As Faces da Mente Humana
“Todos nós temos três faces: a primeira face é a que você mostra ao mundo; a segunda face é a que você mostra aos seus amigos mais próximos e aos seus familiares; a terceira é a face que você nunca mostra a ninguém , aquela que é o verdadeiro reflexo de quem você realmente é.” (Ditado japonês)
A mente humana é variada de acordo com o modo de pensar do indivíduo, o olhar perceptivo de mundo se diversifica com o sujeito e o que ele pensa sobre o outro é apenas uma parte do sujeito que observa e não a totalidade. Dentro da cabeça das pessoas ao nosso redor existem milhares de versões suas andando pelo o mundo afora cada um seguindo um destino próprio e cada um contendo um traço de personalidade que seria a sua. Pois para cada indivíduo que conhecemos deixamos uma impressão marcado no subconsciente de alguém. Para alguns podemos ser aquela pessoa atenciosa e gentil já para outras uma pessoa arrogante e hostil, para outros um homem sério de poucas palavras e de difícil sorriso, porém para os amigos e família possa ser aquele sujeito divertido e sorridente, para um estranho na rua apenas mais um homem que segue o fluxo da massa e para seu patrão um empregado comprometido e cansado de altas cargas de trabalho aquele que só fala o necessário, porém cumpre as funções. Nós deixamos nossas marcas através do convívio que temos um ou com outro e poucos no nosso ciclo íntimo nos conhece em uma completude absoluta, pois como cada aprendizado, cada dor e cada atribulação nos faz mudar, torna nossa mente diferente a certos conceitos que antes não conhecíamos e assim aquela face que antes estava oculta se revela para aquele que estava dormente em uma mente em evolução. Não podemos querer que só uma versão nossa seja construída no incosciente coletivo dos outros, então mais importante do que você querer transparecer quem não é. É seja mais autêntico com você mesmo, ame a sua verdadeira face, ame até aqueles sentimentos que você quer afastar dos outros, ame aquilo que o lhe envergonha e ame também a sua dor, pois todo esse caldeirão de sentimentos confusos representa você , perdoe as suas fraquezas e valorize as suas virtudes, pois a partir do momento que o amor a si próprio existe, você percebe que as outras pessoas também querem o mesmo que você almeja: uma vida melhor, o amor de uma família e uma vida confortável. Só assim você vai perceber que a compaixão aos outros se torna um desejo a alcançar. Então só íntimo de nosso ser é quem conhece nossa mente e para os outros mantemos as máscaras do convivio social para esconder o nosso verdadeiro reflexo.
Davi Freitas - 26/09/2024