail que se encontra na página de créditos do livro.

Observe, finalmente, que, ao final de cada Capítulo, você encontrará as considerações finais sobre a matéria estudada, além de um MAPA CONCEITUAL, cujo objetivo é fazer com que você se habitue a situar o aprendizado adquirido de forma sistêmica, isto é, não apenas vislumbrando decifrar palavras e ações, mas, estabelecendo o estudo realizado como um SISTEMA GLOBAL de conhecimento de um Campo de estudo do Conhecimento Humano. Isto é denominado epistemologia, que significa, de maneira bem popular, não apenas ler, mas, ler, estudar, compreender e ter condições de aplicar o conhecimento adquirido. Este é o famoso método LECA.

Para terminar esta introdução, saliento que é preciso que você entenda que nosso objetivo, como Autores, é de proporcionar a você, como aluno, um estudo agradável. Por isto, ao final do Capítulo, sempre que possível, você encontrará uma indicação de um FILME ou NOTÍCIA relacionada com o estudo realizado, além, claro de indicação de material complementar, pois, para falar a verdade, se você pretende ser um bom Perito Contábil, atente para este fato: VOCÊ nunca mais vai parar de estudar!

E quero te fazer um convite como Autor. Vamos dar as mãos nessa jornada profissional. Nunca se sinta sozinho. Qualquer dúvida, qualquer questão encontrada, que, na sua avaliação, possa ser considerada complexa, encaminhe por e-mail e, nós, juntos, faremos uma análise profunda do fato para construirmos o conhecimento necessário ao aprimoramento técnico de um grande Perito Judicial Contábil que é você!

Bom Curso, boa leitura e sucesso pessoal e profissional para você!

Jovi Barboza