Análise da periodologia da literatura angolana à luz da obra de Lígia Cademartori
O presente exercício resulta da tentativa de trazer para os palcos da discussão da literatura angolana a possibilidade de uma nova divisão periódica da literatura angolana, dada a dificuldade com se deparam muitos estudantes quando buscam situar/enquadrar determinados autores e suas obras em determinadas “escolas”, “períodos” literários tendo em conta a orientação estética que cada um deles apresenta.
O que é o estilo da época ?
O estilo da época é o conjunto de normas que caracterizam as manifestações culturais de uma determinada época ou momento histórico.
“Todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que orienta e caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o que se chama de estilo da época. Ou seja, o estilo de época que caracteriza a produção cultural”
Lígia(p.5)
Em literatura, entende-se por ESTILO DA ÉPOCA o conjunto de normas que regulam toda a produção artística de um determinado momento histórico; é em torno desse estilo ou conjunto de características estéticas que se devem circunscrever toda produção literária.
Estilos e gostos
O estilo está diretamente associado ao gosto e vice-versa. O gosto de uma determinada pessoa ou grupo social é orientado pelo estilo vigente nesse momento histórico.
É possível num mesmo momento histórico convergirem diferentes estilos e consequentemente diferentes gostos sujeitos a diferentes normas e juízos de valor.
A classe social, a profissão, a idade, o sexo, o gênero são factores que influenciam na afeição ou gosto de um determinado grupo por um determinado estilo ou orientação estética.
Contudo,a tensão de vários estilos ou orientações estéticas, de diferentes grupos sociais num mesmo momento histórico fará com que um deles seja preponderante sobre o outro. O estilo da classe que sobrepõe-se às outras classes acaba sendo considerado o estilo da época.
Parece-me haver um problema no que concerne à periodologia da literatura angolana, pelas seguintes razões:
1-A periodização da literatura angolana é feita tendo por base os diversos momentos históricos da história do país à custa da inobservância dos critérios estéticos capazes de definir os estilos de cada época .
Parece-me ter havido uma periodoglogia baseada meramente em uma divisão cronológica e política dos eventos históricos em Angola. Esse aspecto torna inviável um estudo das peculiaridades estéticas no produto literário angolano.
2- A meu ver, apesar da similitude existente entre os diversos autores angolanos que partilharam o mesmo momento histórico para dar a conhecer o seu poder empunhando a pena, existem grandes diferenças estéticas entre si capazes mesmo regerar uma divisão histórica que ultrapassa a atual.
É de todo necessário que se volte a olhar para a questão da periodologia da literatura angolana sem que se afaste da história, mas que os critérios que possam ditar tal periodização sejam fundados essencialmente nas normas estéticas vigentes em cada momento histórico, sem que se tente fazer uma substituição do “velho” pelo “novo”, visto que os estilos dialogam entre si e tem continuidade uns nos outros.