Dia Mundial da Literatura
Em 1966, Shmuel Yosef Agnon (nascido na Áustria e residente em Israel) e Nelly Sachs (nascida na Alemanha e residente na Suécia) receberam o Prêmio Nobel, de Literatura. Afinal,quem são? Sobre o que escreveram? Quais idéias defendiam?
Eu nasci em 1966, e faço vários ensaios literários, na tentativa de conseguir uma comunicação com o público. Muito menina, mas capaz de aquecer a alma com Cecília Meireles, lembro do poema Ou isto ou Aquilo... E precisando decidir entre isso ou aquilo, a vida foi me educando nos bancos das igrejas, das escolas, das associações. Eu tinha um encontro marcado com a Educação, ela me convidava todos os dias, eu brincava de ser professora, minha tia Belinha era, minha mãe Martinha era, e eu, uma menina, além de querer ser bailarina, brincava de dar aula. E levava a sério. Redação era meu foco. Amava organizar idéias , as minhas e as dos outros.
Aquela capa com o título Ou isto ou aquilo, não esqueço, vivia nas mãos da minha mãe, sempre deu aula usando os poemas daquela que seria pra sempre, minha escritora preferida. As lembranças circulam e me prendem apenas na escrita no quadro e as crianças declamando com entusiasmo: A Casa da avó... As três Marias...
Ainda bem que o tempo passa, mas deixa com cada um a escolha de ser Ou isto ou aquilo. Não me tornei bailarina, mas ainda tento ser escritora.