CERTA VEZ...

Certa vez o grande Carlos Drummond de Andrade disse: "Vinícius de Moraes é o único poeta brasileiro que viveu como poeta"

Vinicius, como o poeta português Fernando Pessoa, foi alcoólatra, se apresentava como poeta e diplomata, vivia em festas com a mulherada, foi compositor e cantor de música popular. Viveu intensamente.

Ray Charles, em uma das suas vindas ao Brasil se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo. Eu ainda muito jovem, fui o espetáculo com uma amiga.

Quando chegamos ao Municipal, logo no hall de entrada, tem a escadaria que conduz o público a parte superior do teatro.

A escada começa com dois pilares, um de cada lado, e para minha surpresa vejo Vinícius de Moraes completamente embriagado segurando em um desses pilares, sozinho.

Provavelmente aguardando algum acompanhante, pois não estava em condições de estar ali sozinho.

Foi um choque vê-lo em público naquelas condições.

Com certeza ele e o Ray Charles, não viram o teatro naquela noite. (rsrsrs)

Drummond, ao contrário, era um mineiro tímido, retraído, foi bancário grande parte da vida, e teve a sua existência a mais convencional possível.

Apesar de casado, não resistiu aos encantos de Lygia, uma bibliotecária bela e culta, e a amou, secretamente, até morrer, em 17 de agosto de 1987, e foi plenamente correspondido, provavelmente sua única grande musa.

Em função da vida que Vinicius levava, quando provavelmente alterado pelo whisky, falou algumas frases que passaram a ter notoriedade popular das quais discordo, uma delas: "As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental".

Acredito que muitas mulheres que não se achavam tão belas, ficaram retraídas ouvindo essas palavras de um poeta tão importante

O que Vinicius não falou, é que a definição de beleza é pessoal, o que pode ser feio no conceito dele, no meu pode ser belo, e mais, a mulher jamais pode ser definida se é bela somente pelos olhos, tem que ser principalmente pelo coração. A beleza feminina tem que ter algo que transcende seu aspecto físico, o amor enfim, é um frenesi almas.

Apesar de Vinicius ser um dos maiores poetas da língua portuguesa, uma pessoa de uma personalidade fascinante, amado pelos seus amigos, chamava todos pelos nomes no diminutivo, daí surgiu seu apelido carinhoso de poetinha.

No meu humilde entender, como todo ser humano, deu suas pisaditas (diminutivo de pisadas) na bola. rsrsrsrs

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 05/10/2024
Código do texto: T8166785
Classificação de conteúdo: seguro