REFLEXÃO SOBRE A INSANIDADE! (III PARTES)
“Do verdadeiro deficiente visual poderá fazer nada a respeito para sequer o orientar!”
Vez ou outra na vida dos seres humanos, há um momento grave para reconsiderar certas posições!
Há momento sim de introspecção, que faz-se necessário mudar de direção, ainda porque persistir no mesmo caminho e defender uma determinada posição política, por exemplo, beira o irracional, se aproxima de insanidade!(1) Loucura mesmo, falta de reflexão e direção!
O Brasil, como alguns tem podido observar, atravessa uma grave crise institucional, onde os Poderes, coordenados por seres humanos, controversos e inseguros, tendem a deixar graves sequelas para que mesmo num futuro não muito distante, “frutos muito desagradáveis, diria, azedo até”, sejam colhidos!
Por um período muito longo de tempo, defendi e propaguei as ideias políticas de um determinado partido. Cheguei, inclusive, quando a prática ainda era permitida, fazer a chamada “boca de urna”, em prol do tal partido, em defesa desse ou aquele candidato que lutavam por uma candidatura!
Com a chegada daqueles candidatos ao poder, todos aqueles idealismos defendidos tão entusiasticamente, ficaram ao longo do caminho!
Uns diria sim, que “foram com muita sede ao pote!” Realizando com atos práticos, tudo aquilo que outrora defendiam em teoria!
Acreditei como alguns o acreditam (na verdade, não queria enxergar a realidade), que era um momento passageiro e assim, que determinados governantes, se consolidassem no poder, tudo aquilo que um dia em praças públicas, ruas, vielas, comunidades, “cortiços”, etc., fora defendido, o seria novamente com entusiasmo!
Ocorre que nada disso aconteceu!
A um candidato do mesmo partido, sucedeu outro... Quer dizer: outra, entretanto, no entanto, os índices de corrupção e denúncias contrariaram tudo aquilo que eu aprendera que deveria ser o certo e as minhas dúvidas finalmente se dissiparam (infelizmente, não pelo lado bom, mas, pelo lado mal da coisa toda), quando após julgamento em três Instâncias dos Poderes, o ex-presidente (nessa ocasião, não se faz necessário citar nome, uma vez que essa não é uma peça política, apenas, reflexiva), por quase TRES ANOS, permaneceu encarcerado, enquanto que sua sucessora, padecia e o sofria “seu” IMPEACHMENT, este, segundo os fanáticos que ainda persistem e persistiam , um “golpe”, político. Falácia é o que é, fora afastada por seus pares que não tinham nenhum motivo para coloca-la à margem e condenar uma inocente se de verdade fosse...
Com o passar dos anos e finalmente, esta criatura que subscreve, tendo caído finalmente na real e tendo desistido completamente de apoiar esse ou aquele partido, essa ou aquela orientação política, veio ter no poder, um sujeito, que se auto intitulara e depois se consolidara com a alcunha de “mito!”
Quando deram por si, os brasileiros, isso após anos de “batalhas” nas redes sociais, discussões, acusações, etc., para posteriores culminarem em processos, desvios de verbas públicas, apropriação de jóias, etc., e pasme-se: “ATÉ TRÁFICO DE ENTORPECENTE” ocorreu (comprovadamente documentado) nesse contra rápido para ninguém!
Ainda assim, passados anos, muitos e muitos processos sendo concluídos, para quem sabe levar a comprovação dos atos criminosos do “mito”, vez ou outra leio nessa rede social chamada Face Book, alguns defensores daquele ser, completamente entusiasmados, como se não houvesse acontecido absolutamente nada, como se estivéssemos no “melhor dos mundo” e ainda continuam defendendo a mesma teoria do princípio, quando o ex deputado Federal, que não tivera um único projeto aprovado, em mais de 5 Mandatos, gritava quando de sua campanha: “ME CHAMA DE CORRUPTO, P.!” Então, sendo assim, se tanto ele insistia e propalava ser exemplo de honestidade, atendido a pedidos eu o faço: “CORRUPTO! ÉS, FOI E SEMPRE O SERÁS! E pronto... simples assim!
Nessa atual política, na anterior e na outra, NÃO HÁ E NUNCA HOUVE INOCENTES, estão todos comprometidos...
Ademais é preciso levar em consideração a posição do atual presidente, o qual, mesmo sendo preso, resolveu disputar novamente e de novo sentar lá naquela cadeira!
O “negócio” parece ser bom demais, para que seres assim, não desistirem de maneira nenhuma de voltar lá!
Imagine o sujeito, viver por mais de dois anos, tá certo que não era uma prisão ao estilo, mas, era uma certa prisão, isolado, (relativamente) e após esse período ter inspiração o suficiente , para se candidatar... Isso quer dizer o seguinte, de duas uma: OU É PRISIONEIRO PROFISSIONAL QUE ESTÁ PLENAMENTE ACOSTUMADO COM O CÁRCERE E QUE UM, DOIS, TRES ANOS A MAIS, NÃO FAZ A MÍNIMA DIFERENÇA OU DECIDIDAMENTE RESOLVEU VOLTAR, PARA FAZER ALGUMA COISA CERTA NO PODER, TENDO FEITO MUITAS COISAS ERRADAS DANTES!”
Porém, essa última possibilidade eu não creio...
Eu creio sim, que o poder, a honra, a fama, a fortuna, etc., faz essas criaturas que vivem à margem da vida, à parte da sociedade e numa vida confortavelmente comprovada e desdenhando que devem prestar contas a algo ou a algum poder MAIOR QUE ELES PRÓPRIOS, não tem o mínimo pudor em sempre tentar estar de volta, simplesmente para usufruir as benesses, que no Brasil, a política proporciona e jamais iria querer para mim ou para algum dos meios amigos, para NÃO SE CORROMPEREM, PARA NÃO ADQUIRIREM UM CARMA MUITO MAIOR DO QUE JÁ TRAZEM CONSIGO...
Então o que se fazer ou melhor como orientar um indivíduo e mesmo vários indivíduos, que acreditam que aquele ser que tanto fez mal ao Brasil e a sociedade um dia ainda vai voltar , simplesmente por ter sido o melhor dos homens! O que fazer nesse caso?!
Ignorar completamente e fazer de conta que eles tem razão. Afinal de contas, seres regidos por insanidade, não devem ser contrariados, não devem se sentir preteridos ou desprezados... não suportariam... gritam em entram em crise!
===================================================================
(1) INSANIDADE: De acordo com o dicionário, insanidade é a qualidade de insano, demência, insensatez ou ato insensato. A palavra insanidade vem do latim insanitas, -atis, que significa loucura. Na psicologia, a insanidade é uma condição da mente humana que se caracteriza por pensamentos anormais ou pela realização de coisas sem sentido. É resultado de algum transtorno mental. A sanidade é a qualidade do estado de saúde de um ser vivo, enquanto a insanidade é a falta dessa qualidade.
Alguns sinônimos de insanidade são: Demência, Loucura, Maluquice, Doideira, Insânia. (Fonte: Google)
ARTIGO – PARTE II
O FANATISMO (1)(2) É UM “QUADRO” DA INSANIDADE?!(3)
A questão é: o fanatismo está contido da insanidade ou assume por si próprio (da deficiência) sua singular definição? Ou seja, segue individualmente sem se misturar com aquela?! Acho que não consegue “caminhar sozinho”, é sim, o fanatismo, parte intrínseca dessa outra doença (doença sim,) qualificada como insanidade!
Sendo assim, em linhas gerais, pode se afirmar o seguinte: toda e qualquer pessoa que traz consigo algo arraigado do fanatismo, é naturalmente insana, mas, nem toda “figura” (humana) relativamente descompensada orgânica e psiquicamente insana, etc., não pode ser preferencialmente qualificada como fanática! Embora traga consigo, muitos desses traços...
Nunca (infelizmente), a sociedade brasileira esteve tão “abastecida” de tantos fenômenos e comportamentos bizarros, esses sim, automaticamente assumem a condição de insanos e fanáticos concomitantemente, corroborando em termos gerais e de uma certa forma, fugindo de uma espécie de qualificação padrão! Sendo assim, a questão mais grave que se apresenta nesse sentido é também outra: COMO E POR QUE OS PSICÓLOGOS, RAPIDMENTE, NÃO DERAM UM PARECER URGENTE A FIM DE FAZER COM ALGUMAS DESSAS PESSOAS, NÃO ADQUIRIREM EM TODA SUA PLENITUDE UM TOTAL DESEQUILÍBRIO MENTAL?!
Acredito até que alguns dos psicólogos do passado que elaboraram trabalhos extraordinários acerca do comportamento humano, não teriam nenhuma dificuldade para reconhecer, que algumas manifestações de estranhos comportamentos manifestados por alguns desse milhares de pessoas, fugiam naturalmente dos anais da Psicologia simples, adentrando imediatamente ao “terreno” da PSIQUIATRIA, inclusive com a necessidade imediata de prescrição médica para conter certas crises que cresceram conforme essa espécie de fanatismo, dentro do campo da insanidade... crescia sistematicamente!
Durante toda a minha, digamos assim, já não tão curta existência, nunca tinha observado fenômeno parecido ou similar e cheguei a acreditar que meus dias, iriam acabar assim nessa relativa rotina, pelo menos, no âmbito social, político e prático.
Mas, não foi isso que aconteceu...
Vamos deixar uma coisa bem clara (se é que é possível dentro de um tema tão obscuro), existe aquelas pessoas, relativamente fanáticas , dentro de um certo limite e podem sim, serem comparadas e estudadas, como aquelas pessoas dadas ao hábito do “beber socialmente”, que não dão trabalho para ninguém: nem para os seus pares; nem para os seus amigos e inimigos e vão permanecer assim até findarem seus últimos dias na Terra. Muito diferente daquele sujeito (a) que tem certa predisposição para o vício que além de dar trabalho para toda gente, dão muita “despesa” para si próprios, assim, são os viciados... assim, NÃO são os que são fanáticos ao extremo. Torcem por esse time, por esse candidato tranquilamente! Sim, tem uma certa paixão? Claro que sim, evidentemente... Mas, acredite , não vão de maneira nenhuma ouvindo uma espécie de “voz de comando” de alguma espécie de líder, invadir palácios, prédios públicos, escolas, prefeituras, etc., como o fizeram , por exemplo lá nos Estados Unidos, os fanáticos que seguiam cegamente DONALD TRUMP, no dia 22 de janeiro de 2022 e não iriam, como aqui no Brasil também ocorreu, a invasão dos prédios públicos, em Brasília, em 08 de janeiro de 2023.
Mas, ocorre que, esses acontecimentos foram simplesmente, o “ápice” de toda uma gama de fanatismo generalizado, apoiado muito de perto, por uma insanidade exacerbada, que conduziu pobres criaturas a obedecerem cegamento seu líder, no caso, aqui no Brasil, esse também tem nome e todo mundo sabe, e após isso , muitos foram presos, condenados, estão amargando penas de mais de 15 anos, ainda assim, os remanescentes, parecem que ainda não aprenderam com toda essa repercussão e continuam agindo da mesma forma e continuam atuando da mesma maneira e é justamente aí que parece o mistério, objeto em reflexão por essas linhas de dissertação!
Para chegar a esses fatídicos acontecimentos, houveram muitas amostras de que tudo aquilo culminaria no desfecho de algum ato verdadeiramente insano, como de fato se consumou!
Havia um cidadão brasileiro, porém, residente nos Estados Unidos, que conseguia manter essa espécie de “núcleo duro” do fanatismo, sempre abastecidos de sus informações, ou seja, de FAKE NEWS. Me refiro ao famigerado e falecido OLAVO DE CARVALHO. Este, seguido pelo séquito, chamado, seguidores do ex presidente!
Depois, veio a tresloucada e completamente absurda, totalmente destituída de fundamentação , a chamada Teoria da Terra Plana, logicamente, efeito já aí desse crescente fanatismo e que uma criança de 12 anos de idade, já negaria tudo isso, como aconteceu comigo , justamente quando tinha essa idade e a inconsciente, teoria terraplanista, já atingia um jovem colega, pouco dado ao raciocínio abstrato. Certa feita, do nada, ele chegou a mim e falou nesses termos: “Fulano, (se referindo a minha nobre pessoa – nobre é sátira) tu sabia que se colocar um barco dentro das águas da praia, no mar , esse barco vai desaparecer porque o mar não tem fim?!”
Mesmo uma criança não resistiria a semelhante argumentação e arguiria, como assim o fiz: “Mas, quem foi que te falou isso?!” E o colega convicto assegurou: “Ninguém, eu sei...”
Estilo: “isso é assim por que sim... e pronto!”
Foi assim, ao término a teoria dos seguidores do ex presidente: “é assim por que sim!” Nem adiantaria lhes dizer: “Esperem um momento! Houve milhares de estudos ao longo dos séculos, provando e comprovando, que assim como boa parte dos Planetas do Universo, possui sim, formado esférico, etc, se algum outro por ai, possui a forma quadrada, ainda não se tem conhecimento! Desde a antiguidade, os cientistas e filósofos já sabiam disso e os senhores ainda ficam defendendo a mesma tese, por que, pelo amor Deus: “Resposta: porque sim e pronto!”
Por fim, o fanatismo, claramente assumiu “ares” de total insanidade, chegando a se “associar” a própria loucura, quando pessoas reunidas em praça pública, se ajoelharam e foram orar para pneus! Pessoas, que creio já não estavam em seu juízo perfeito, foram assegurar que com telefones sobre a cabeça emitindo sinal de luz de suas lanternas, poderiam atrair para a Terra, extraterrestres desocupados, que andavam viajando pelo espaço...
Loucura típicas ou se não típicas, pelo menos podem até ser toleradas na política, mas, isso tudo, transcendeu...
Já tinha visto na política, principalmente acontecimentos bizarros, que no final , após a verificação da espécie de puerilidade do tema, todos saíam rindo e a vida seguia seu curso. Me refiro a um caso específico em que , na época o candidato JOSÉ SERRA, hoje, Senador da República e à época candidato a alguma coisa, que ao ser alvejado por um bolinha de papel molhado, de carca de não mais que alguns centímetros, fez o “maior carnaval”, classificou o incidente, simplesmente como TENTATIVA DE HOMICÍDIO...
Mas, daí a começar a atacar pessoas, destruir instalações públicas, espalhar mentiras aos quatro ventos, somente no intuito de trazer de volta a vida pública, uma criatura já teoricamente qualificada pela Psiquiatria como “anormal” , requer uma atenção muito especial, do contrário, os métodos para combater essa espécie de FANATISMO, INSANIDADE COLETIVA, vão complicar a vida de muita gente!
========================================
(1) FANATISMO: Segundo o dicionário Aurélio, fanático é aquele que segue cegamente uma doutrina ou partido, o termo não está ligado unicamente a doutrinas políticas ou religiosas, pois tudo aquilo que leva o indivíduo ao exagero é considerado como forma de fanatismo.
(2) FANATISMO: O fanatismo provoca um enrijecimento de ideias e descarta a flexibilidade", aponta Guimarães. Existem três traços que, combinados, definem a anormalidade do comportamento: intensidade, intolerância e incoerência.
(3) Insanidade é uma condição da mente humana que se caracteriza por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou por ações sem sentido. É resultado de algum transtorno mental.
PARTE III
MEDITAÇÃO E ORAÇÃO... TEM LIMITES!
(ao monge isolado)
Ultimamente, a prática do culto a boa saúde, por alguns segmentos da sociedade, tem feito com que, independentemente da religião, a prática da meditação tem sido algo muito comum de uma forma geral...
Porém, ao longo do tempo e isso praticamente é consenso, senão estudo, que tudo que se faz exageradamente, inclusive, torna-se além de desgastante, prejudicial a saúde e mesmo comprometedor da vida!
Excesso de frequência e treinamento faz muito mal... Prática excessiva de qualquer coisa, mesmo sendo as melhores coisas , uma hora fica pernicioso e prejudicial!
Além do mais há evidentemente, por algumas criaturas, uma espécie de “erro de perspectiva”, tomam tudo “ao pé da letra” e acham que com exagero localizado, podem superar a limitação da rotina!
Como assim? Explico...
Tive um certo conhecido, admirador da prática de corrida ao ar livre, porém, sem disciplina o suficiente para rigorosamente, fazer seus treinos paulatinamente, rotineiramente, etc., às vezes queria de uma só vez, em um só dia, “tirar” toda a ausência de treinos (não realizados) anteriormente de uma só feita. O que (absurdamente) pensava a tal criatura: “bem, se eles (os corredores) treinam uma hora por dia, se eu de uma só vez treinar 05 horas, pronto, supero a todos de uma única oportunidade!”). E fora com esse pensamento , que numa certa ocasião, “deu trabalho” para muita gente, quando “desembestou” por essas “Marginais aí” (de São Paulo, mais precisamente) e foi encontrado horas depois... “quase à beira da falência múltipla de órgãos...” Mas, quiçá, sobreviveu... Aprendeu?! Tenho dúvidas...
Algo parecido com o provável erro de interpretação de conceitos que teve um monge tibetano , com 114 anos de idade, maior parte dos quais, simplesmente passou recluso no interior de uma caverna MEDITANDO E ORANDO!
Não! Não é preciso ler absolutamente nada a respeito, para saber tratar-se de um exagero, porém, toda a população da região, tão ignorantes quanto, o tem a conta de “herói!”
Porém, acredito, que nem no “Manual do melhor dos faquires”, (1) se encontra escrito o indivíduo ser obrigado a tamanho exagero de dedicação e olha que eles (faquires) fazem coisas verdadeiramente absurdas, inclusive, constante em livros, que choca sim, a humanidade comum, devido a tanta obstinação, concentração, dedicação e realização!
Aqueles homens, praticamente, conseguiram de uma certa forma, o domínio da mente sobre o corpo e devido a essa disciplina, realizaram coisas verdadeiramente absurdas e incompreendidas pela humanidade comum...
Li certa feita o relato surpreendentemente de uma prática realizada por um faquir que surpreendera o mundo. Logicamente, não com essa rapidez que se tem hoje, mas, em suas proporções de época!
O sujeito, quer dizer, o faquir, permaneceu enterrado em um caixão a cerca de sete metros de profundidade, em profunda concentração, por um período previamente combinado, ao término do qual, lhe tirariam do tal caixão, em determinada hora, em certa hora do dia e ele praticamente , ressuscitaria. E conforme o combinado com várias pessoas, inclusive com jornalistas que documentaram o ocorrido e POR UM PERÍODO DE (06) SEIS MESES O HOMEM PERMANECEU SOB A TERRA NA MAIS PROFUNDA CONCENTRAÇÃO E DESENTERRADO NA ÉPOCA APRAZADA , SOBREVIVEU E CONTINUOU SUAS AVENTURAS...
Até aí, exagero, verdade! Diria mais: loucura, insanidade, mas, foi um período, digamos assim... um pouco longo demais para se permanecer soterrado, entretanto, de 114 anos, o sujeito permanecer mais de 100 deles numa caverna, meditando e orando... já beira quase a... bestialidade! Porque loucura era mesmo já teria sido ele ter ficado pelo menos um ano no tal local...
Finalmente, exposto as luzes do dia e trazido de volta “a humanidade”, o monge parecia um Extraterrestre, tamanha debilidade estava aquilo que um dia alguém ou talvez ele mesmo chamara de CORPO HUMANO!
A pergunta que não quer calar continua: “A TROCO DO QUE? CONSEGUIU OS OBJETIVOS? E ONDE FOI QUE O MONGE LEU QUE PARA FAZER O BEM AO SEMELHANTE OU A SI MESMO, TERIA QUE PRATICAMENTE, SE ENTERRAR VIVO E PERMANECER A VIDA TODA NUM BURACO?! CREIO QUE NEM MAOMÉ! NEM BUDA! E NEM JESUS CRISTO, ENSINARAM SEMELHANTE PRÁTICA!”
=======================================================================
(1) faquir - substantivo masculino -
1. 1.
asceta que, na Índia, pratica a mendicância e submete-se a uma vida de privações, procurando atingir a perfeição espiritual a partir do controle sobre os sentidos.
2. 2.
indivíduo que publicamente se submete a jejuns rigorosos e a duras provas de sofrimento físico sem dar sinais de sensibilidade.
PARTE IV
FLAGRANTE DA VERDADEIRA LOUCURA!
Continuo sem entender e acho que talvez continue assim, tentando imaginar, por exemplo, de onde que vem ou provém tanto orgulho, tanta prepotência, para fazer algumas pessoas, acreditarem ser melhores, aliás, muito melhores que outros tantos bilhões que existem no mundo...
Tento entender, tento pesquisar, mas, ainda não encontrei uma resposta coerente, que resolva esse enigma!
A única coisa que poderia de alguma forma explicar semelhante comportamento, só mesmo o egoísmo, onde indivíduo (s) pensa (m) somente em si próprios e dessa maneira, o seu direito prevalecendo sobre o direito dos demais, praticamente “cega-o(s)” não o fazendo ver e entender, que o pobre ser humano, não tem absolutamente nada de direito e de fato sobre a Face do Globo terrestre.
Eu sei que as ilusões, elogios, ouro, prata, diamante, etc., faz com que sintam, ser eles os privilegiados da Criação. Ocorre que o que eles não sabem é que essa Força Criadora, dá tanto valor a eles, quanto ao pior dos criminosos (na essência, entenda, não em comportamento), dá tanto valor aquela lesma ali Ó! Tanto quanto ao “maioral” dos anjos e como nenhum ser humano não faz a mínima ideia do que ocorrerá consigo sequer nos próximos minutos, não tem absolutamente nada de absoluto consigo!
Eis que surge, um jovem, de aparência normal!
Entra no recinto e por alguns segundos, um ou dois minutos talvez, se porta e comporta muito tranquilamente...
Em seguida , com certeza, conhecendo uma daquelas pessoas que ali se encontrava , realizou a pergunta mais normal que se poderia fazer a um outro ser humano (normal) nessa concorrida época de votação!
Disse ele a uma pessoa mencionada: “E aí foi votar?!”
O outro: “Não, vou a tarde e você?!” Devolvendo a inquirição a ele!
Ao que, solícito, falou: “Eu já!”
Após esse breve diálogo... FEZ O SINAL DA CRUZ. AJOELHOU-SE NO CHÃO! FALOU ALGUMAS PALAVRAS DESCONEXAS! CORREU PARA CÁ E PARA LÁ UMA OU DUAS VEZES! PAROU, CONVERSANDO CONSIGO PRÓPRIO E DEPOIS FOI EMBORA TOMANDO RUMO IGNORADO. ACOMPANHEI-O COM A VISTA E AINDA PUDE VER ELE CAMINHANDO PELA VIA PÚBLICA, DIALOGANDO CONSIGO MESMO E DESAPARECER ENTRE CARROS E TRANSEUNTES...
Então, isso seria o “flagrante” retrato da loucura em sua mais clara acepção: O INDIVÍDUO AGIR DE MANEIRA O MAIS NATURAL POSSÍVEL! ENTABULAR DIÁLOGO! ARTICULAR FRASES! GESTOS! SALTITAR! CORRER! PULAR! TUDO PERFEITAMENTE DE ACORDO... MAS, DE ACORDO COM SEU UNIVERSO PESSOAL, TOTALMENTE DIFERENTE DO UNIVERSO REAL...
Ocorre que, do nascimento, até pode ser possível o ser humano escapar por intermédio , talvez (violento) de outrem... (Na interrupção abrupta de uma gestação).
Da morte, entretanto, ninguém escapa e isso é certo, no entanto, E DA LOUCURA?! QUEM ESTÁ ISENTO?! QUEM PODE GARANTIR QUE OUTREM OU QUALQUER UM DEVIDO A UMA GRAVE PROBLEMA EMOCIONAL, SEU CARGA MENTAL CHEGUE AO LIMITE E AO INVÉS DE IR TRABALHAR NORMALMENTE, POSSA IR TER NUMA UNIDADE DE TRATAMENTO DA PSIQUE?!
Eu não quero “pagar” para ver...
Mas, esse fora um exemplo trágico e clássico de manifestação da loucura propriamente dita, existem outras manifestações, talvez mais brandas , mas, tanto quanto avassaladoras e destruidoras embora essas pessoas, ainda tenham consigo o verniz da civilização para minorar a avaliação sobre os seus atos, exemplo disso: OS ATOS DE BENJAMIN NETANYAHU ou de VLADMIR PUTIN, etc.,
A não ser que alguém me justifique não ser uma manifestação de desequilíbrio e loucura, “patrocinar” uma guerra, despejar toda espécie de material bélico em cima de população civil , dentre essas, crianças, mutilados (por ataques anteriores) mulheres, velhos, etc., nesse caso, para o progresso pessoal e mesmo espiritual dessas criaturas, seria muito melhor para o mundo em geral, que acordassem (eles, os mantenedores de guerra) amanhã e ao invés de mais uma vez , mandassem destruir habitação e matar pessoas, que tomassem o rumo de algum MANICÔMIO para ver se com uma dose certa, eles controlariam essa tara por explosão e morte!